SóProvas


ID
7540
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Decreto nº 1.171/1994 (Código de Conduta do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), é vedado ao servidor público:

I. valer-se do cargo para lograr proveito pessoal.

II. desviar servidor público para atendimento a interesse particular.

III. fazer uso, em benefício próprio, de informação privilegiada obtida em razão do cargo.

IV. manter consigo, fora da repartição onde exerce suas funções, o computador portátil (notebook) que recebeu para uso no interesse do serviço.

Estão corretos os itens:

Alternativas
Comentários
  • no caso do item IV:

    o servidor não pode retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem
    pertencente ao patrimônio público;

    na questão,a idéia é de que o servidor está legalmente autorizado a usar o notebook,portanto o item está errado.
  • Bom, eu interpretei que o item IV está certo por causa do "no interesse do serviço", mas pra não instigar dúvidas o ítem deveria falar em "legalmente autorizado".

  • Eu também interpretei no sentido de que prevalece o interesse do serviço, uma vez que o servidor legalmente autorizado a portar o notebook pode estar de férias, com o equipamento em casa, prejudicando o serviço público já que o pc deveria estar sendo utlizado por outro servidor.


  • Complicada mesmo esta questão. Só resta inferir da última oração que o servidor esteja utilizando o notebook fora da repartição para ser utilizado em assuntos relacionados ao serviço, inferindo inclusive que foi dada a devida autorização.
  • Da primeira vez q respondi a questão achei q estivesse errada mas não está. " Manter consigo, fora da repartição onde exerce suas funções, o computador..."
    Se houvesse uma vírgula após "repartição" o sentido da frase seria que o local onde exerce suas funções seria a repertição. Como está sem vírgula, a ideia é que ele exerce suas funções FORA da repartição.
    Espero ter ajudado!
  • Errei a questao por descuido. Foi uma pegadinha. Todos partimos do pressuposto de que nao se pode retirar nada da reparticao (para uso pessoais), mas bastava perceber que, a funcionalidade maior de um notebook e o transporte, a mobiidade, uma vez dado com vista ao interesse publico o servidor poderia conduzi-lo para FORA da reparticao (nao disse para sua casa, seu lazer, etc...) o mesmo poderia esta em outro local qualquer a mando resolvendo problemas da entidade.
  • ERRADO O ITEM (IV)

    Lei. nº8112/90, art.117. Ao servidor é proibido:

    (...)

    II- retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;

    (...)

    Diante do exposto, infere-se que, caso o servidor esteja com um (notebook) da Administração, logicamente ele foi autorizado pelo seu superior hierárquico.

     

    Que Deus nos Abençoe !

  •  XV - E vedado ao servidor público;

            a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

            b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

            c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

            d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

            e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

            f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

            g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

            h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências;

            i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos;

            j)desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

            l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

            m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;

            n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

            o) dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana;

            p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

  • IV. manter consigo, fora da repartição onde exerce suas funções, o computador portátil (notebook) que recebeu para uso no interesse do serviço.

    Vamos supor que o servidor em tela em um grande de um órgão.. ele recebe um notebook (computador portátil) da administração pública, logo ele ficou com o notebook pois foi AUTORIZADO pela administração.. não querendo a adm que o rapaz leve com ele onde for o pc da a ele um desktop e coloca na administração mesmo né..

    conduta então não vedada, assim pensei..
  • A questão não está blindada de forma que a opção 4 esteja como quer a banca.  Ainda que sutilmente, o examinador deveria fazer menção sobre poder ou não retirar o bem da repartição como assim o fazem em outras questões. O fato de um bem ser portátil, não o caracteriza poder ou não ser retirado da repartição pública, não é mesmo? O fato de exercer funções fora da repartição, não quer dizer que o computador também deva estar. O bem pode ser pra uso somente dentro da repartição após visitas ou trabalhos externos.   

    Acho que essa questão está na cota das que a banca deixa de passível anulação para manipulação do gabarito e colocação dos candidatos. 

    CABE RECURSO!!!

