d) 1946 foi promulgada e retomava os princípios federativos da Carta de 1891, caracterizando-se pelo voto secreto e pela tripartição de poderes.
Incorretas:
a) 1934 foi outorgada, estabelecia o voto secreto, o voto feminino, a justiça eleitoral, a separação de poderes e revogava o federalismo.
Correção: A Constituição de 1934 foi promulgada e não outorgada e não revogou o federalismo.
b) 1891 transformava o país numa república federativa, estabelecia a divisão dos três poderes, o voto aberto e censitário.
Correção: Na Constituição de 1891 o voto não era censitário, mais sim universal para determinados brasileiros (homens maiores de 21 anos, não analfabetos...).
c) 1937 caracterizou-se pela centralização política, subordinação do executivo ao judiciário e pela indicação de interventores dos estados pelo presidente.
Correção: A Constituição de 1937, tinha cunho autoritário, o Poder Executivo subordinaria os demais Poderes.
e) 1967 foi promulgada, caracterizou-se pela proeminência do poder Legislativo e estabelecia a vitaliciedade da Câmara e do Senado.
Correção: A Constituição de 1967 foi outorgada na Ditadura Militar, o Poder Executivo estava acima dos demais Poderes. Não estabelecia a vitaliciedade da Câmara e do Senado.
-CF/1891, inspiração nos EUA, iluminista
-Aproximação com os EUA, Federação também: República Federativa do Brasil, Presidencialismo.
Separou a igreja do Estado (Estado laico).
FIM DO VOTO CENSITÁRIO E INICIO DO UNIVERSAL (+21, exceto: analfabetos, índio, clero, militares de baixa patente e mulheres- voto público e aberto, cabresto).
3 poderes.
Voto aberto.
Fim do senado vitalício.
Constituição de 34. CARACTERÍSTICAS:
Nome do país – Estados Unidos do Brasil
Carta promulgada (feita legalmente).
Reforma Eleitoral – introduzidos o voto secreto e o voto feminino.
Criação da Justiça do Trabalho Leis Trabalhistas – jornada de 8 horas diárias, repouso semanal, férias remuneradas (13 salário só mais tarde, com João Goulart). Foi a de menor duração / já em 1935, Vargas suspendia suas garantias através do estado de sítio. Obs.: Vargas foi eleito indiretamente para a presidência.