-
Para acertar basta lembrar que os STRs são avaliados nas regiões hipervariáveis não codificantes do DNA, onde teremos vários alelos, já os polimorfismos são avaliados nas regiões codificantes dos genes (bialélica).
-
Explicação do Danilo está equivocada.
SNPs e STRs podem ocorrer tanto em regiões codificantes, quando em regiões não-codificantes.
A explicação é que enquanto o STR é um polimorfismo de repetição, ou seja, a pessoa pode ter a mesma sequência de bases se repetindo 1, 2, 3, 4, 5.. n vezes, o SNP é um polimorfismo de sequência, é pontual (uma só base difere entre os alelos). Ou seja, o máximo de alelos que você pode ter de um determinado marcador SNP são quatro (um para cada base nitrogenada). Só que a probabilidade de ocorrência de uma segunda mutação no mesmo ponto (pra produzir o terceiro alelo), e uma terceira mutação (pra produzir o quarto alelo) é muito pequena, por isso a maioria dos SNPs é bialélico.
-
a) à grande ocorrência de mutações pontuais no DNA, principalmente nas regiões não codificantes do DNA.ERRADO: os SNP sofrem bem MENOS mutações em comparação aos STR.
b) aos STRs, que são multi-alélicos, ao passo que SNPs são em geral bi-alélicos. CORRETO.
c) às frequências populacionais de SNPs serem bem menores que as de STRs. ERRADO: os SNP possuem frequência ELEVADA, pois a cada 300 a 1.000 pb é possível achar um SNP.
d) à amplificação de SNPs produzirem fragmentos de DNA maiores que os STRs.ERRADO: os SNP produzem amplicons de no máximo 100 pb, enquanto que os STR produzem amplicons de 100 a 400 pb.
e) aos SNPs, que são muito raros e sua detecção requerer o sequenciamento de DNA. ERRADO: a maior parte dos polimorfismos encontrados em humano são SNP.
Bons estudos.