I. O recurso de multitarefa refere-se à capacidade do sistema de armazenar vários processos na memória e executá-los de forma concorrente, o que não implica necessariamente em multiprocessamento.
Certo. Na verdade, o processador atribuir fracções de tempo aos programas em execução, dando a impressão de multiprocessamento(um processador pra cada processo). Multiprocessamento poderia ser alcancado em maquinas com dois ou mais processadores.
II. O recurso de multitarefa pode ser cooperativo ou preemptivo. Se a multitarefa é cooperativa, o sistema aloca o processador a um processo que executa até devolver voluntariamente o processador ao sistema ou até fInalizar.
Certo. Existem basicamente dois tipos de multitarefa, preemptiva(onde ha protecao de memoria) e cooperativa(onde nao ha protecao).
Na multitarefa cooperativa cada aplicativo usa os recursos do processador por um certo tempo, passa para outro programa e espera novamente chegar sua vez. A alternância entre os programas não é comandada pelo processador, e sim pelos próprios aplicativos. Assim, um aplicativo mal comportado poderia monopolizar o processador, ou invadir áreas de memória de outros aplicativos( Experimente tentar fazer dois irmãos dividirem os mesmo brinquedo; pode funcionar durante um certo tempo, mas uma hora um não vai querer deixar o outro brincar e vai sair briga).
Ja na preemptiva quem atribui recursos aos processos eh o proprio processador, de acordo com alguma politica de escalonamento de processos, como ex, dando fatias de tempo a cada um, e com protecao de de memoria.
III. Microsoft Windows XP e Microsoft Windows 7 são sistemas operacionais projetados para estações de trabalho e não suportam a multitarefa preemptiva, apenas na modalidade cooperativa.
A partir do Win95, a multitarefa preemptiva foi adotada por padrão.