O art. 8º do Acordo de Valoração Aduaneira está praticamente copiado, quanto aos acréscimos, nos artigos 12 e 13 abaixo da IN SRF 237/03:
Art. 12. Na determinação do valor aduaneiro com base no método do valor de transação deverão ser acrescentados ao preço efetivamente pago ou a pagar pela mercadoria importada:
I – os seguintes elementos, na medida que sejam de responsabilidade do comprador e não estejam incluídos no preço efetivamente pago ou a pagar pela mercadoria:
a) as comissões e corretagens, excetuadas as comissões de compra;
b) o custo de recipientes e embalagens consideradas, para fins aduaneiros, integradas à mercadoria; e
c) o custo de embalar, compreendendo os gastos com mão-de-obra e materiais.
II – os royalties e os direitos de licença relacionados com a mercadoria objeto de valoração, que o comprador deva pagar, direta ou indiretamente, como condição de venda dessa mercadoria, na medida que tais valores não estejam incluídos no preço efetivamente pago ou a pagar;
III – o valor de qualquer parcela do resultado de qualquer revenda, cessão ou utilização subsequente da mercadoria importada, que reverta direta ou indiretamente ao vendedor.
Gabarito Letra B
A: errada. O primeiro método (método do valor de transação) não será usado, em regra, quando forem impostas restrições pelo vendedor ao comprador. Assim, não se pode afirmar que o método do valor de transação será aplicado de forma incondicional.
B: correta. O art. 8º do AVA prevê a inclusão de diversas parcelas no valor aduaneiro. Dentre essas parcelas estão as comissões e corretagem, os custos de embalagem, os royalties e as licenças.
C: errada. Como substitutivo ao método do valor de transação, deve ser usado o método do valor de transação de mercadorias idênticas. Esse método se baseia no preço pelo qual uma mercadoria idêntica foi exportada para o país de importação (e não no preço de venda no país importador!).
D: errada. Há outros métodos além do valor de transação. São, ao todo, 6 métodos de valoração aduaneira.
E: errada. O método de valoração não é acordado pela autoridade aduaneira e o importador.
bons estudos