SóProvas


ID
756049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Tendo em vista que a presença de bens públicos, externalidades, informações assimétricas e mercados imperfeitos justificam a intervenção do Estado na economia, julgue os itens que se seguem.

Um bem público puro não possui rivalidade no seu consumo, e seu custo marginal é zero.

Alternativas
Comentários
  • Nem todo bem público é obrigatoriamente fornecido pelo Governo, exemplo disso é a aquisição de uma TV por um grupo de colegas de quarto de uma república de estudantes. A TV, neste caso, é um bem público pois é ao mesmo tempo não-rival e não-exclusivo, isto é, oferece benefício aos estudantes a um custo marginal zero, e ninguém é excluído da possibilidade de usufrui-la.
  • Bem público puro, é  um   bem  cujo  consumo  não  é  rival  e  cuja  exclusão  não  é  desejável  (por oposição  aos  bens privados). A  não  rivalidade é a característica de dois ou mais consumidores poderem consumir  uma  mesma  unidade  do  bem (consumo conjunto), ou seja, o consumo  do  bem  por um consumidor não reduz a quantidade disponível para consumo desse bem por outro consumidor. A exclusão não ser desejável é a característica inerente ao fato de não existirem custos adicionais em ter um consumidor extra.

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
     
  • Bens públicos são não-excludentes ( fornecedor não pode impedir o consumo do bem por pessoas que não pagam por ele) e não-rival ( quando mais de uma pessoa pode consumir a mesma unidade do bem ao mesmo tempo).
  • Bem público puro tem duas características que o define, ele não é rival nem excludente. Quando dizemos que o bem público puro não é rival significa que o custo da prestação de uma unidade para uma pessoa é zero, ou seja, se esse bem for custo marginal zero para sociedade sendo esse bem doado um usuário adicional, não implicará em prejuízo para ninguém. Se uma unidade fornecida a um agente adicional não impede que outro agente utilize também, então não existe custo marginal de fornecer esse unidade para um agente adicional. Bem Excludente significa que que ninguém pode ser impedido de consumir um bem que já foi produzido. Exemplos são de bens públicos puros: defesa nacional, farol, escola pública e hospitais públicos

  • Para quem não tem acesso a resposta, Gaba: CERTO

  • Escolas públicas e hospitais públicos, pela doutrina mais balizada, são cosnderados bens semi-públicos ou meritórios.