SóProvas


ID
751927
Banca
NC-UFPR
Órgão
TJ-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • o problema está no interrogatório, que, como no procedimento ordinário, foi deslocado para o final.
  • a - errada
        Art. 520.  Antes de receber a queixa, o juiz oferecerá às partes oportunidade para se reconciliarem, fazendo-as comparecer em juízo e ouvindo-as, separadamente, sem a presença dos seus advogados, não se lavrando termo.
  • A alternativa A não esclarece se tratar de procedimento especial relativo a crimes e calúnia e injúria... ou o enunciado já estava incompleto ou passaram mal pra cá.
  • Dois Erros:

    c) No processo sumário, o réu será sempre interrogado em primeiro lugar (em último lugar), em audiência que deverá ser realizada no prazo máximo de 10 (dez) dias (30 dias), procedendo-se à oitiva de testemunhas e outras diligências após o interrogatório. 

    Força a todos!
  • uma das 20 questões anuladas pela banca.
  • Da forma que o item "a" está redigido não dá pra saber se a tentativa de conciliação proposta pelo Art. 520 do CPP ocorrerá separadamente entre as partes e o juiz, ao contrário, dá pra interpretar que ela (a conciliação) ocorrerá durante uma audiência (ou seja, as duas partes juntas + o juiz), o que tornaria o item incorreto!
  • Lembrando que a questão pede a alternativa INCORRETA.
     
    Letra A –
    CORRETA (segundo o gabarito oficial) O CAPÍTULO III - DO PROCESSO E DO JULGAMENTO DOS CRIMES DE CALÚNIA E INJÚRIA, DE COMPETÊNCIA DO JUIZ SINGULAR, dispõe no artigo 520: Antes de receber a queixa, o juiz oferecerá às partes oportunidade para se reconciliarem, fazendo-as comparecer em juízo e ouvindo-as, separadamente, sem a presença dos seus advogados, não se lavrando termo.
    Como consequência o referido artigo é aplicável a estes crimes. No entanto, a alternativa o estendeu a todos os crimes de ação penal privada.

    Letra B –
    CORRETAArtigo 525:  No caso de haver o crime deixado vestígio, a queixa ou a denúncia não será recebida se não for instruída com o exame pericial dos objetos que constituam o corpo de delito.
    No processo e julgamento dos crimes contra a propriedade imaterial, no caso de haver o crime deixado vestígio, a queixa ou a denúncia não será recebida se não for instruída com o exame pericial dos objetos que constituam o corpo de delito. Sem a prova de direito à ação, não será recebida a queixa, nem ordenada qualquer diligência preliminarmente requerida pelo ofendido. A diligência de busca ou de apreensão será realizada por dois peritos nomeados pelo juiz, que verificarão a existência de fundamento para a apreensão, e quer esta se realize, quer não, o laudo pericial será apresentado dentro de 3 (três) dias após o encerramento da diligência. Após, profere-se julgamento na forma da síntese exposta, nos atos do juiz singular.
     
    Letra C –
    INCORRETAArtigo 531: Na audiência de instrução e julgamento, a ser realizada no prazo máximo de 30 (trinta) dias, proceder-se-á à tomada de declarações do ofendido, se possível, à inquirição das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa, nesta ordem, ressalvado o disposto no art. 222 deste Código, bem como aos esclarecimentos dos peritos, às acareações e ao reconhecimento de pessoas e coisas, interrogando-se, em seguida, o acusado e procedendo-se, finalmente, ao debate.
     
    Letra D –
    CORRETAArtigo 514: Nos crimes afiançáveis, estando a denúncia ou queixa em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do acusado, para responder por escrito, dentro do prazo de quinze dias.
     
    Os artigos são do Código de Processo Penal.
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Bons estudos!