SóProvas


ID
756544
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Tanto o teste de Kastle-Meyer (fenolftaleína) quanto o teste do luminol (3-amino-ftalhidrazida) dependem de reações de oxidação.

Essas reações são catalisadas:

Alternativas
Comentários
  • O Teste Kastle - Meyer é um exame utilizado para detectar a possível presença de hemoglobina através da atividade da peroxidase da hemoglobina presente no sangue que catalisa a oxidação da fenolftaleína (a forma reduzida da fenolftaleína que é incolor) em fenolftaleína, que é visível através de uma cor rosa brilhante. O teste Kastle-Meyer é uma forma de teste de sangue catalítico, sendo um dos principais tipos de exames forenses comumente empregadas pelos laboratórios de criminalistica na identificação química do sangue.
  • GAB: LETRA D

    Quando o luminol e o peróxido de hidrogênio reagem, emitem uma luz de coloração azul fluorescente. No entanto, como essa reação é muito lenta, não é possível observá-la somente com a mistura dos dois. Em contato com o sangue, em contrapartida, o ferro da hemoglobina atua como catalisador e acelera essa reação, bastando cinco segundos para a luz radiante aparecer. Por isso, quando a solução de luminol é borrifada sobre algum local com sangue, observa-se uma quimioluminescência.

    O luminol é muito utilizado em perícias criminais a fim de identificar sangue no local do crime. Mesmo que o local ou outros itens, como roupas, carpetes, etc., tenham sido lavados antes, as fibras do tecido absorvem partes do composto de ferro e ainda assim o local é “iluminado” pelo uso do luminol. Com o local escuro, é possível ver bem os pontos azuis que indicam a presença de sangue.