SóProvas


ID
746716
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da aplicabilidade da Gestão Estratégica ao setor público, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) Alternativa errada. A gestão estratégica e o planejamento estratégico não deve ser dispensável para nenhum tipo de instituição pública simplesmente porque ela possui um papel claramente especificado por dispositivo legal

    b) Alternativa errada.  Na verdade algumas perspectivas necessitam de adaptação, como clientes e financeira, que poder virar, respectivamente, cidadãos e custos.

    c) 
     Alternativa errada. O planejamento e a gestão estratégica podem ser utilizados tanto na administração direta quanto na indireta.

    d) 
     Alternativa errada. Apesar do lucro não ser o objetivo final, o custo deve ser considerado dentro da perspectiva financeira adaptada ao setor público.

    e) CERTA. O foco do BSC na gestão pública estará sobre os serviços prestados ao cidadão-cliente da Administração Pública

    http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=66UbqkhMNK5sHc_ioZal-OiAzwrBKra4E9T3dgH42Do~

  • O BSC (Balanced Scorecard) foi apresentado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica.

    Os requisitos para definição desses indicadores tratam dos processos de um modelo da administração de serviços e busca da maximização dos resultados baseados em quatro perspectivas que refletem a visão e estratégia empresarial:

    • financeira;
    • clientes;
    • processos internos;
    • aprendizado e crescimento.

    É um projeto lógico de um sistema de gestão genérico para organizações, onde o administrador de empresas deve definir e implementar (através de um Sistema de informação de gestão, por exemplo) variáveis de controle, metas e interpretações para que a organização apresente desempenho positivo e crescimento ao longo do tempo.

    Fonte: wikipédia

  • O BSC é uma ferramento de Planejamento Estratégico, define-se os principais aspectos para direcionar a organização. Fica claro e evidente que para as organizações públicas o aspecto financeiro não cabe, nem mesmo do ponto de vistas dos custos com disse o colega. Não, quando estamos falamos na busca de resultados, e o planejamento estratégico é isso, busca de resultados. Os custos é um mecanismo secundário nesse contexto de planejamento estratégico no setor público. Várias podem ser as adaptações para o setor público quando da aplicação do BSC, mas parece que temos aspectos mais importantes voltado para o fim publico: são eles OS RECURSOS HUMANOS, OS PROCESSOS INTERNOS E A SOCIEDADE. Visto que nossas organizações estão voltadas para o resultado, e o fim público e sempre o interesse social, ou seja, a sociedade. O foco no aprendizado e crescimento contribui para melhoramento nos processos internos que refletirá nos serviços prestados ao cidadão; vistos e sentidos pela sociedade, esse é o objetivos exclusivos da administração pública. A LETRA "D" ESTA CORRETA. O conceito de clientela não cabe para a administração pública, e nunca coube, a tentativa de comparar o cidadão a um cliente sabemos ser inviável.