SóProvas


ID
748321
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação ao patrimônio, objeto da contabilidade, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Item A (Errado) = o ativo patrimonial é composto dos bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica. ==> As obrigações não compõem o ativo.
    Item B (Errado) = o patrimônio líquido NEM SEMPRE pode ser entendido como sendo a diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo de um patrimônio, uma vez que quando o valor do passivo é maior do que o valor do ativo, caso em que ocorre o "passivo a descoberto", não teremos patrimônio líquido, mas sim SITUAÇÃO LÍQUIDA negativa. Ou seja, o patrimônio líquido ocorre quando a situação líquida é positiva.
    Item C (Certo) = se calcularmos os direitos reais e os direitos pessoais pertencentes a uma entidade, estaremos calculando o ativo patrimonial dessa entidade. Correto, uma vez que o ativo é composto pelos bens + direitos, sendo os bens representados pelos direitos reais e o direitos propriamente ditos representados pelos direitos pessoais.
    Item D (Errado) = o capital social de um empreendimento comercial NÃO NECESSARIAMENTE é o montante de recursos aplicados em seu patrimônio, uma vez que o patrimônio é formado pelo conjunto de bens + direitos (compõem o Ativo)  - obrigações (compõem o Passivo Exigível) e a Situação Líquida = Ativo - Passivo Exigível. Lembrando que o Capital Social, que, resumidamente, é a parcela aportada na companhia pelos propritários ou acionistas, é uma das contas que compõem o Patrimônio Líquido.
    Item E (Errado) = o montante dos bens e dos direitos de uma pessoa física ou jurídica tem o mesmo valor de seu passivo real. ==>  Na realidade, os bens e direitos compõem o Ativo total.
  • Questão sujeita a recurso, segundo Ricardo Ferreira.

    "Na alternativa B, o patrimônio líquido pode, sim, ser entendido como sendo a diferença entre o valor do ativo e o valo do passivo (exigível) de um patrimônio.
     
    Vejamos, por exemplo, as definições adotadas pela ESAF na questão 04 da prova para analista da CVM em 2010:
    04- Aponte abaixo a opção que contém uma assertiva incorreta.
     
    a) Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.
    b) Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos para a entidade.
    c) Patrimônio líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os resultados.
    d) Muitos ativos têm uma substância física. Entretanto, substância física não é essencial à existência de um ativo.
    e) Muitos ativos estão ligados a direitos legais, inclusive a direito de propriedade. Ao determinar a existência de um ativo, entretanto, o direito de propriedade não é essencial.
     
    Como se extrai da questão, a palavra passivo significa 'passivo exigível'.
    Portanto, a questão tem duas alternativas corretas."
     
  • Seguindo a linha do  "Rodrigospv"... Pode= opção =/= dever...
    Quando o CESPE quer dizer sempre, ele escreve SEMPRE, e não espera que o candidato adivinhe...

    Mesmo a fórmula fundamental sendo clara, onde A = P + PL.

    Se afirmo que o pode está errado, logo a fórmula está errada ! Isso procede ??

    Estão frescando com a cara dos candidatos !!!
  • Na pag. 27 do livro MANUAL DE CONTABILIDADE de Francisco Velter e Luiz Roberto Missagia diz claramente:
    " O Patrimônio Líquido é a diferença entre o ATIVO e o PASSIVO da empresa."
  • TAMBÉM CONCORDO QUE A QUESTÃO TEM DUAS RESPOSTAS. SEGUE AS JUSTIFICATIVAS DA ESAF QUANDO DOS RECURSOS:

    "Disciplina: Contabilidade Geral
    GRUPO 1 GRUPO 4
    QUESTÃO Nº: 37 22 

     

    PARECER
    Os candidatos recorrem deste enunciado alegando que há duas alternativas de resposta corretas: a de letra c que está inquestionavelmente correta, e a de letra b que, segundo entendem, também responderia ao quesito.

    Na verdade a frase b “o patrimônio líquido pode ser entendido como sendo a diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo de um patrimônio”, só é verdadeira quando o patrimônio líquido for positivo, maior que zero.

    Se o valor do ativo for igual ao valor do passivo, não haverá patrimônio líquido. Da mesma forma, se o valor do ativo for menor que o valor do passivo, não haverá patrimônio líquido. Aí o patrimônio líquido estará valendo menos que zero e deverá ser chamado de passivo a descoberto, para representar a situação deficitária da entidade.

