-
CORRETO
Atualmente a geografia econômica situa-se na fase conhecida como pós-fordista (ou toyotista). A palavra chave, como propõe o enunciado, é a desconcentração, ocasionada, entre outras, pelas deseconomias de aglomeração. Esse complexo movimento global traz consequências diversas -- entre elas, as sugeridas pela questão: alterações na economia, no PIB e na configuração da população.
-
É correto
afirmar que tem havido um processo de desconcentração econômica no Brasil, o
que implica mudanças na participação das regiões e no fluxo migratório. Exemplo
disso é o fluxo migratório de retorno que tem sido observado em relação a
nordestinos que voltam para suas terras natais. Antes, o fluxo era quase
exclusivamente do Nordeste para grandes centros do Sudeste, com predominância
para São Paulo. Entretanto, é importante destacar que a desconcentração foi, em
grande medida, concentrada. Isso se explica porque grande parte das atividades
econômicas, principalmente da indústria, deslocou-se de grandes centros urbanos
no Sudeste para cidades menores do próprio Sudeste ou do Sul, onde os custos
são menores, mas ainda há infraestrutura e recursos humanos qualificados que
permitem a continuação do sistema produtivo.
A questão está certa.
-
O Brasil passa por um processo de desconcentração econômica, inclusive da atividade
industrial. A participação de São Paulo e do Sudeste na composição do PIB nacional diminui, ao
mesmo tempo que cresce a participação de todas as demais regiões. Essa desconcentração também
faz diminuir a quantidade de migrantes que se dirige para o Sudeste. Proporcionalmente o Centro-
Oeste é a região brasileira que mais tem recebido migrantes.
Gabarito: Certo
-
onde ha essa desconcentração economica pelo pais ?? ta d brincadeira esse examinador. temos uma desconcentraçao sim, mas pontual.
-
Gabarito: CORRETO
O processo de desconcentração econômica que ocorre pelo país atualmente é fruto, principalmente, do fenômeno da desconcentração industrial ocorrida nos últimos anos. A desconcentração industrial foi incentivada pelo Governo Federal através de ações que tinham por finalidade promover a democratização no espaço industrial do país, visto que as indústrias se concentravam apenas nas regiões Sul e Sudeste. Para isso, o Estado criou superintendências e deu permissão aos governos estaduais para fornecerem incentivos fiscais às indústrias para que estas se instalassem em seus territórios, gerando a tão conhecida guerra fiscal.
Com o processo de redistribuição das atividades industriais pelo Brasil, inúmeras regiões, antes estagnadas economicamente, passaram a ter uma economia mais dinâmica e robusta, contribuindo para o aumento do PIB brasileiro. Além disso, a criação de novos postos de trabalho e a perspectiva da geração de emprego tornaram estas áreas atrativas para migrantes vindos de outros locais, dinamizando, assim, o fluxo migratório do país.
TECCONCURSOS
-
Essa questão é uma aula!
-
é o fluxo migratório de retorno
que tem sido observado em relação a nordestinos que voltam para suas terras natais. Antes, o fluxo era quase exclusivamente do Nordeste para grandes centros do Sudeste, com predominância para São Paulo. Entretanto, é importante destacar que a desconcentração foi, em grande medida, concentrada. Isso se explica porque grande parte das atividades econômicas, principalmente da indústria, deslocou-se de grandes centros urbanos no Sudeste para cidades menores do próprio Sudeste ou do Sul, onde os custos são menores, mas ainda há infraestrutura e recursos humanos qualificados que permitem a continuação do sistema produtivo.
Comentário do professor.
gab : c