-
Letra d) - CORRETA
O governo eletrônico tem como prioridade a promoção da cidadania, incentivando a participação e o controle social. Nesse contexto, a facilidade no acesso a informações e a abertura de canais de comunicação via internet possibilita essa valorização do ideal democrático e de cidadania.
a) ERRADA. Ainda não é possível responder às questões dos cidadãos em todas as esferas e em quaisquer órgãos públicos;
b) ERRADA. A inclusão digital ainda é um desafio e objeto de políticas públicas para sua efetivação, Não constitui um benefício gerado pelo e-gov;
c) ERRADA. O governo eletrônico não se insere num contexto de avaliação de desempenho de servidores, no sentido mencionado no item;
e) ERRADA. O pregão eletrônico, realizado mediante o uso dos recursos de tecnologia da informação, se presta à aquisição de bens e serviços comuns, e não todo tipo de compra como o afirmado no item.
-
O que se pretende com o Programa de Governo Eletrônico brasileiro é a transformação das relações do Governo com os cidadãos, empresas e também entre os órgãos do próprio governo de forma a aprimorar a qualidade dos serviços prestados; promover a interação com empresas e indústrias; e fortalecer a participação cidadã por meio do acesso a informação e a uma administração mais eficiente.
Fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/o-gov.br
-
Atenção para as Questões Generalistas: "Quaisquer Orgão", "Todo tipo de compras".......
-
No Brasil, a política de Governo Eletrônico segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais:
1-Junto ao cidadão;
2-Na melhoria da sua própria gestão interna;
3-Na integração com parceiros e fornecedores.
As diretrizes gerais de implantação e operação do Governo Eletrônico
1 - A prioridade do Governo Eletrônico é a promoção da cidadania
2 - A Inclusão Digital é indissociável do Governo Eletrônico
A Inclusão digital deve ser tratada como um elemento constituinte da política de governo eletrônico, para que esta possa configurar-se como política universal. Esta visão funda-se no entendimento da inclusão digital como direito de cidadania e, portanto, objeto de políticas públicas para sua promoção.
Entretanto, a articulação à política de governo eletrônico não pode levar a uma visão instrumental da inclusão digital. Esta deve ser vista como estratégia para construção e afirmação de novos direitos e consolidação de outros pela facilitação de acesso a eles. Não se trata, portanto, de contar com iniciativas de inclusão digital somente como recurso para ampliar a base de usuários (e, portanto, justificar os investimentos em governo eletrônico), nem reduzida a elemento de aumento da empregabilidade de indivíduos ou de formação de consumidores para novos tipos ou canais de distribuição de bens e serviços.
Além disso, enquanto a inclusão digital concentra-se apenas em indivíduos, ela cria benefícios individuais mas não transforma as práticas políticas. Não é possível falar de práticas políticas sem que se fale também da utilização da tecnologia da informação pelas organizações da sociedade civil em suas interações com os governos, o que evidencia o papel relevante da transformação dessas mesmas organizações pelo uso de recursos tecnológicos.
3 - O Software Livre é um recurso estratégico para a implementação do Governo Eletrônico
4 - A gestão do conhecimento é um instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas do Governo Eletrônico
5 - O Governo Eletrônico deve racionalizar o uso de recursos
7 - Integração das ações de Governo Eletrônico com outros níveis de governo e outros poderes
https://www.governodigital.gov.br/EGD/historico-1/historico
-
ENUNCIADO - São benefícios gerados pelo governo eletrônico:
F - a) disponibilidade de atendimento on-line e de uso de comunicação instantânea (chats) para atender questões dos cidadãos em quaisquer órgãos e esferas.
A banca considerou que ainda não existem todos esses canais de atendimento online e de comunicação instantânea para todos os órgãos públicos.
F - b) inclusão digital, já que legalmente os órgãos públicos federais possuem equipamentos informáticos e acessórios para atender necessidades de seus cidadãos.
A inclusão digital ainda está sendo construída, não é uma realidade.
F - c) melhor acompanhamento de performance profissional, visto que o uso de câmeras de vídeo aliada à informática, permite acompanhar o trabalho de servidores.
O governo eletrônico não se presta para uma supervisão eletrônica no estilo “big brother” dos servidores públicos. O objetivo do e-gov não é o controle dos funcionários.
V - d) facilidade no acesso de informações e ampliação de canal de comunicação via internet.
O governo eletrônico realmente facilita a interação do cidadão com o Estado, sendo, assim, um instrumento de promoção da cidadania.
F - e) realização de todo tipo de compras de produtos e serviços, por meio de mecanismo de licitação, o pregão eletrônico.
O pregão eletrônico não é utilizado para todo o tipo de compras, mas apenas dos bens e serviços comuns.
FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
-
Sempre opto pela questão "menos comprometedora" . Na letra A fala de "uso de comunicação instantânea (chats) ". eu não sabia que isso tinha ou não tinha, mas eu sabia que "facilidade no acesso de informações e ampliação de canal de comunicação via internet" , O TEXTO EXATO DA LETRA E, incluiria os tais chats caso existissem ou viessem a existir Portanto, melhor optar pela questão menos comprometedora.