SóProvas


ID
755623
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A lesão ocular que com maior frequência está associada ao efeito Joule da corrente elétrica é:

Alternativas
Comentários
  • Efeito Joule:

    É a transformação de energia elétrica em calor (p.ex. o que ocorre com o ferro de passar roupa) e que pode causar queimaduras de todos os graus – a morte será denominada de fulguração (essa é a nomenclatura utilizada pelo Prof. Higino Hercules, que denomina de fulguração a morte produzida por energia elétrica natural – raios – ou industrial). Concursos fora do Rio de Janeiro: o restante da doutrina adota a nomenclatura fulguração (quando é causada por energia elétrica natural e não há morte) e fulminação (quando é causada por energia elétrica natural e há morte – Genival Veloso França).

     

    A passagem que a corrente elétrica influenciará diretamente na eletroplessão (lesão causada pela energia elétrica). Se a corrente elétrica passar pelo tronco encefálico, a morte se dará por parada cardiorrespiratória, pois atingirá diretamente o sistema nervoso. Caso a corrente elétrica passe pelo tronco, pode causar o espasmo muscular dos músculos do tórax, fazendo com que a pessoa não consiga fazer o movimento de respiração, caso não se desvencilhe da corrente elétrica poderá morrer por parada respiratória periférica.

     

    (i) fibrilação ventricular: ocorre quando uma corrente de baixa amperagem (10 a 50 aM) atinge o coração causando uma desorganização do ritmo cardíaco, isso ocasiona um batimento cardíaco ineficiente que não consegue bombear o fluxo sanguíneo. A fibrilação ventricular somente poderá ser percebida se o individuo estiver sendo monitorado por um monitor cardíaco, fora isso, não há como diferencia-la de uma parada cardíaca – o que poderá acontecer é a aparição do sinal de Jelinek que, associado à “parada cardíaca”, poderá indicar a ocorrência da fibrilação ventricular.

     

    (ii) choque cardiogênico: sem um bombeamento cardíaco eficiente, a pressão arterial não se mantem e pode atingir níveis mínimos, causando um estado de choque cardiogênico, onde não há pulsação arterial, nem periférica ou central. O sangue não circula por impotência do coração ou devido a sua falta, em decorrência de uma hemorragia, por exemplo.

     

    (iii) eletroperfuração: é a grave modificação no diâmetro dos polos das membranas celulares, em razão da passagem de corrente elétrica, causando a alteração da semipermibilidade e podendo levar à morte.

     

    (iv) fenômenos oculares: a modificação no diâmetro dos polos das membranas celulares, em razão da passagem de corrente elétrica, causando a alteração da semipermibilidade causandoe, alguns casos, conjuntivite ou catarata tardia.

     

    FONTE: Sinopse Juspodvum 2016 - Wilson Palermo - Pág. 158 / Caderno Aulas Roberto Blanco

  • O sentido mais comprometido nos acidentes elétricos é o da visão. São descritas lesões causadas tanto pelo efeito Joule (térmico) da corrente (CATARATA TARDIA - calor produzido seria capaz de alterar a estrutura do cristalino) quanto pela ação luminosa dos arcos voltaicos (ceratite - inflamação da córnea por lesão do seu epitélio).

    Fonte: Hygino de Carvalho Hercules

  • Obviamente eu não sei responder essa desgraça ai.

  • Medicina legal é uma zona ! Cada autor fala uma coisa, cada pessoa que descubre algo coloca um nome diferente pra cada achado; Tá difícil ! Rsrs