    Alguns recorrentes se estendem em argumentar com explicações expressas em normas, tais como “a) Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade; b) passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos; c) patrimônio líquido é o interesses residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

    Mas esquecem que esse interesse residual só existe se for maior que zero. Se ele for zero, ou se for negativo, se o ativo não superar o passivo, esse interesse residual não existirá, pois não haverá Patrimônio Líquido.

    Isso é da essência da chamada Estática Patrimonial.

    Por estas razões entendo que não procedem os argumentos apresentados e mantenho a questão como foi formulada.

    É o parecer."

  • Segundo o próprio Ferreira, Contabilidade Básica, 9º Edição, pág. 34:
    "Segundo a Teoria Patrimonialista, quando o ativo é maior que o passivo (exigível), a situação líquida é denominada patrimônio líquido, ou seja, patrimônio líquido é a situação líquida positiva. Como o ativo é o patrimônio bruto, caso dele se deduza o passivo exigível, a diferença, se positiva, será o patrimônio líquido. Apesar disso, o uso inadequado da expressão patrimônio líquido fez com que ela passase a ser empregada como sinônimo de situação líquida. Há até quem utilize a expressão "patrimônio líquido negativo"".

    A questão é dúbia, ao meu ver, porque de tão usado o termo patrimônio líquido para descrever situação líquida, acabou virando praxe chamar passivo a descoberto de patrimônio líquido negativo, tendo sido até usada a expressão pela própria ESAF em outras questões.
    Junte-se a isso o fato de a questão tida como correta pela banca também não ser necessariamente correta. Quando se calcula o total de bens e depois  o total de direitos, não está sendo calculado o ativo diretamente, apenas o valor de cada uma das partes desse ativo. Pra chegar ao valor desse ativo, é necessário ainda somar as partes pra chegar ao valor do total. Ou seja, o ativo não é calculado calculando-se as suas partes mas sim a soma dessas partes.

    Dessa forma, a banca apresenta ao candidato a impossível missão de descobrir qual dos dois subjetivos erros ela vai considerar na hora da correção. 
  • Diante o exposto e das observações feitas pelos meus companheiros tb acredito q a questão tem 2 alternativas corretas sendo "B" e "C"
  • Gente, segue uma boa explicação do Prof. Moraes Junior, do Ponto dos Concursos
    POLÊMICA letra b) o patrimônio líquido pode ser entendido como sendo a diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo de um patrimônio.
    O patrimônio líquido é considerado um valor residual, pois é o resultado da diferença entre ativos e passivos.
    Patrimônio Líquido = Ativos – Passivos
    E agora, professor, por que a alternativa está incorreta? Repare que a Esaf “falou” em valor do ativo e do passivo de um patrimônio, ou seja, ela considerou que o “passivo de um patrimônio”, na verdade, é o PASSIVO TOTAL, composto de passivo circulante, passivo não circulante e patrimônio líquido.
    Portanto, se considerarmos que o “valor do passivo de um patrimônio” é o PASSIVO TOTAL, a alternativa está incorreta, pois o passivo total já engloba o patrimônio líquido e, com isso, o patrimônio líquido não poderia ser igual a diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo total.
    Temos que “pensar como a banca”. Logo, se aparecer na prova a expressão “passivo de um patrimônio” ou “passivo patrimonial”, você deve entender como sendo o passivo total.

    Ativo (Ativo Total ou Ativo de um Patrimônio) = Ativo Circulante + Ativo Não Circulante
    Passivo Total (Passivo de um Patrimônio) = Passivo Circulante + Passivo Não Circulante + Patrimônio Líquido
      
  • Gabarito: C

    Analisemos os erros nas demais alternativas:

    a) ATIVO PATRIMONIAL é composto por Bens e Direitos, de uma pessoa jurídica ou física, com ou sem fins lucrativos. As obrigações também chamada de Passívo Exigível integram o PASSIVO PATRIMONIAL.

    b) A definição proposta é de SITUAÇÃO LÍQUIDA (que avalia o estado patrimonial), sendo que pode ser nula, positiva e negativa (PASSIVO A DESCOBERTO). Ocorrerá patrimônio líquido quando a situação líquida for maio que zero. 

    d) CAPITAL SOCIAL é umas contas do Patrimônio Líquido (que está incluído no PASSIVO TOTAL de uma entidade). Logo, como no Balanço Patrimonial consistem em os ativos serem as aplicações dos recursos e os passivos serem as origem dos recursos, o Capital Social faz parte das origens do patrimônio.

    e) A equação patrimonial nos ensina:  ATIVO (Direitos + Obrigações) = PASSIVO TOTAL (Passívo exigível - obrigações + Patrimônio Líquido). Assim, passivo real na verdade trata-se do passivo exigível.

