SóProvas



Questões de Estrutura do Sistema Operacional


ID
27235
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Exonúcleos e monolíticos são nomes atribuídos

Alternativas
Comentários
  • Os exonúcleos, também conhecidos como sistemas operacionais
    verticalmente estruturados, representam uma aproximação radicalmente nova ao desenvolvimento de sistemas peracionais.
  • Sistema Monolítico – É o mais utilizado. Não há estruturação, qualquer procedimento pode chamar outro procedimento (se este oferecer alguma computação util).

    Sistema de Camadas – É dividido. Vários processos sendo executados ao mesmo tempo em um único processador.

    Máquinas virtuais – Cópia exata do hardware. Multiprogramação e interface mais conveniente do que a que o hardware exposto oferece. (Sistema Batch e CMS – Conversation Monitor System).

    Exonucleos – Clone de uma máquina, recursos alocados individualmente, sem transparência.

    Modelo Cliente-Servidor – Divisão do processamento em módulos e processos distintos.É equilibrado entre cliente (obtém dados) e servidor (manutenção de informação).
    Síncrono (o cliente é suspenso até que a resposta chegue) e Assíncrono (o cliente envia a mensagem e continua).
  • Exonúcleo é um paradigma de implementação em que existe em um núcleo simples que faz gerência de recursos do sistema e um conjunto de bibliotecas que implementam a abstração de um sistema operacional. O aplicativo pode utilizar diretamente os recursos dos dispositivos do sistema ou pode utilizar bibliotecas de software e são capazes de compartilhar o mesmo hardware simultaneamente, similarmente a uma máquina virtual. A diferença é que em um sistema exonúcleo o hardware é alocado previamente, não podendo ocorrer o acesso indevido de outro sistema.

  • Letra E.

    Além delas, temos a Arquitetura de Camadas, Micronúcleo (MicroKernel) e Cliente-Servidor.

  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed

  • às estruturas de sistemas operacionais.


ID
32707
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A pasta documentos de um servidor com Windows Server 2003 foi compartilhada como Docs$. As permissões da pasta foram definidas da seguinte maneira:
Docs$ com permissões compartilhadas de pasta:
Todos – Controle total.
Pasta documentos com permissões NTFS: Usuários autenticados – Leitura, gravar; Gerentes – Modificar; Administradores – Controle total.

Com relação ao acesso aos recursos, assinale a declaração correta.

Alternativas
Comentários
  • Modify permission: can Delete the folder plus perform actions permitted by the Write permission and the Read & Execute permission. Therefore, the manager can do change file properties. Item "D" is also correct.
  •  Permissões NTFS para arquivos

    Permissão Nível de Acesso
    Leitura Permite ao usuário ler o arquivo, permite que sejam exibidas as permissões, dono e atributos.
    Gravar Permite ao usuário gravar um arquivo com o mesmo nome sobre o arquivo, alterar os atributos da pasta e visualizar o dono e as permissões da pasta.
    Ler e executar Permite ao usuário executar aplicativos (normalmente programas .exe, .bat ou .com), mais todas os direitos da permissão Leitura.
    Modificar Permite ao usuário modificar e eliminar o arquivo, mais todas as ações permitidas pela permissão Gravar e pela permissão Ler e executar.
    Controle total Permite que sejam alteradas as permissões, permite ao usuário tornar-se dono do arquivo, mais todas as ações permitidas por todas as outras permissões NTFS.

    Fonte: www.infowester.com

    • d)  Gerentes podem alterar a propriedade de um arquivo na pasta.
    •  e) Gerentes podem excluir arquivos da pasta.
    • Penso que pode realizar as duas operações.
    • Discoram?

