SóProvas


ID
750424
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.

"A proclamação da República no Brasil foi, em grande parte, resultado da aliança do café com a espada, isto é, dos cafeicultores paulistas com os militares do Exército. (...) essa aliança ocorreu por motivos, antes de tudo, táticos, pois ambos os grupos, ainda que por razões diferentes, tinham um inimigo comum: o Império. Decretado o seu fim, as divergências entre os cafeicultores e militares acabaram vindo à tona, uma vez que as duas forças eram portadoras de projetos políticos republicanos distintos." Cláudio Vicentino. História do Brasil. Pág 264.

Em relação às características dos projetos políticos republicanos, analise as afirmativas abaixo.

I - O projeto político defendido pelos cafeicultores paulistas e pelo PRP
(Partido Republicano Paulista), com o apoio de vários grupos oligárquicos de outros estados, defendia a autonomia dos estados nos moldes de uma República Liberal, descartando o princípio do federalismo, que defendia a subordinação dos estados ao poder central.

II - O projeto republicano positivista tinha aceitação no Exército, condenava a monarquia, vista como um impedimento à evolução da humanidade. Defendia que o progresso deveria ser alcançado a partir da ordem, daí o papel do Estado como seu promotor.

III- O projeto republicano jacobino, em alusão ao radicalismo jacobino da Revolução Francesa, era defendido por setores da população urbana. Rejeitava a monarquia, por seu imobilismo, e preconizava a defesa da liberdade pública e a valorização da intervenção direta do povo no governo republicano.

IV - O projeto político denominado "Política das Salvações" do marechal Deodoro da Fonseca defendia o centralismo político como forma de conter o poder das oligarquias estatais, através de uma política intervencionista.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: c ( para não assinantes e  para aqueles que foi expirado o plano)

  • I. Os paulistas queriam sim o federalismo (autonomia aos estados);

    II. correta;

    III. correta;

    IV. Política das Salvações (Salvacionismo) é de Hermes da Fonseca (1910-1914).

  • O historiador , autor de «Penser la Révolution Française» (1978), estabelece três momentos da sua formação: o jacobinismo original (1789-1791), parlamentar e nobiliárquico; o jacobinismo misto (1791-93), aberto aos jornalistas republicanos; e o jacobinismo extremista (1793-94).

    Quando surgiu, um jacobino era um membro do , clube ou movimento político francês com representação nos  e, depois, na .

    No seu início, no final do século XVIII na , os jacobinos, eram pequenos- ainda muito ligados às suas origens rurais e pobres, pouco cultos, com pensamentos políticos e sociais radicais (queriam o extermínio dos ) e sua .

    Receberam a denominação de jacobinos pois reuniam-se inicialmente no  dos  (do nome Tiago em latim:  e do francês ). Seus membros defendiam mudanças mais radicais que os : eram contrários à  e queriam implantar uma . Esse grupo era apoiado por um dos setores mais populares da França - os  - e, juntos, lutaram por outras mudanças sociais depois da revolução. Sentavam-se à esquerda do salão de reuniões.

  • O Erro da I = Federalismo DEFENDE A AUTONOMIA DOS ESTADOS.

    O Erro da III = Politica das Salvações é do HERMES

    Politica das Salvações = Uma vez no poder, deu início à implantação do que ficou conhecido como “política das salvações”, que consistia em intervir militarmente nos estados governados por adversários, que eram substituídos por aliados.

    GAB C.