SóProvas


ID
756367
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As principais diferenças entre uma célula animal e uma vegetal, no contexto morfológico, podem ser resumidas como:

Alternativas
Comentários
  • Assim como todos os eucariotas, as células vegetais possuem membrana plasmática, material genético delimitado por um envoltório nuclear denominado carioteca e, imersas no citoplasma, diversas organelas membranosas e não membranosas que desempenham os papéis vitais e funcionais da célula. Entretanto, elas possuem diferenças quando comparadas às outras células eucariontes, as animais.

    Uma das diferenças entre as células animais e vegetais é um plastídio responsável pelo processo de fotossíntese. Essa organela é chamada de cloroplasto. Os plastídios são organelas membranosas grandes e compostas por duas membranas, uma interna e outra externa. Essas estruturas podem ter pigmentos não fotossintetizantes, os cromoplastos, ou não pigmentadas, os leucoplastos. No caso da fotossíntese das células vegetais, o plastídio em questão se trata do cloroplasto, um plastídio pigmentado na cor verde por uma substância denominada clorofila.

    parede celular é uma estrutura ausente nas células animais e presente nas células vegetais. Elas se tratam de um envoltório semi-rígido externo à membrana plasmática composto, basicamente, de celulose. Esse envoltório, também conhecido como membrana celulósica, tem como principais funções a proteção e a estabilidade da forma da célula. Isso ocorre porque a rigidez dessa estrutura protege a célula contra impactos e lesões (proteção mecânica) e, a associação externa à membrana, faz da parede uma barreira protetora contra infecções e ataques de outros organismos (proteção física). Essa mesma característica, a rigidez, é o que desencadeia a estabilidade da forma e do tamanho da célula. Isso ocorre porque esse envoltório proporciona à célula a capacidade de suportar as pressões dos meios interno e externo que alterariam suas características.

    De maneira geral, existem determinados níveis de comunicação entre as células, ou seja, existe a transferência ou movimento de substâncias de uma célula para outra. Enquanto nas células animais essa comunicação é feita através das junções comunicantes, nas células vegetais isso é feito por meio dos plasmodesmos. Essas estruturas são regiões periféricas em que não há depósito de celulose – parede celular-, o que acaba por formar pequenos tubos que conectam uma célula à sua adjacente. Assim, são os plasmodesmos que conferem a possibilidade de haver intercâmbio de moléculas de uma célula à outra.

    Há duas outras características que são bem claras na diferença dos grupos. As células, de maneira geral, têm a capacidade de realizar uma reserva de energia na forma de algum açúcar complexo. No caso dos vegetais, o polissacarídeo é o amido, já nos animais, a forma de reserva se trata do glicogênio. A outra, e última, se trata do tamanho dos vacúolos citoplasmáticos. Ambos os grupos têm essa estrutura, entretanto nas células vegetais os vacúolos são, geralmente, grandes, podendo atingir a maior parte do volume celular, enquanto nas dos animais ele é bastante diminuto.

    Fonte: www.infoescola.com (grifos meus)

  • Rapaz essa veio na memória do cursinho ainda kkkk deve ter >10a