  • Gabarito "A"

    Mas convenhamos que tem que se fazer muuuuito malabarismo para aceitar essa alternativa como a correta porque de acordo com o Decreto 1.171/94 a alternativa correta teria que ser a "E"
    Vejamos:  XV - É vedado ao servidor público;  l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

    Ora, onde é que na questão exposta diz que o servidor FOI AUTORIZADO? 
    A questão diz apenas que o servidor recebeu o notebook para uso de interesse do serviço, convenhamos que TUDO o que está ao dispor de um servidor público para a execução da sua função (computador, mesa, ventilador, etc.) É DE INTERESSE DO SERVIÇO e nem por isso o servidor pode levar para casa sem autorização.
  • Pensei da mesma forma, Pedro.

  • BEM GENTE ESSA QUESTÃO CABE RECURSO CONCERTEZA E  CONFESSO AQUI SE ESSA QUESTÃO CAIR NOVAMENTE EU AINDA ASSIM MARCARIA A LETRA E e se a banca considerasse errada eu ia  meter recurso isso vai de encontro o que o decreto diz em seu texto ou seja pode até retirar o objeto agora tem que estar legalmente autorizado.

  • Com certeza cabe recurso... e mais marcaria sim a opção E


  • CONFESSO QUE CONSIDEREI COMO REGRA GERAL O ITEM ''IV'' SABENDO QUE A EXCEÇÃO É QUANDO O SERVIDOR FOI DEVIDAMENTE AUTORIZADO PELA AUTORIDADE COMPETENTE... NA OMISSÃO DA NORMA O DEVER É DE NÃÃÃO FAZER! (mas dei-me mal! rsrs)


    GABARITO ''A''

  • Difícil saber o que se passa na cabeça das pessoas que fazem as provas. Essa questão privilegia quem não estudou e foi pela lógica. Quem estudou e se apegou no estar legalmente autorizado se lascou.

  • Servidor não pode retirar da repartição, sem autorização, documento livro ou pertence público. IV com certeza é uma vedação

  • Não podemos supor isso ou aquilo em uma questão.. Devemos analisar o que está escrito. No caso do item IV, não mostra se o servidor está autorizado ou não para retirar o objeto do local. 


    Eu ainda discordo do gabarito e considero a IV como verdadeiro. Pois, se formos para o lado da suposição, eu posso supor que o funcionário recebeu o notebook para fins públicos e levou para casa para uso pessoal...


    Passível de anulação.

  • Povo procurando cabelo em ovo, só pode.

    Prestem atenção no enunciado... e façam uma pergunta; qual está ou não está de acordo com decreto...IV não está.
  • De fato, a questão é confusa. "Acertei" o gabarito, porém concordo com a massa inconformada, rs. Tô atrás de aprender o certo.

    Vejamos, se na questão está claro que ele exerce suas funções NA repartição (sem deixar/citar margem para trabalho externo), e também está claro que mantém com ele o tal do notebook FORA da repartição onde realiza suas funções... ,só é possível concluir que a alternativa esta errada.

    Ele não foi autorizado; recebeu o notebook para uso do serviço, e realiza o serviço na repartição(local especifico conforme alternativa) e está fora da repartição, logo... kkkkkk.. vamo que vamo!

  • A questão é clara é só interpretar:

    1) Ela diz que ele exerce suas funções na repartição;

    2) Diz que ele recebeu o notebook para uso no interesse público;

    3) Logo se ele SÓ exerce suas funções na repartição  e ele recebeu o notebook para realizar NÃO os seus interreses mas o do interesse público por que ele está levando o notebook????

    Gabarito E

  • questão mau elaborada e totalmente passível de anulação

  • errei essa

  • Gab. A

    Quanto ao Item IV: manter consigo, fora da repartição onde exerce suas funções, o computador portátil (notebook) que recebeu para uso no interesse do serviço.

    XV - É vedado ao servidor público;

    j) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

  • O item IV está mal escrito dando margem para ambiguidade:  manter consigo, fora da repartição onde exerce suas funções ( ONDE ELE EXERCE A FUNÇÃO? FORA DA REPARTIÇÃO OU NA REPARTIÇÃO.) o computador portátil (notebook) que recebeu para uso no interesse do serviço. Questão que eu recorreria na hora.

  • Discordo do Gabarito.

    Fui de opção (E)

  • GABARITO - A

    XV - É vedado ao servidor público;

    j) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.

    Precisa estar legalmente autorizado.