  • No meu ver não há erro na questão (pelo o que estudei com o professor Jaildo) tem a mesma interpretação.

    Professor Jaildo colocou:

     

    "Assim a contabilidade trabalha com o conceito de patrimônio líquido, dado pela diferença entre os bens e direitos (chamados na contabilidade de ativos) e as obrigações (denominadas passivos)."

    A banca colocou:

    "o patrimônio líquido pode ser entendido como sendo a diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo de um patrimônio."

    Pra mim, daria na mesma. Mais se a banca diz que está errado, o que nos resta fazer é tentar seguir a linha da banca (que muitas vezes nos tira do padrão de estudo ;x ) , pra acertar as questões.


    Fé concurseiros !!! *-*
  • Não identifico erro na opção B.

  • Eu acabei de aprender que quando a ESAF põe em uma questão "Patrimônio Líquido" é só quando a situação líquida fica positiva.

    Foi essa a resposta que ela deu aos recursos....Ficar contra argumentando não vai me aprovar.

  • acho que a letra b está errada por causa que o PL= ativo - passivo exigivel

    na questão fala somente em passivo( passivo exigivel + pl)

  • Essa questão é de Interpretação de texto!!!!rs

  • A meu ver, a B está errada porque PL é a diferença POSITIVA entre ativo e passo.

  • A letra B também esta correta, mas essa é uma daquelas questões para se chegar no número de vagas do edital.

  • Alternativa A:  Incorreta.

    Esta é a  definição do Patrimônio, e não do ativo patrimonial.

    Alternativa B: o examinador se apegou ao conceito de passivo presente na Lei nº 6.404/76, art. 178, parágrafo 2º: “§ 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:”. Com base neste parágrafo, a Lei das S.A. afirma que o “passivo” é sinônimo de “passivo total”.


    Contudo, o Conselho  Federal de Contabilidade – CFC - entende passivo por “passivo exigível”, conforme  consta do item 4.4 da Resolução 1.374/2011: passivo é uma obrigação  presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos”.

    Este posicionamento, é o mais comum nas questões de concurso, e já foi utilizado inclusive pela  própria ESAF em outras provas Como o enunciado não indicou em qual lei ou norma o candidato deveria se embasar, a questão é passível de anulação.

    Alternativa C:  Correta.

    Direitos reais são aqueles  exercidos em relação a coisas (bens), enquanto que os direitos pessoais são aqueles exercidos contra outras Pessoas  (amparadas em contrato – direitos a receber). Apesar de ser uma definição pouco usual e de vir de  conhecimentos do Direito Civil, ela está correta.

    Alternativa D: Incorreta.

    O montante de recursos aplicados corresponde ao ativo total.

    Alternativa E: Incorreta.

    Há situações, como o passivo a descoberto: Ativo < Passivo Exigivel, que contrariam a alternativa.

    Resposta: Letra C – ANULÁVEL  (B  e C corretas )

  • Caro amigo Thiago Nezzi a letra B esta errado. Se examinarmos com calma a questão veremos que o erro está na palavra final da

    B - o patrimônio líquido pode ser entendido como sendo a diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo de um patrimônio.

    A assertiva verdadeira é: o patrimônio líquido pode ser entendido como sendo a diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo de uma ENTIDADE.

  • Como a maioria aqui, também errei a questão. Fui cegamente na letra "B", que para mim era a "mais certa".

    Li os comentários dos colegas e como os comentários divergem muito uns dos outros não ajudou muito. Para divergir um pouco mais, acredito que o erro da letra "B" é exatamente a extensão do termo passivo. 

    Sabemos que o passivo de uma Cia é o P + PL. Acredito que aqui reside o erro. A banca quis e fez uma maldade muto grande com os candidatos nesse concurso.

    Agora se viesse redigido: o patrimônio líquido pode ser entendido como sendo a diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo EXIGÍVEL de um patrimônio. (NEGRITO  E GRIFO MEU). Aqui teríamos uma resposta correta.

