organizações funcionais não possuem um gerente de projetos, o papel é desempenhado pelo gerente funcional no escopo de suas atribuições.
organizações projetizadas possuem um gerente de projetos e equipe agrupada por projeto.
matricial balanceada mantêm características de organizações funcionais e organizações projetizadas, gerente de projetos e gerente funcional compartilham autoridade e poder de decisão.
matricial forte possuem mais características de uma organização projetizada, gerente de projetos tem total autoridade sobre os projetos e o gerente funcional atua somente na questão de alocação de pessoal.
matricial fraca mantêm mais características de uma organização funcional, líder/coordenador de projetos com menos autoridade que o gerente funcional.
Organização matricial
- Estrutura híbrida (funcional + projetada).
- Visa otimizar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos das demais estruturas.
- A base é uma estrutura funcional onde existe ampla mobilidade lateral.
- Podem ser do tipo Fraca, Balanceada e Forte.
Organização matricial fraca: Os gerentes funcionais têm todo o poder dentro da estrutura. Os gerentes de projeto não passam de coordenadores ou executores de projetos, com responsabilidade parcial.
Matricial balanceada: O poder é equilibrado entre os gerentes de projeto e os funcionais, sendo que cada gerente é responsável pela sua parte do projeto ou da organização. Os funcionários são designados para os projetos conforme as necessidades existentes e não segundo a força ou debilidade da posição do gerente.
Matricial Forte: Nessa modalidade, o equilíbrio de poder fica por conta dos gerentes de projeto. Eles podem convencer os gerentes funcionais a renunciar a seus melhores recursos em favor dos projetos.
Alternativa: E