SóProvas


ID
747223
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Entre a democracia grega e a moderna, há diversas diferenças. Uma delas é radical e se refere ao resultado dos processos decisórios, como salienta o cientista político Giovanni Sartori. Os enunciados a seguir se referem a essa distinção.

I. A democracia grega dividia o demos entre vencedores e vencidos.

II. Como os processos decisórios diretos em geral, a democracia grega se traduzia em decisões de soma zero.

III. Nas democracias modernas o processo decisório está permeado por mediações e se traduz em decisões de soma positiva.

Quanto a esses enunciados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2210117 texto sobre o assunto! Me ajudou a entender o tema melhor. 
  • Giovanni Sartori analisa as diferenças entre a democracia grega e a moderna, desmistificando, de certa forma, muito do que se pensa sobre o modelo ateniense. Segundo o autor:

    Desse modo, com o passar do tempo, tanto seu uso [do termo democracia] denotativo quanto seu uso conotativo mudaram. Seria estranho se não tivesse sido assim; e, por isso, é surpreendente a pouca atenção dada ao fato de o conceito atual de democracia ter apenas uma vaga semelhança com o conceito desenvolvido no século V a.C.

    A diferença entre as democracias antiga e moderna não é apenas de dimensões geográficas e demográficas exigindo soluções completamente diferentes mas também uma diferença de objetivos e valores.

    O grau de envolvimento na política requerido pela fórmula era tão absorvente que um desequilíbrio profundo foi criado entre as funções da vida social. A hipertrofia política trouxe consigo a atrofia econômica: quanto mais perfeita se tornava sua democracia, tanto mais pobres ficavam os cidadãos.

    Parece, então, que a democracia da Antigüidade estava fadada a ser destruída pela luta de classes entre ricos e pobres por ter produzido um animal político em detrimento do homo oeconomicus. A experiência grega gerou uma “cidadania total” que foi longe demais.

    A consideração que se apresenta com base no que dissemos acima é que os sistemas indiretos de governo têm vantagens que estamos, excessivamente, inclinados a subestimar. Em primeiro lugar, um processo de tomada de decisões políticas constituído de múltiplos estágios e filtros contém, exatamente em virtude de ser indireto, precauções e restrições que a forma direta não tem. Em segundo lugar, a democracia direta implica política de soma zero, ao passo que a democracia indireta permite a política de soma positiva.

    Todas as afirmações são corretas.

    Gabarito: D.

    fonte: http://www.admpublica.com.br/artigos/?cat=23

  • GABARITO: D - TODOS ESTÃO CORRETOS

    Giovanni Sartori não é exatamente um dos cientistas políticos mais famosos aqui no Brasil; não há uma grande literatura especializada em sua teoria da democracia, que é o assunto principal dos seus escritos. Sartori geralmente escreve calhamaços de 500-600 páginas, mas existe um livrinho em especial que ele explica essa questão em 1 página, o livrinho está traduzido para o espanhol e chama La democracia en treinta lecciones.

    Basicamente existem dois modelos de tomada de decisão no processo democrático: a soma positiva e a soma zero.

    A soma zero traz uma ideia de tudo ou nada: o grupo vencedor quando vence uma decisão toma tudo para si, deixando o lado perdedor sem nenhuma concessão. Essa era uma característica das democracias antigas.

    Já a soma positiva diz que uma decisão em democracias podem beneficiar todos os grupos envolvidos. Esse é um estilo que só foi possível a partir da experiência das democracias modernas.

    Assim:

    I - O demos grego faz parte da democracia antiga, portanto é de soma zero = divisão entre vencedores e vencidos. CORRETO.

    II - Como já abordado no textinho acima, a experiência democrática grega era de soma zero. Aliás, democracias diretas em geral são assim, o que acontece é que hoje em dia as democracias são representativas. CORRETO.

    III - Novamente como já abordado brevemente, as democracias modernas tentam combater o ''fantasma'' da ditadura da maioria, valorizando decisões que sejam benéficas para todos os grupos envolvidos, inclusive as minorias, portanto é de soma positiva. CORRETO.