     

  • Breve descricao das pemissoes windows:
    $: adicionado ao final do compartilhamento, permite acesso a compartilhamentos ocultos na rede.
    Leitura: Apenas ler o arquivo na pasta;
    Leitura/Escrita: le e escreve arquivos na pasta;
    Leitura/escrita/execução: le, escreve e executa arquivos na pasta;
    Modificação: permissoes anteriores+modificar arquivos na pasta. Ex.: excluir;
    Controle total: permisssoes anteriores+modificar permissão da pasta+modificar dono do arquivo;
    Sendo assim:

    a) O $ no nome do compartilhamento Docs$ faz com que apenas os Administradores possam acessar a pasta compartilhada. Não. qqr usuario pode ter acesso b) Usuários autenticados podem excluir arquivos da pasta. Usuarios autenticados podem apenas ler e gravar. Excluir requer permissão minima de modificar. c) Usuários autenticados podem alterar a propriedade de um arquivo na pasta. Alterar propriedade significa mudar as permissões da pasta. Usuarios autenticados podem apenas ler e gravar. d) Gerentes podem alterar a propriedade de um arquivo na pasta. Gerentes só podem modificar o conteudo da pasta. No máximo, excluir(vide C). e) Gerentes podem excluir arquivos da pasta. Correto, a propriedade mofdifica permite mudar o conteudo da pasta(adicionar, excluir etc).
  • Se todos tem controle total, então todo mundo pode fazer tudo.
  • Todos – Controle total.

  • e-

    O acesso modificar permite excluir arquivos

  • Gerentes podem excluir arquivos da pasta.


ID
118711
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O sistema operacional é construído como uma série de módulos, sendo que cada módulo é responsável por uma função. NÃO é um módulo de um sistema operacional multiusuário:

Alternativas
Comentários
  • As Várias Partes de um Sistema Operacional Um sistema operacional de um computador que é usado por muitas pessoas ao mesmo tempo, é um sistema complexo. Contém milhões de linhas de instruções escritas por programadores. Para tornar os sistemas operacionais mais fáceis de serem escritos, eles são construídos como uma série de módulos, cada módulo sendo responsável por uma função. Os módulos típicos em um grande SO multiusuário geralmente são:•Núcleo (Kernel em inglês - também conhecido como " executivo") •Gerenciador de processo •Escalonador (Scheduler, em inglês) •Gerenciador de arquivo
  • A mesma questão usada pela FCC, em 2010, para o METRÔ-SP (Q74860)  !
  • https://www.oficinadanet.com.br/artigo/851/o_que_e_um_sistema_operacional

  • Gerenciador de gravação.


ID
321214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos conceitos básicos de sistemas operacionais Windows, julgue os itens subsecutivos.

Um sistema operacional é considerado portátil quando, mediante poucas mudanças, pode ser movido de uma arquitetura de hardware para outra. Os sistemas operacionais da família Windows são projetados com essa característica.

Alternativas
Comentários
  • Tudo de bom que disserem que o windows faz, há uma grande chance de ser falso.

    Os sistemas com essa característica são os sistemas POSIX ( Portable Operating System Interface )

    Unix-Like e Mac OS/X, que é baseado no BSD, são POSIX. 
  • A primeira parte está correta: "Um sistema operacional é considerado portátil quando, mediante poucas mudanças, pode ser movido de uma arquitetura de hardware para outra".

    A segunda parte está errada: "Os sistemas operacionais da família Windows são projetados com essa característica". Os Windows são projetados para rodar em ARQUITETURAS CISC/RISC. Caso tente rodar em hardware puramente RISC ou por exemplo um Mainframe ele não rodará.

    Pensem como o comentário anterior que irão longe, para longe da aprovação.
  • Meu DEUS !!

    O que nosso colega está falando sobre SO portavel e POSIX ?

    POSIX (acrônimo para o nome denominado: Portable Operating System Interface, que pode ser traduzido como Interface Portável entre Sistemas Operacionais) é uma família de normas definidas pelo IEEE e designada formalmente por IEEE 1003, que tem como objetivo garantir a portabilidade do código-fonte de um programa a partir de um sistema operacional que atenda as normas POSIX para outro sistema POSIX, desta forma as regras atuam como uma interface entre sistemas operacionais distintos. A designação internacional da norma é ISO/IEC 9945.
  • Segundo[1], "O Padrão POSIX é constituído por uma série de regras que determinam como o programador deve escrever o código-fonte de seu sistema de modo que ele possa ser portável entre os sistemas operacionais baseados no Unix. É graças à essa Interface POSIX que existe um razoável nível de compatibilidade entre os programas escritos para o Linux, FreeBSD e para outras versões do UNIX".

