SóProvas


ID
752806
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma rede pode ser entendida como uma malha de interação entre todos os pontos que a delineiam. Tal afirmação destaca a noção de redes organizacionais, que além das relações entre os pontos, possuem outras características. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Letra a) - CORRETA             
                Conforme Paludo (2012, p. 184), "rede é uma estrutura de comunicação e de gestão aberta, dispersiva, dinâmica, moderna e "capaz de se expandir de forma ilimitada": é a estrutura atual das organizações. É um espaço em que as pessoas e grupos interagem, compartilhando ideias e recursos de forma ágil e eficiente, para encontrar soluções para os problemas ou visando alcançar objetivos comuns."
    A partir da definição do autor, pode-se presumir algumas características que excluem a centralização, participação hierarquizada e outras formas tradicionais de controle ou formalização.

    fonte: PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública: teoria e questões. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
  • Esse tipo de questão é simples, em uma rede não se tem:
    - Centralização.
    - Participação hierarquizada.
    Sobrando apenas a letra A
  • Redes organizacionais =>As redes organizacionais se caracterizam por constituir unidades interdependentes orientadas para identificar e solucionar problemas representam uma estrutura celular, não rigorosa e composta de atividades de valor agregado, de empresas que não podem assegurar individualmente as condições de sobrevivência e desenvolvimento requeridas pelo ambiente complexo e dinâmico
  • Discordo do gabarito, apesar de eliminar as outras alternativas pela centralização e hierarquia. Uma rede são pontos interligados de cooperação, então como a participação seria de forma independente?
    Posso estar errado, mas acho que deva ser isso. Agradeceria quem pudesse esclarecer melhor essa questão.
  • Concordo com o Éder,


    Se é uma rede a participação pode ser independente?

    Como uma Rede pode ser independente?

    A única forma de interpretar que encontrei, é entender que eu participo da Rede se eu quiser!!

    Mas, se eu estou em Rede é porque EU Quero!!
  • Participantes independentes, automotivados, não limitados por hierarquias. É o equilíbrio entre a independência de cada participante e a interdependência cooperativa do grupo que dá força motriz a uma rede.

    Ou seja, a participação independente que as alternativas se referem é que o componente da rede participa independentemente de hierarquia. Característica então contrária à participação hierarquizada.

    OBS:  interligação voluntária, propósito unificador, diversidade, transposição de fronteiras são todas características das redes organizacionais também. 


    Fonte: http://blog.tailormadeconsulting.com.br/tailor/2011/06/21/redes-organizacionais-uma-nova-forma-de-gestao/
  • Aguém poderia dar um exemplo de rede organizacional ?
  • Um exemplo de tipo de organização em redes é o sistema de franquias, em que se tem lojas de uma mesma empresa em várias localidades e que estas não disputam mercados entre si.
  • Essa questão podemos acertar po eliminação. Tirando centralização e participação hierarquizada que estão totalmente erradas a considerar uma rede, só resta a letra A.

  • letra "a" é nosso gabarito!

    nenhum traço mecanicista será encontrado na estrutura virtual/redes organizacionais. Partindo deste pressuposto, você conseguiria facilmente eliminar todas as outras letras...

  • Letra A.

    Nunca vi isso antes, mas concordo que a letra A é a única alternativa viável.

  • Gab: A

    O que são redes?

    Redes são sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos, de forma democrática e participativa, em torno de causas afins. Estruturas flexíveis e estabelecidas horizontalmente, as dinâmicas de trabalho das redes supõem atuações colaborativas e se sustentam pela vontade e afinidade de seus integrantes, caracterizando-se como um significativo recurso organizacional para a estruturação técnico e social.

     

    Para que uma rede organizacional exerça todo o seu potencial, é preciso que sejam criados Times de Trabalho que atendam a alguns princípios:

    Existência de um propósito unificador, que pode ser definido como o espírito da rede. Pode ser expresso como um alvo e um conjunto de valores compartilhados pelos participantes, de forma esclarecedora, democrática e explícita.

     

    Participantes independentes, automotivados, não limitados por hierarquias. É o equilíbrio entre a independência de cada participante e a interdependência cooperativa do grupo que dá força motriz a uma rede.

     

    Multiplicidade de líderes, que podem ser caracterizados como pessoas que assumem e mantêm compromissos, mas que também sabem atuar como seguidores. Descentralização, independência, diversidade e fluidez de lideranças são atestados de autenticidade de uma rede que visa à transposição de fronteiras.

     

    Interligação e transposição de fronteiras, sejam elas geográficas, hierárquicas, sociais ou políticas. O alcance dos objetivos e propósitos é prioridade.

     

    As novas formas de gestão baseadas em flexibilidade, trabalho em time, agilidade na distribuição de informações etc., culminaram com o desenvolvimento de organizações articuladas em redes. Estas estão sendo cada vez mais utilizadas, permitindo uma maior troca de informações e cooperação, não só em níveis operacionais, mas também no âmbito estratégico dessas organizações.