    Lembrando que estou apenas tentando saber qual o erro da "B". Minha interpretação, logicamente, pode conter erros.


  • O item B fala claramente PL=A-P,  a questão ao meu ver está errada porque não "PODE SER" como disse a assertiva, e sim 'DEVE SER". Saindo desta linha de raciocínio ao meu ver a questão esta correta, visto que mesmo se o PL for negativo, ele é a diferença entre Ativo e Passivo, e será PL nulo ou inexistente, mas não deixará de ser a diferença PL=A-P.

  • Letra B: "o patrimônio líquido pode ser entendido como sendo a diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo de um patrimônio" > Acredito que a questão só não foi anulada devido a linha argumentativa dos recursos. Para mim, trata-se mais de um erro de linguística do que de contabilidade, pois uma vez que a assertiva trouxe o vocábulo "PODE", ela abriu a possibilidade de interpretação para os diversos resultados que a situação patrimonial líquida pode assumir, dentre eles aquele em que o Ativo é maior que o Passivo.

    Ou seja, o termo "PODE" introduz uma faculdade de interpretação. E desde que a interpretação indicada na alternativa b, qual seja, a situação líquida patrimonial positiva, esteja dentro do conjuto de interpretações corretas e possíveis para o tema, deveria a questão ter sido considerada correta, ou no mínimo, anulada.

  • Vejo que a letra D estaria correta se assim fosse: o capital social de um empreendimento comercial é o montante de recursos aplicados no ativo cuja origem é passivo não exigível. 

  • Questão semelhante

    Aponte abaixo a opção que contém uma assertiva incorreta.

  • c) Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os resultados.

  • a) ERRADA. Ativo patrimonial= bens + direitos de uma pessoa física ou jurídica. 
    b) Errada. PL= Ativo - Passivo exigível . 
    c) Correto.Ativo patrimonial= Direitos reais (BENS) E os direitos pessoais (Direitos). 
    d) Errado. Capital social de um empreendimento comercial é o montante de recursos aplicados em seu patrimônio menos os recursos de terceiros, ou seja, PL= A- P (passivo exigível ou de terceiros). 
    e) Errado. O montante de bens e dos direitos (Ativo) tem o mesmo valor de seu passivo real (Passivo exigível) mais o Patrimônio líquido, ou seja, A=P (passivo real, exigível etc)+ PL.

  • O Patrimônio Líquido é uma condição particular da situação líquida. Quando a situação líquida é positiva ela é chamada de PATRIMÔNIO LÍQUIDO. Este é o termo mais utilizado para se referir ao capital próprio de uma empresa. Caso

    o total do ativo não for suficiente para cobrir o total do passivo, a situação líquida é chamada de PASSIVO A DESCOBERTO.

    Espero ter ajudado. Bons estudos.


  • Quando a lei nº 6404/76 refere-se ao passivo, ela o faz considerando o passivo total, ou seja, incluindo o passivo exigível e o patrimônio líquido e não apenas ao passivo exigível. Assim, a assertiva 'b' estaria incorreta. 

  • Pelos comentários que li a questão deveria ser anulada. Mas o que vale o que diz são as normas brasileiras de contabilidade. a B também está correta.

    Passivo a Descoberto é quando a somas das obrigações é superior ao capital próprio mais ativos da empresa. Ou seja, o Passivo é maior que o Ativo e maior que o PL. Normalmente ocorre com empresas com muitos prejuízos acumulados.

  • A) ERRADAPatrimônio é composto dos bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica. O Ativo Patrimonial é composto apenas de bens e direitos.


    B) ERRADA: De todos os comentários que já ouvimos sobre esta questão, podemos identificar dois possíveis erros. 


         1) A questão se refere à Passivo, que na lei 6404/76 abrange não apenas as Obrigações (passívo exigível) mas também o Patrimônio Líquido, ou seja, na referida lei o Passivo é o que chamamos de PASSIVO TOTAL


         2) Outro erro apontado por muitos é de que mesmo que se considere este Passivo como Passivo Exigível, ainda assim só haveria Patrimônio Líquido caso o Ativo fosse maior do que este Passivo. Neste caso, apenas se a Situação Líquida (SL = A - P) fosse positiva poderíamos ter Patrimônio Líquido. Até a alguns anos atrás, era comum ver esta distinção no Balanço Patrimonial, onde se fazia referência a Patrimônio Líquido nos casos em que a Situação Líquida era positiva (SL > 0) e em Passivo a Descoberto quando a Situação Líquida era negativa (SL < 0). Com a Resolução CFC 1.283/2010 as resoluções que haviam estabelecido esta diferenciação ( CFC 847/1999 e CFC 1.049/2005) foram revogadas. A partir desta Resolução tem-se utilizado apenas o termo Patrimônio Líquido independentemente se a Situação Líquida é positiva ou negativa.


