SóProvas


ID
741124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando que a análise microeconômica refere-se ao comportamento individual dos agentes econômicos, julgue os itens a seguir.

Caso um setor estratégico da economia que produz um bem comercializável encontre-se dominado por um produtor monopolista, a abertura internacional desse mercado poderá trazer grandes ganhos de produtividade e, conseqüentemente, maior eficiência alocativa para o conjunto da economia.

Alternativas
Comentários
  • Em economia podemos entender produtividade como oferta? Ao meu ver são coisas distintas. Ao meu ver existe um aumento de oferta.

    Alguem poderia explicar?
  • Existe a pressão concorrencial que força o monopolista a buscar melhores alternativas de produção.
  • Monopolista não precisa ser o mais eficiente possível... a ausência de concorrência e de regulações permite esse luxo. O monopolista também pode produzir a quantidade que ele achar conveniente do produto. 
    Se há uma abertura de mercado, aparecerá concorrentes. Se estes forem mais eficientes e seus produtos forem mais baratos, o monopolista é obrigado a se mexer, caso contrário irá falir. 
    Eu entendi que o monopolista é o único em um mercado nacional, mas não é o único em um mercado internacional.
  • Não entendi.
    Como assim "ganho de produtividade"???

    Trazem um concorrente para um mercado onde eu estava sozinho. Como poderia isso traduzir em ganho de produtividade?

    Quanto à eficiência, tudo bem. Posso até aceitar. Muito embora mercados monopolistas com frequencia exigem investimentos de tal volume, que a presença de um competidor em verdade prejudica a eficiência. Se não me engano, existem 2 ou 3 empresas que fabricam as brocas de perfuração submarina para a Petrobras. Você acha que se entrassem mais 2 empresas no mercado a eficiência melhoraria??? Ok, posso aceitar, tem em vista que no monopolio de verdade o cara trabalha sozinho e empurra o preço que possam engulir.

    Mas quanto à produtividade, não entendi. Alguem pode ajudar?
  • Então Bruno, atenha-se ao PODERÁ.

    Poderá acontecer qualquer coisa do ponto de vista Macroeconômico... Aí vc até pode fazer esses tantos questionamentos!

    Do ponto de vista microeconômico, um monopólio nunca trabalha de forma eficiente.
    Ele sempre está no ramo elástico da curva! Sempre ofertando uma quantidade ineficiente para a população. (abaixo da quantidade de equilíbrio)

    A gente então pode pensar em várias possibilidades que aumentariam a produtividade PARA O CONJUNTO DA ECONOMIA.

    Aqui você não é o monopolista. Você é sociedade. Perdendo eficiencia alocativa.

    Como ganharia produtividade?

    - A simples entrada de mais um produtor poderia levar a uma quantidade ofertada maior a um preço menor!
    - A introdução de tecnologia novas poderia simplesmente reduzir o custo! (lembra da dirigíamos "carroças" antes de abrirmos o mercado?)

    gabarito: Certo
  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Celso Natale - Estratégia

    Basicamente qualquer coisa que torne um mercado monopolista mais competitivo poderá diminuir sua ineficiência.  

    Note que a questão foi bastante conservadora ao utilizar o termo “poderá”. Caso fosse mais restritiva, afirmando que ocorrerá “com certeza” maior eficiência alocativa, a questão estaria errada, já que isso dependerá da relação entre os preços domésticos e internacionais. 

    Mas esse assunto não nos interessa, o importante é você saber que tornar um monopólio mais competitivo é uma forma de aumentar a eficiência do mercado.

    =-=-=

    PRA AJUDAR!

    (2002/CEBRASPE-CESPE/SENADO FEDERAL/Consultor Legislativo - Economia) Nos mercados monopolistas, a receita marginal excede o preço do produto em virtude de a curva de demanda ser negativamente inclinada. (ERRADO)

    R:No mercado monopolista, a receita marginal é inferior ao preço do produto em virtude da curva de demanda (receita média e preço) ser negativamente inclinada. Dessa forma, cada unidade adicional implica em redução do preço. 

    =-=-=

    (2002/CEBRASPE-CESPE/SENADO FEDERAL/Consultor Legislativo - Economia) No setor de transportes públicos de massa, como o metrô, a existência de custos fixos elevados requer que esses custos sejam partilhados entre muitos produtores e, portanto, estimula a competição nesse setor. (ERRADO)

    R: A existência de custos fixos elevados requer que uma única firma opere no setor, caracterizando o monopólio natural. Caso mais empresas operassem, cada uma delas teria de arcar, individualmente, com os elevados custos, e ainda por cima dividindo as receitas. 

    =-=-=

    (2007/FGV/SEFAZ RJ/Auditor Fiscal da Receita Estadual) A diferença entre o preço escolhido e o custo marginal chama-se mark-up. Pode-se afirmar que o mark-up da firma monopolista será tão maior quanto maior for a elasticidade-preço da demanda. (ERRADO)

    R: A mark-up será maior quanto menor for a elasticidade-preço da demanda, ou seja, quando os consumidores são menos sensíveis às mudanças de preço, o monopolista tem maior poder para fixar o preço acima de seu custo marginal.

    Adicionalmente, podemos analista que o mark-up é igual a: 

    • Mark-up = 1 ÷ (1 - (1 ÷ |EPD|)) EPD em módulo

    Dessa forma, quanto menor for o valor de E PD , maior será o mark-up do monopolista e, assim, maior será a diferença entre preço e custo marginal

    =-=-=

    (2006/CEBRASPE-CESPE/TCU/Auditor Federal de Controle Externo) A curva de oferta do monopolista é perfeitamente inelástica. (ERRADO)

    R: A curva de oferta do monopolista não existe