    Isso foi necessario porque la pela decada de 80, prevalecia o caos total em termos de software, com desenvolvedore q nao respeitava regras, causando incompatibilidade entre programas dos proprios sistemas Unix. Por exemplo, programa escrito pra System V, nao rodava no BSD, ou no Release V.
    Assim, veja o exemplo das tres distribuições-mãe do linux: a redhat, debian e slackware. Apesar da redhat usar o formato rpm, o debian usar o deb e o slackware, o tgz, qualquer um deles pode ser instalado em um dos outros 3 sistemas(e suas variantes), apenas sendo necessário recompilar o pacote, sem nenhuma alteracao no codigo. Isso eh seguir o padrao POSIX.
    A mesma coisa valeria para BSD, MAC OSX(uma variante do BSD), e entre esses e os sistemas Unix/Linux. Isso eh seguir o padrão POSIX.

    E pra responder a dúvida sobre portabilidade, [2] afirma q "Este sistema, UNIX, eh portátil, facilitando a modificação do codigo do sistema UNIX para implementa-lo em um novo computador, sem precisar reescrever um novo SO para um novo computador".

    Este eh o caso dos sistemas UNIX, mas não LINUX. Portanto, questao errada.

    Referências:
    [1] TANENBAUM, A.S. Sistemas Operacionais Modernos. 2 ed.
    [2] Elucidando Os Sistemas Operacionais, Por Luciana Maura Aquaroni Geraldi
  • Entendo que está  certa, pois o windows foi projetado com uma HAL (camada de abstração de hardware), com o objetivo, justamente, de facilitar a portabilidade para arquiteturas diferentes.
  • Simples resposta: nunca rodei nem nunca vi o Windows rodar num pen drive, logo num é portátil, portanto Errado! 
  • @Juliana, o conceito não é esse, tanto que temos sim a possibilidade de rodar windows em um pen-drive. Ex: Windows To Go
    http://www.microsoft.com/en-us/windows/enterprise/products-and-technologies/devices/windowstogo.aspx
  • Confusão de conceitos. Portátil e portável são coisas diferentes. O sentido da questão está ligado a portabilidade e não a ser portátil.

    bons estudos.
  • Eu ainda continuo concordando que a melhor resposta dada foi a do Winicius Ferraz Neres, bem la em cimão.
  • portátil = portabilidade


ID
757825
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre organização e estrutura de computadores.
I. O recurso de multitarefa refere-se à capacidade do sistema de armazenar vários processos na memória e executá-los de forma concorrente, o que não implica necessariamente em multiprocessamento. 
II. O recurso de multitarefa pode ser cooperativo ou preemptivo. Se a multitarefa é cooperativa, o sistema aloca o processador a um processo que executa até devolver voluntariamente o processador ao sistema ou até finalizar. 
III. Microsoft Windows XP e Microsoft Windows 7 são sistemas operacionais projetados para estações de trabalho e não suportam a multitarefa preemptiva, apenas na modalidade cooperativa.
Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. O recurso de multitarefa refere-se à capacidade do sistema de armazenar vários processos na memória e executá-los de forma concorrente, o que não implica necessariamente em multiprocessamento.

    Certo.  Na verdade, o processador atribuir fracções de tempo aos programas em execução, dando a impressão de multiprocessamento(um processador pra cada processo).  Multiprocessamento poderia ser alcancado em maquinas com dois ou mais processadores.

