SóProvas


ID
752887
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

O ativo não circulante é composto por:

Alternativas
Comentários
  • Resposta e): ATIVO NÃO CIRCULANTE: O ativo não circulante compreende os seguintes subgrupos: ativo realizável a longo prazo, os investimentos, os ativos imobilizados e os ativos intangíveis. Ativo Realizável a Longo Prazo: No Ativo Realizável a Longo Prazo são classificados os direitos realizáveis após o término do exercício social subseqüente (pessoais ou reais), assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes do lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia.Investimentos: São as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção das atividades da companhia. Exemplos: obras de arte, imóveis para aluguel. .3. Imobilizado São os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens. Exemplos: imóveis de uso, veículos de uso. Intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido
  • Faltou apenas mencionar que a resposta foi retirada do  Art. 178 §1, inciso II da Lei 6404/76

  • Ativo não circulante - São incluídos neste grupo todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.
    O Ativo Não Circulante será composto dos seguintes subgrupos:
    Ativo Realizavel a longo Prazo, Investimentos, Imobilizado, Intangível

    Item E
    Ativo Realizável a Longo Prazo -
    De uma forma geral, são classificáveis no Realizável a Longo Prazo contas da mesma natureza das do Ativo Circulante, que, todavia, tenham sua realização certa ou provável após o término do exercício seguinte, o que, normalmente, significa realização num prazo superior a um ano a partir do próprio balanço.As despesas apropriáveis após o exercício seguinte também são classificadas no Ativo Realizável a Longo Prazo.
    Os direitos não derivados de vendas, e adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da empresa, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da empresa, serão classificados no Ativo Realizável a Longo Prazo.
    Investimentos - No subgrupo Investimentos do Ativo Não Circulante devem ser classificadas as participações societárias permanentes, assim entendidas as importâncias aplicadas na aquisição de ações e outros títulos de participação societária, com a intenção de mantê-las em caráter permanente, seja para se obter o controle societário, seja por interesses econômicos, entre eles, como fonte permanente de renda.
    Imobilizado - O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). O imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.
    Intangível - Os ativos intangíveis compreendem o leque de bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.Trata-se de um desmembramento do ativo imobilizado, que, a partir da vigência da Lei 11.638/2007, ou seja, a partir de 01.01.2008, passa a contar apenas com bens corpóreos de uso permanente.Como exemplos de intangíveis, os direitos de exploração de serviços públicos mediante concessão ou permissão do Poder Público, marcas e patentes, softwares e o fundo de comércio adquirido.
     http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/estruturabalanco.htm  

     

  • Ativo Não Circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos,imobilizado e intangível.

    Ativo Realizável a Longo Prazo: composto pelos direitos que serão recebidos após otérmino do exercício seguinte, isto é, após 12 (doze) meses. Exemplo: duplicatas a receber(+ 12 meses), empréstimos a sócios. Independente do prazo, ainda são classificadas neste grupo, de acordo com a Lei nº6. 404/76, as seguintes contas: adiantamentos a sócios, adiantamentos a acionistas, empréstimos a coligadas, empréstimos a controladas, etc. Nas contas do Realizável a Longo Prazo,deve-se verificar se os saldos estão suportados pordocumentos hábeis e planilhas de controle dos créditos. Exemplo: se o pagamento docontrato de mútuo está suportado por recibo, contrato etc., bem assim, em planilhas deapropriação de encargos financeiros.Investimentos: são todas as aplicações de recursos que não tem por finalidade oobjetivo principal da entidade. Ex: imóveis para aluguel, terrenos para expansão, ações emoutras empresas, participação em empresas coligadas, participação em empresascontroladas e obras de arte. Observação: A partir de 04.12.2008, o grupo Ativo Permanente deixou de existir, porocasião da MP 449/2008, art. 36, que alterou o art. 178 da Lei 6.404/76, assim o sub grupode investimentos passou a ser classificado nas contas do Ativo Não Circulante