SóProvas


ID
752881
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Na mensuração dos ativos a custo corrente os ativos

Alternativas
Comentários
  • O Item 4.55 b do CPC 00 é o fundamento para esta questão (LETRA D). Lembrando que o CPC 00 informa a estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis.
  • Complementando.
    Custo corrente. Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que teriam de ser pagos se esses mesmos ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data do balanço. Os passivos são reconhecidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam necessários para liquidar a obrigação na data do balanço.

  • Apenas a título de comparação e para uma decoreba futura, seguem as definições de acordo com a RESOLUÇÃO CFC Nº 1.374, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2011:

    4.55.Um número variado de bases de mensuração é empregado em diferentes graus e em variadas combinações nas demonstrações contábeis. Essas bases incluem o que segue:

    (a) Custo histórico. Os ativos são registrados pelos montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias (como, por exemplo, imposto de renda), pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.

    (b) Custo corrente. Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que teriam de ser pagos se esses mesmos ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data do balanço. Os passivos são reconhecidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam necessários para liquidar a obrigação na data do balanço.

    (c) Valor realizável (valor de realização ou de liquidação). Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que poderiam ser obtidos pela sua venda em forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos seus montantes de liquidação, isto é, pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações.

    (d) Valor presente. Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado, dos fluxos futuros de entradas líquidas de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações. Os passivos são mantidos pelo valor presente, descontado, dos fluxos futuros de saídas líquidas de caixa que se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.

  • CUSTO CORRENTE- Ativos são reconhecidos pelo valor em caixa ou equivalente de cx, teriam de ser pagos nas datas das Demonstrações Contábeis. Passivos são reconhecidos pelos valores em cx/equivalentes de cx não descontados, necessários para liquidar as obrigações na data das demonstrações;

    VALOR REALIZÁVEL- Ativos reconhecidos pelo valor da venda no curso normal das atividades. Passivos pelo valor a liquidar as obrigações não descontados no curso normal das atividades;

    VALOR PRESENTE- Ativos pelo valor presente descontados do fluxo futuro de caixa. Passivos pelo valor presente descontados do fluxo de caixa futuro; 

    VALOR JUSTO- Valor pelo qual um ativo possa ser trocado ou um passivo liquidado entre partes conhecedoras do negócio em uma transação sem favorecimento;

    ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA- Reflete os efeitos da perda do poder aquisitivo da moeda nacional. Ajuste do valor. A moeda, embora expresse medida de valor, não representa unidade constante de poder aquisitivo.