SóProvas


ID
746998
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Uma auditoria qualquer, coordenada pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com o auxílio de uma empresa privada de auditoria, deve ter sua forma de execução classificada como:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o previsto na IN no 01/2001, da Secretaria Federal de Controle, as auditorias na área governamental são executadas das seguintes formas: Direta, quando se trata das atividades de auditoria executada diretamente por servidores em exercício nos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, sendo subdividas em:
    Centralizada, que é executada exclusivamente por servidores em exercício nos órgãos central ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
    Descentralizada, quando executada exclusivamente por servidores em exercício nas unidades regionais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
    E Integrada,quando executada conjuntamente por servidores em exercício nos órgãos central, setoriais, unidades regionais e/ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
    De forma indireta quando se trata das atividades de auditoria executadas com a participação de servidores não lotados nos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, que desempenham atividades de auditoria em quaisquer instituições da Administração Pública Federal ou entidade privada.

    Compartilhada, é quando é coordenada pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com o auxílio de órgãos/instituições públicas ou privadas.
    Terceirizada, quando executada por instituições privadas, ou seja, pelas denominadas empresas de auditoria externa.

  • d) Compartilhada:  é quando é coordenada pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com o auxílio de órgãos/instituições públicas ou privadas

  • Letra D.

     

    Uma auditoria pode ser executada de forma direta (centralizada, descentralizada e integrada), indireta (compartilhada ou

    terceirizada) ou simplificada. Uma característica da auditoria indireta compartilhada é exatamente ser coordenada pelo

    Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, com a participação de órgãos/instituições públicas ou privada.

    No caso da questão, com a participação de uma empresa privada de auditoria.

     

    Nesta questão, a dúvida estava em relação à letra E. Mas devemos atentar para o fato de que, no caso de uma auditoria

    indireta terceirizada, quem executa a auditoria é a instituição privada e não há coordenação do Sistema de Controle Interno.

     

     

     

     

     

    Gabarito: D

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • vimos que, segundo a IN 02/2001, a execução da auditoria pode ser de forma indireta. A execução Indireta trata-se das atividades de auditoria executadas com a participação de servidores não lotados nos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, que desempenham atividades de auditoria em quaisquer instituições da Administração Pública Federal ou entidade privada. Pode ser:

              a) compartilhada: coordenada pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com o auxílio de órgãos/instituições públicas ou privada (no caso da questão, com a participação de uma empresa privada de auditoria).

              b) terceirizada: executada por instituições privadas, ou seja, pelas denominadas empresas de auditoria externa.

              Cuidado com a letra E. Devemos atentar para o fato de que, no caso de uma auditoria indireta terceirizada, quem executa a auditoria é a instituição privada e não há coordenação do Sistema de Controle Interno, entendidos?

    Gabarito: alternativa D.