SóProvas


ID
741382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Penal

Julgue os itens a seguir, acerca dos direitos penal e processual penal, bem como da execução penal.

Diferentemente do atentado violento ao pudor, o estupro é um crime inafiançável e insuscetível de anistia ou graça.

Alternativas
Comentários
  • ATENÇÃO: ESSA QUESTÃO É DOCONCURSO DE 2004.

    O ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR, FOI REVOGADO PELA LEI 12.015/09.

    Foi publicada a Lei nº 12.015, que alterou sensivelmente a disciplina dos crimes sexuais no Código Penal, criando novas figuras, modificando outras e, por fim, extinguindo algumas.

    Até então, tínhamos dois crimes bem distintos no CP: estupro e atentado violento ao pudor. O primeiro consistia em “constranger mulher à conjunção carnal, mediante violência ou grave ameaça”, ao passo que no segundo descrevia a conduta de “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a praticar ou permitir que com ele se pratique ato libidinoso diverso da conjunção carnal”.

    No estupro, portanto, a conduta era a prática de conjunção carnal (coito vaginal) e a consequência lógica disso é que somente mulheres poderiam ser vítimas desse delito. No atentado violento ao pudor, ao reverso, previa-se o cometimento de qualquer ato libidinoso que não se enquadrasse na hipótese de conjunção carnal (sexo oral e anal, por exemplo).

    A partir da Lei nº 12.015/2009, as duas descrições típicas foram fundidas na previsão do art. 213, que manteve o nomem iuris de estupro. Eis a nova conduta delituosa: “Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”.

    FONTE:http://mpbertasso.wordpress.com/2009/08/10/a-revogacao-do-atentado-violento-ao-pudor-e-a-continuidade-delitiva-do-crime-de-estupro/ 



    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  • Execelente comentário do Munir, Gostaria de colaborar com simplicidade. Estupro e estupro de vulnerável são crimes hediondos em todas as suas modalidades, tanto nas modalidades simples como na qualificadas.
  • QUESTÃO DESATUALIZADA,POIS O CRIME DE ATENDADO VIOLENTO AO PUDOR ESTA REVOGADO.
  • De qualquer forma a questão não estaria certa?
    Ela não diz que atentado violento ao pudor é crime, apenas afirma que o estupro é inafiançável e insuscetível de graça e anistia.

  • POXA OS CARAS DO  SITE   QC ESTÃO GANHANDO MUITO DINHEIRO, MAS EM COMPENSAÇÃO TRABALHANDO POUCO PELO JEITO VISTO QUE MUITAS QUESTÕES DESATUALIZADAS ou ANULADAS ou COM OUTROS ERROS  E O SITE NEM PARA TER O TRABALHO DE INDICAR AO ALUNO. ESTAMOS PAGANDO PELO SERVIÇO E NÃO USANDO O SITE GRATUITAMENTE
  • Gente, o erro da questão está na conjunção "OU". Isto é, deveria ser (...) de anistia "E" graça.
    Espero ter ajudado.
  • então quer dizer que o erro é a diferenciação? um não difere do outro é isso já que foram fundidos na mesma condutaw
  • Pessoal, antes de postar verifiquem a veracidade do comentário. O certo é " graça OU anistia". Lembrando que os crimes hediondos são imprescritíveis de Graça OU anistia E indulto.


    bons estudos