O prefixo inter, dentre várias conotações que podemos lhe atribuir, tem o significado de troca, reciprocidade e disciplina, de ensino, instrução, ciência. Logo a interdisciplinaridade pode ser compreendida como um ato de troca, de reciprocidade entre as disciplinas ou ciências - ou melhor, de áreas do conhecimento. Japiassú (1976) também afirma que “a interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade de trocas entre os especialistas e pelo grau de integração das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa, ou seja, uma intensa reciprocidade nas trocas, visando um enriquecimento mútuo, abrindo espaço para o diálogo e colaboração entre elas, conduzindo a uma interação e a uma intersubjetividade, com o propósito de desenvolver um conhecimento integrado de onde cada disciplina saia enriquecida.
a) Errado. A justaposição não ocorre. O que acontece é a colaboração, a soma de esforços.
b) Errado. Não há uma só disciplina. A multifuncionalidade permanece, pois as habilidades são complementares, somando ao resultado.
c) Errado. Esse pensamento é muito individualista, coisa que não acontece em uma equipe.
d) Errado, pois a visão fragmentada não deve existir. O que deve acontecer é a visão coletiva do todo. Além disso, não há a anulação da contribuição de outras ciências.
e) Correto. Conceito perfeito para a multifuncionalidade, é exatamente isso. A interdisciplinaridade leva a uma colaboração, ao diálogo, onde as diversas áreas funcionais levam à interação de reciprocidade e co-propriedade (todos se enxergam como “donos do negócio”). O termo intersubjetividade indica interação entre matérias.
Gabarito: E