         Desta forma, o erro mais provável (considerando que a banca se pauta pelas nomenclaturas e conceitos atuais da contabilidade) está na referência apenas a Passivo. O correto seria Passivo Exigível.


    c) CORRETO: O Ativo Patrimonial equivale aos Direitos Reais (BENS) e Direitos Pessoais (Direitos) de uma entidade.


    d) ERRADA: O montante aplicado no patrimônio de uma entidade é seu ATIVO TOTAL (bens + direitos). Este ATIVO é a aplicação de recursos de uma entidade. No balanço patrimonial, do outro lado temos o PASSIVO TOTAL (Obrigações + Patrimônio Líquido)O Capital Social é uma das contas do Patrimônio Líquido, fazendo portanto parte da origem de recursos da entidade, e não de suas aplicações.


    e) ERRADAPassivo Real são as obrigações (passivo exigível) que uma entidade tem. Se a fórmula básica do Patrimônio é ATIVO TOTAL (Bens + Direitos) = PASSIVO TOTAL (Obrigações + Patrimônio Líquido), então as obrigações (passivo real ou exigível) não equivale a todo o ATIVO.

  • Querer forçar a barra demais tentar validar uma questão como essa, absurdamente e primitivamente formulada.

  • Mano, o ruim de concurso público é isso. Questão mal formulada agora está sendo usada para afunilar ainda mais os candidatos. Em todo livro de contabilidade, o patrimônio líquido vai ser igual ao ativo menos o passivo. E quando este passivo não está sendo determinado, entende-se que é o passível exigível. É cruel eliminar candidato assim. A ESAF não quis selecionar os melhores candidatos, quis apenas criar uma armadilha. Uma maneira porca e preguiçosa de eliminar candidatos.

  • O entendimento da ESAF de que o termo Passivo abrange o Passivo Exigível e o Patrimônio Líquido já está estabelecido, por isso a B está errada. No entendimento da ESAF, a equação do patrimônio como exposta na questão ficaria:

    ATIVO - (PASSIVO EXIGÍVEL + PL) = PL, ou seja, ATIVO - PASSIVO EXIGÍVEL = 2 PL, o que obviamente está incorreto

  • Postura covarde da banca, a resposta B é bem direta, já que a ESAF subjetivou como correta a resposta D, questão anula, pois a B também esta correta, tanto que na questão tem o trecho "pode ser entendido". Fala sério.

  • Pessoal, não adianta ficar brigando com a banca, precisamos apenas aceitar o que a ESAF quer que respondemos e marcarmos o X no lugar certo.

    Para a ESAF o Patrimônio Líquido só existe quando a situação da entidade for positiva. Do contrário será passivo a descoberto ou situação líquida negativa.

  •  O patrimônio líquido pode ser entendido como sendo a diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo EXIGÍVEL de um patrimônio.

    CONFESSO QUE ERREI, MAS VARIA DE BANCA PRA BANCA.

  • Tem muita gente que não leu a respostada dada pela banca e está falando m... aí

    O examinador apenas foi autoritário e ignorante ao ignorar o CPC 00, além disso, usou expressões do direito civil: "direitos reais" e  "direitos pessoais" como sendo da ciência contábil

    A alternativa B está perfeita pelo CPC 00 e questões de outras bancas e da própria ESAF

  • Letra B está correta também, pois a meu ver e a luz dos ilustres autores, segue:

     

    Segundo Sérgio Iudicibus
    2.3 Patrimônio Líquido

    - É a diferença entre o valor do Ativo e do Passivo de uma entidade, em determinado momento. Exemplo: Ativo $ 10.000; Passivo de $ 5.300; PL dessa entidade será $ 4.700

    O Patrimônio Líquido (A-P) pode ser positivo, nulo ou negativo.

     

    Segundo Osni Moura

    2.5 Situação Líquida ou Patrimônio Líquido

    - É a diferença entre o Ativo e o Passivo. SL = A - P.

