SóProvas


ID
748414
Banca
ESAF
Órgão
PGFN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre os direitos políticos previstos na Constituição, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D
    Fundamentação:
    § 8º - O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:
    I - se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;
    II - se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.
  • A – INCORRETA
    O Art. 14 estabelece tal exercício na forma da lei (Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I – plebiscito; II – referendo; III – iniciativa popular).

    B –INCORRETA
    A constituição veda para o analfabeto, não limitando ao funcional 

    C – INCORRETA
    O brasileiro naturalizado tem todos os direitos do nato, somente podendo haver distinção nas hipóteses taxativas da constituição. No caso eleitoral, o naturalizado não pode ser eleito para Presidente da República e Vice (art. 12, §4º)

    D – CORRETA -  literalidade da constituição (art. 14, § 8º – O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições: I – se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade)

    E – INCORRETA  -  O art. 15 apresenta várias outras formas de perda ou suspensão dos direitos politicos.


    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:
    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;  II - incapacidade civil absoluta;  III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; V - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;  V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

  • Eleição de Militar:

    Durante o período do serviço militar obrigatório --> Conscrito - inalistável

    O militar alistável é elegível, desde que atendidas outras condições:
    A.  se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;
    B. se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

  • O ordenamento jurídico-constitucional brasileiro considera em regra inelegíveis os estrangeiros e elegíveis os militares; estes, contudo, - se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;- se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade. (quem é inelegível é o conscrito, neste caso exceção do rol dos militares e não regra).
  • Não concordo com o gabarito. Para mim, a letra b está correta. O alistamento eleitoral e o voto  são facultativos para qualquer tipo de analfabeto, inclusive os funcionais.  
  • b) § 1º - O alistamento eleitoral e o voto são:

    I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;

    II - facultativos para:

    a) os analfabetos; Como trata-se de norma que excepciona devemos dar interpretação restritiva e interpretar exatamente nos termos da Carta da Repíública sem qualquer tipo de alcance maior.

  • Resposta: D

    Caro colega veja o que é analfabeto funcional:

    Analfabeto funcional é a denominação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frasessentenças,textos curtos e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcionalo individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais com nível superior de escolaridade.
  • Alguém pode me explicar porque a letra c está incorreta?
  • Letra C, na CF fala apenas Nacionalidade brasileira.

    Art. 14 § 3º - São condições de elegibilidade, na forma da lei:

    I - a nacionalidade brasileira;


    Não confundir com o art. 12



    § 3º - São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

    Logo os naturalizados NÃO podem se candidatar aos cragos de Presidente e Vice-Presidente da República.

  • Uma cochilada e alternativa "e", de perfeita  a um ..."só se dará"... matou a questão,        é treino, treino,treino 
    melhor errar agora do que na prova
  • Rodrigo, entende-se por analfabeto funcional a pessoa que sabe ler e escrever, porém de uma forma mecanizada, automatizada, carecendo por exemplo da faculdade de interpretação de texto. Pois bem, isto posto a CF estabelece que o analfabeto (e nesse caso restringe-se ao que não sabe escrever) não possui capacidade eleitoral passiva (ser votado), sendo-lhe facultativo o voto (capacidade eleitoral ativa), de sorte que o analfabeto funcional é obrigado a se alistar e a votar, e possui capacidade eleitoral passiva. A título de exemplo podemos citar os milhares de Tiriricas espalhados no Brasil...
  • § 8º - O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:

    I - se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;

  • INCORRETA (A): A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular (art. 14 da CF).

    INCORRETA (B): O art. 14, § 1 ; II,. "a", da CF determina que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, não se referindo aos funcionais.

     

    INCORRETA (C): Com base no art. 14, § 3°, I, da CF, é condição de elegibilidade, na forma da lei, a nacionalidade brasileira, não se limitando à aquisição originária.

    CORRETA (D): O militar alistávél elegível, atendida, dentre outras, a condiçã o de que, se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade (art. 14, § 8°, I, da CF).

    INCORRETA (E): É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; incapacidade civil absoluta; condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa e improbidade administrativa (art. 1 5 da CF).

  • Cara, a professora do QC, na correção da questão, disse que a Constituição diz que os analfabetos são INALISTÁVEIS!!!!!!

    § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

    I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;

    II - facultativos para:

    a) os analfabetos;

    Onde? Artigo, parágrafo, inciso, alínea...

  • que o militar alistável é elegível, atendida, dentre outras, a condição de que, se contar com menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade.

    Que outras? O que a constituição diz, é que são dois os cenários: ou um caso ou o outro caso. "Dentre outras" sugere que há outras condições para o cenário citado. Ex. "a condição de que, se contar com menos de dez anos de serviço" E mais alguma coisa... Pode parecer preciosismo, mas as bancas, em diversos casos, pegam o candidato no "preciosismo"....

  • LLETRA D

     

    MENOS DE 10 ANOS:

    - DEVERÁ AFASTAR-SE DA ATIVIDADE

     

    MAIS DE 10 ANOS:

    - AGREGADO PELA AUTORIDADE SUPERIOR (SE ELEITO, PASSARÁ PARA A INATIVIDADE)

  • Esse "Dentre outras" da letra D foi brabo

  • D – CORRETA -  literalidade da constituição (art. 14, § 8º – O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições: I – se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade)

  • Pessoal, todos citaram as condições do militar, mas ninguém disse o que acontece se o militar que contar com menos de 10 anos de atividade se afastar para a atividade política e venha a perder a eleição.

    R: Não voltará mais para o seu cargo militar, rua para ele.

    Essa questão caiu no STM 2018 e derrubou muita gente.

    36. (CESPE / STM – 2018) Situação hipotéticaCom a pretensão de candidatar-se a cargo eletivo, determinado militar, com cinco anos de serviço, fez, de forma regular, o pedido de registro de sua candidatura.

    Assertiva: Nessa situação, após ser eleito, o militar deverá afastar-se de sua atividade pelo período do mandato eletivo, devendo retornar ao serviço após o seu término.

    Questão errada.

    Comentários: O militar alistável é elegível. Se ele contar com menos de 10 anos de serviço, deverá afastar-se da atividade. Essa afastamento é definitivo, não sendo possível falar-se em retorno ao serviço ativo após o término do mandato ou até mesmo se ele não se eleger.