SóProvas


ID
746890
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Na abordagem tradicional das políticas públicas, as ações do governo seriam produzidas por formuladores benévolos. Com base nessa perspectiva, as políticas públicas seriam determinadas exogenamente ao sistema político e concebidas e implementadas de forma predominantemente tecnocrática. Em grande medida, é a partir da perspectiva crítica sobre a abordagem tradicional das políticas públicas que evolui o debate contemporâneo sobre a importância das instituições nas políticas públicas. Essa nova abordagem tem sido cognominada de neoinstitucionalismo.

Indique qual das afirmativas abaixo melhor caracteriza as contribuições dos neoinstitucionalistas para o debate recente sobre políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • "Não são apenas as instituições que exercem restrições às condutas dos atores políticos, mas também as idéias que estão em suas bases. Nesse contexto, a noção de dependência da trajetória ideacional (ideational path dependence) ganha destaque, a partir de estudos que investigam até que ponto as ideias funcionam como filtro às interpretações realizadas e em que condições são questionadas e substituídas" (Hay, 2006).
    Fonte:
    Hay C. Constructivist Institutionalism. In: Rhodes R, Binder S, Rockman B, orgs. The Oxford Handbook of Political Institutions. New York: Oxford University Press, 2006, p. 56-74.
  • e) A proposição de que as diferenças nas bases institucionais que fundamentam as transações políticas intertemporais explicam muitas das diferenças no desempenho econômico entre nações.

    Assertiva CORRETA!  A questão diz respeito às diferenças nas bases institucionais que fundamentam as transações políticas intertemporais, ou seja, incongruência de ideias e pressupostos entre as implementações de políticas na vigência de um determinado governo por atores políticos muitas vezes perseguindo seus auto-interesses (personalistas) ou de grupos específicos, em detrimento do todo, provocando desigualdade na distribuição de recursos e no atendimento aos interesses coletivos. Contra essas práticas o neo-institucionalismo enfatiza a importância crucial das instituições (instituições são regras formais e informais que moldam o comportamento dos atores) para a decisão, formulação e
    implementação de políticas públicas, visando resultados globais de desempenho e não somente setoriais/específicos. Para que tais práticas sejam eficazes, os decisores devem agir e se organizarem de acordo com regras e práticas socialmente construídas,conhecidas antecipadamente e aceitas (March e Olsen, 1995: 28-29)
  • aff


    to pirdidin

  • Só poderia ser esse o gab. (e) Pois as outras estão completamente sem nexo ou erradas.

  • A letra “A” foi dada como errada. Ela ficou muito confusa, mal escrita, confundindo acerca do seu significado. Parece que foi copiada de algum texto, retirada de seu contexto e alterada em algum ponto para ficar errada. Porém, sem o contexto, não conseguimos compreender o que ela realmente quer dizer. Para o neoinstitucionalismo, as instituições possuem sim papel preponde-rante na explicação das diferentes entre as taxas de crescimento econômico, como está na letra “E”, que é certa. O neoinstitucionalismo estuda importância das instituições para o funcionamento da economia, visto que as imperfeições do mercado requerem o estabelecimento de normas que organizem a ação coletiva. Nesse sentido, as instituições e organizações afetam o desempenho da economia na medida em que, ao dar forma e estruturar as interações humanas, reduzam as incertezas e induzam a cooperação, diminuindo os custos das transações. Nesse sentido, não vejo erro na letra “A”, mas essa não era a ênfase do neoinstitucionalismo.
     
    A letra “B” é errada. Pelo que eu conheça, não há comprovação de que determinado sistema eleitoral possuam melhores efeitos sobre o desempenho econômico. Em termos de presença do eleitorado nas urnas e representatividade de grupos sociais, os sistemas proporcionais são mais eficientes; por outro lado, ambos são equivalentes no desempenho econômico e no político. Ou seja, países de sistema majoritário, com gabinetes mais estáveis e duradouros, não seriam mais eficientes na implementação de políticas públicas que países com sistema proporcional.

    A letra “C” é errada, a teoria da capital social, que não está no neoinstitucionalismo, afirma que quanto maior o capital social, ou seja, quanto maior a confiança, MENOR a corrupção.

    A letra “D” é errada, os custos de transação influenciam as estruturas de governança não só no curto prazo, mas também no longo, resultando em diferenças nos desempenhos econômicos dos países.

    Gabarito: E.

    Fonte: Prof. Rafael Encinas - Ponto dos Concursos. 

  • neoinstitucionalista:

     Proposição de que as diferenças nas bases institucionais que fundamentam as transações políticas intertemporais explicam muitas das diferenças no desempenho econômico entre nações.

  • Que matéria do demo

  • Impressão que tenho é que nem os professores aprenderam essa matéria.