SóProvas


ID
740752
Banca
CEPERJ
Órgão
PROCON-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O modelo clássico de determinação da renda tem como pressuposto:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão seria outra se fosse apenas  "modelo de determinação da renda", então poderia ser  Y = C + G + I + (X-M), o qual tem origem no princípio da demanda efetiva, demanda essa proveniente do consumo (C), gastos governamentais (G), investimentos (I) e balança comercial (X-M, exportações menos importações). 

    Mas a questão fala de modelo "clássico". O modelo clássico é o liberal, dos chamados "economistas do lado da oferta", associado à Lei de Say, que dizia que toda a oferta cria a sua demanda. Em contraposição com a ideia anterior que é baseada na demanda, os liberais enfocam a oferta (que pode ser representada por diversas equações que envolvem variáveis tais como insumos, tecnologia, mão-de-obra, etc.). 

    A única alternativa que se refere ao modelo clássico é a "neutralidade da moeda", as demais referem-se ao modelo da demanda efetiva (keynesiano).

    Se a moeda for neutra (alternativa correta), qualquer melhoria de crescimento econômico (determinação de renda) deve provir do chamado "lado real" (produção = oferta); medidas de política monetária, como as que são usadas pelo enfoque de incentivar a demanda, teriam apenas efeito temporário.

    Da mesma forma, também a política fiscal, na visão liberal/clássica, só redunda em inflação e outros efeitos, mas não em crescimento, ou seja, nessa perspectiva ela não é eficaz.

    A noção de rigidez de preços e salários está mais associada ao curto prazo, não sendo a responsável pela geração de renda.
  • Analisando a questão:


    Os pressupostos do modelo clássico, segundo o Manual de Macroeconomia, são:


    As forças de mercado tendem a equilibrar a economia de pleno emprego, isto é, no ponto em que se igualam a oferta e a procura de mão de obra; corresponde a dizer que há completa flexibilidade de preços; Como o nível de atividade e de emprego está determinado automaticamente pelas forças de mercado, a quantidade de moeda afeta apenas o nível geral de preços. Significa dizer que as variáveis reais, bem como os preços relativos, não são afetadas pela política monetária, hipótese de neutralidade da moeda; A demanda agregada não é um fator determinante no nível de produto; é valida a chamada Lei de Say: a oferta cria sua própria demanda"

    A)    Errado. A demanda agregada não é um fator peremptório na determinação do produto.
    B)    Errado. Exatamente o contrário, o pressuposto do modelo clássico é flexibilidade de preços e salários.
    C)    Errado. O item afirma pressuposto oposto ao da Teoria Clássica, a oferta é que determina a demanda, e não o contrário.
    D)    Correto. Conforme exposto acima.
    E)     Errado. No modelo clássico, a política fiscal é ineficaz.


    Gabarito: Letra “D"