     

     

    O conhecimento pequeno é uma coisa perigosa; Beba do fundo, ou sequer prove da fonte, pois os goles rasos intoxicam o cérebro e o beber farto nos torna sóbrios outra vez.

    Bebam das melhores fontes de conhecimento e esqueçam essa questão infeliz, medíocre e mequetrefe.

  • Direitos Reais (Bens)

    Direitos Pessoais (Direitos)

    Letra C

    Na letra B faltou ele dizer que é Patrimônio Exigível

  • Em relação ao patrimônio, objeto da contabilidade, é correto afirmar que


    A) o ativo patrimonial é composto dos bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica.

    ERRADA. O patrimônio é composto pelo conjunto de bens, direitos e obrigações de uma determinada entidade. Já o ativo patrimonial é composto tão somente pelos bens e direitos. Falando na linguagem dos conjuntos, o ativo patrimonial está dentro de um conjunto maior, qual seja, o patrimônio de uma determinada entidade.



    B) o patrimônio líquido pode ser entendido como sendo a diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo de um patrimônio.

    ERRADA. O patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo de uma ENTIDADE ( e não de um patrimônio).



    @juniortelesoficial

  • Em relação ao patrimônio, objeto da contabilidade, é correto afirmar que:


    C) se calcularmos os direitos reais e os direitos pessoais pertencentes a uma entidade, estaremos calculando o ativo patrimonial dessa entidade.

    CERTA. O ativo patrimonial é composto pela soma dos bens e dos direitos. Direitos reais é o mesmo que bens de uma determinada entidade. Direitos pessoais é o mesmo que os direitos ( de bens, direitos e obrigações).



    D) o capital social de um empreendimento comercial é o montante de recursos aplicados em seu patrimônio.

    ERRADA. O montante de recursos aplicados no patrimônio de uma determinada entidade é algo maior do que o capital social, o capital social é uma das partes que compõe o TODO MONTANTE DE RECURSOS APLICADOS.



    E) o montante dos bens e dos direitos de uma pessoa física ou jurídica tem o mesmo valor de seu passivo real.

    ERRADA. Logicamente que não, poderá ocorrer, porém não é uma Lei Universal de que o ATIVO será igual ao PASSIVO.




    @juniortelesoficial

  • Essa questão é muiito capciosa ,gente. Para respondê-la deve-se observar a lei 6404/76 e resolução 1374/11 que trazem entendimento diferenciado de PL. Observando isso,você entende que a banca esaf adotou o entendimento da lei 6404/76 e por isso a letra B está errada,se ela adotasse o entendimento da resolução 1374/11 a questão estaria correta. Gabarito letra C

  • Para mim está bem claro que a ESAF só manteve a resposta porque seria vergonhoso ter de anular mais uma questão numa prova com tantos erros.

  • O capital social é o montante de recursos que os sócios se comprometem a entregar à empresa.

    O ativo patrimonial é composto por bens e direitos.

    Passivo real são as obrigações, que é o passivo. Já os bens e direitos correspondem ao ativo. Eles não têm o mesmo valor. A equação fundamental do patrimônio é o ativo menos o passivo (PL = A - P). Assim, o ativo será o passivo mais o patrimônio (A = P + PL). Então, se o ativo são os bens e os direitos e só há o passivo real, está incorreto.

    Os direitos reais são os bens, e os direitos pessoais são os direitos propriamente ditos. Os direitos reais são aquilo que a empresa tem de real, são os bens. Os direitos pessoais são aqueles direitos que a empresa tem a receber de terceiros. Somando bens e direitos, tem-se o ativo. É importante lembrar que os direitos estão relacionados a valores a receber de terceiros. Já as obrigações estão relacionadas a valores a pagar, independentemente das pessoas, seja pessoa física ou jurídica.

    O patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo da empresa.

  • Questão boa para solidificar o entendimento que nem sempre a diferença entre ativo e passivo resulta em patrimônio líquido e assegurar o que dispõe a nova estrutura conceitual: 4.63 Patrimônio líquido é a participação residual nos ativos da entidade após a dedução de todos os seus passivos.

  • outra igual: ( VUNESP - 2019) Q1135238

    C) se calcularmos os direitos reais e os direitos pessoais pertencentes a uma entidade, estaremos calculando o ativo patrimonial dessa entidade. R= CERTO ATIVO=( bens + drtos )