-
Fonte: http://www.oas.org/juridico/portuguese/mesicic3_bra_res1203.pdf
Ceticismo profissional é a postura que inclui uma mente questionadora e alerta para condições que possam indicar possível distorção devido a erro ou fraude e uma avaliação crítica das evidências de auditoria.
O auditor deve planejar e executar a auditoria com ceticismo profissional, reconhecendo que podem existir circunstâncias que causam distorção relevante nas demonstrações contábeis.
-
Segundo a NBC TA 200:
A20. O ceticismo profissional é necessário para a avaliação crítica das evidências de auditoria. Isso inclui questionar evidências de auditoria contraditórias e a confiabilidade dos documentos e respostas a indagações e outras informações obtidas junto à administração e aos responsáveis pela governança. Também inclui a consideração da suficiência e adequação das evidências de auditoria obtidas considerando as circunstâncias, por exemplo, no caso de existência de fatores de risco de fraude e um documento individual, de natureza suscetível de fraude, for a única evidência que corrobore um valor relevante da demonstração contábil.
Gabarito: E
"It's under high pressure that diamonds are made."
-
ASSERTIVA E
CETICISMO - "É a postura que inclui uma MENTE QUESTIONADORA e ALERTA para condições que possam indicar possível distorção devido a erro ou fraude e uma AVALIAÇÃO CRÍTICA DAS EVIDÊNCIAS DE AUDITORIA."
-
Por que a "A" está errada?
-
Justificativa quanto ao erro da letra A) exerça o seu direito de busca de documentos, no caso de suspeita de fraude.
Nas palavras de Lucas Salvetti (Auditoria p/ ICMS SC), e baseado no item A47 da NBC TA 200, "há limites práticos e legais à capacidade do auditor de obter evidências de auditoria". Por exemplo: a auditoria não é uma investigação oficial de suposto delito. Logo, o auditor não recebe poderes legais específicos, tais como o poder de busca, que podem ser necessários para tal investigação.