SóProvas


ID
754099
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O DNS (Domain Name System) possui diversos tipos de registros para armazenar as informações de forma estruturada. Os registros que são utilizados para vincular um domínio ou subdomínio a um nome em um endereço IP, e o utilizado para a criação de um alias (apelido) para um servidor, são conhecidos, respectivamente, por registros

Alternativas
Comentários
  • Um registro de nome canônico ou CNAME é o DNS equivalente a um atalho do Microsoft Windows ou a um alias do Apple Mac. Um registro CNAME é um alias do registro Endereço (A) que mapeia um endereço IP para o servidor de destino.
  • Registro CNAME

    O nome canônico ou os registros CNAME vinculam um nome alias a outro nome de domínio canônico. Por exemplo, alias.exemplo.com poderia estar vinculado a exemplo.com. Você precisará utilizar registros CNAME se quiser configurar um URL personalizado para serviços específicos do Google Apps ou um Google Site (como sites.seudominio.com).


    Registro A

    O endereço ou registros A (também conhecidos como registros do host) são os registros centrais de DNS. Esses registros vinculam um domínio a um endereço IP.


    Registro MX

    Os registros Mail Exchange (MX) direcionam e-mails aos servidores de um determinado domínio. Vários registros MX podem ser definidos para um domínio, cada um deles com uma prioridade diferente, em que o número menor indica a prioridade mais alta. Caso o e-mail não possa ser entregue usando o primeiro registro de prioridade, o segundo registro será usado e assim sucessivamente.


    Registro TXT

    Os registros de texto ou TXT podem conter textos arbitrários, mas também podem ser usados para definir textos legíveis por máquina. Os registros TXT são usados principalmente com o Google Apps para fins de confirmação de propriedade de um domínio. Além disso, você precisará usar registros TXT para implementar métodos de prevenção de abuso de e-mail, como SPFDKIM ou DMARC.


    Registro NS

    Os registros de servidor de nomes (NS) determinam quais servidores comunicam informações do DNS para um domínio. Geralmente, um domínio possui registros de servidor de nomes principais e secundários. Se você usa o Google Apps, poderá configurar os registros NS junto a seu registrador ou serviço de hospedagem de domínios de modo que apontem para os servidores do Google para consultas do DNS.
    (Fonte: http://support.google.com/a/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=48090)

  • Existem diversos tipos diferentes de registros DNS disponíveis, no entanto, abaixo serão mostrados apenas os que significam os mais comuns de serem encontrados durante o gerenciamento de um domínio:
    • A- O A, também conhecido por hostname, é o registro central de um DNS, ele vincula um domínio ou subdomínio a um endereço IP direto.
    • AAAA- Executa a mesma função de A, porém, para um endereço IPv6.
    • NS- Name Server (Servidor de Domínio), especifica servidores DNS para o domínio ou subdomínio. Pelo menos, dois registros NS devem ser definidos para cada domínio. Geralmente, um principal e outro secundário.
    • CNAME- Significa Canonical NAME. Especifica um apelido (alias) para o hostname (A). É uma forma de redirecionamento.
    • MX- Sigla para Mail eXchanger. Aponta o servidor de e-mails. Pode-se especificar mais de um endereço, formando-se assim uma lista em ordem de prioridade para que haja alternativas no caso de algum e-mail não puder ser entregue.
    • PTR- PoinTeR, aponta o domínio reverso a partir de um endereço IP.
    • SOA- Start Of Authority. Indica o responsável por respostas autoritárias a um domínio, ou seja, o responsável pelo domínio. Também indica outras informações úteis como número serial da zona, replicação, etc.
    • TXT- Refere-se a TeXT, o qual permite incluir um texto curto em um hostname. Técnica usada para implementar o SPF.
    • SPF - Sender Policy Framework, é uma tentativa de controle de falsos e-mails. Permite ao administrador de um domínio definir os endereços das máquinas autorizadas a enviar mensagens neste domínio.
    • SRV - Abreviação de SeRVice, permite definir localização de serviços disponíveis em um domínio, inclusive seus protocolos e portas.

    Alternativa: C