    II. O recurso de multitarefa pode ser cooperativo ou preemptivo. Se a multitarefa é cooperativa, o sistema aloca o processador a um processo que executa até devolver voluntariamente o processador ao sistema ou até fInalizar

    Certo. Existem basicamente dois tipos de multitarefa, preemptiva(onde ha protecao de memoria) e  cooperativa(onde nao ha protecao).
    Na multitarefa cooperativa cada aplicativo usa os recursos do processador por um certo tempo, passa para outro programa e espera novamente chegar sua vez. A alternância entre os programas não é comandada pelo processador, e sim pelos próprios aplicativos. Assim, um aplicativo mal comportado poderia monopolizar o processador, ou invadir áreas de memória de outros aplicativos( Experimente tentar fazer dois irmãos dividirem os mesmo brinquedo; pode funcionar durante  um certo tempo, mas uma hora um não vai querer deixar o outro brincar e vai sair briga).
    Ja na preemptiva quem atribui recursos aos processos eh o proprio processador, de acordo  com alguma politica de escalonamento de processos, como ex, dando fatias de tempo a cada um, e com protecao de de memoria.

    III. Microsoft Windows XP e Microsoft Windows 7 são sistemas operacionais projetados para estações de trabalho e não suportam a multitarefa preemptiva, apenas na modalidade cooperativa.  

    A partir do Win95, a multitarefa preemptiva foi adotada por padrão. 

  • A afirmativa III está errada e as afirmativas I, II estão corretas.


ID
869554
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as afirmações sobre os componentes de um sistema operacional típico.

I. O núcleo é componente responsável pela gerência dos recursos de hardware usados pelas aplicações de um computador.

II. Os módulos de código específicos para acessar os dispositivos físicos de um computador são conhecidos como drivers.

III. Os programas utilitários facilitam o uso do sistema computacional, fornecendo funcionalidades complementares ao núcleo, como a formatação de discos.

Sobre as afirmações, está correto o contido em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    As 3 alternativas são by the book.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1224046
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Existe um tipo de sistema operacional que fornece ao usuário a ilusão de que o número de processos que são executados simultaneamente no computador é superior ao número de processadores existentes no computador. Esse tipo de sistema operacional é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Um sistema operacional multitarefa permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas aparentemente simultâneas. Ex. Windows XP, Vista, Linux, entre outros.

    Um exemplo de multitarefa é por exemplo ultilizar o navegador para ouvir algum tipo de audio enquanto ultiliza outro programa ou software.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • c-

    Multitarefa é o conceito de executar multiplos programas juntos, os quais devem ser escalonados, obtendo acesso ao cpu consoante mecanismos de alocação de processos

  • multitarefa.

  • Na execução multitarefa, o tempo do processador é compartilhado entre as aplicações em execução, e a execução das tarefas passa rapidamente de uma para a outra, criando a ilusão de que as aplicações ocorrem de forma conjunta.  = Pseudoparalelismo


ID
1239187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca da instalação e estruturação de diretórios em sistemas operacionais Unix, Linux, Windows NT, Windows 2000 e Windows XP, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O SMB/CIFS é razoavelmente um protocolo de rede de alto nível. No modelo OSI ele é provavelmente melhor descrito como uma camada de Aplicação/Apresentação. Isto significa que o SMB/CIFS depende de outros protocolos para o transporte. O protocolo mais utilizado para transporte confiável é o NetBIOS sobre TCP (NBT), que será melhor descrito mais a frente em Uma rede SMB/CIFS. Outros protocolos foram utilizados na camada de transporte porém com a enorme popularidade da Internet o NBT se tornou um "padrão".

     

    https://www.gta.ufrj.br/grad/01_2/samba/smbcifs.htm

  • Ou é um ou é outro. Letra C

  • No modelo de redes OSI, o protocolo SMB pode ser considerado pertencente à camada de rede e transporte.

  • SMB pertence a camada de aplicação


ID
1320016
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os projetos de sistemas operacionais admitem várias e diferentes organizações de estrutura interna.

Dentre essas organizações, encontram-se:

Alternativas
Comentários
  • Sistema Monolítico: A organização mais comum é aquela que estrutura o sistema como um conjunto de rotinas que podem  interagir livremente umas com as outras.

    Sistema em Camadas: Divide  o  sistema  operacional  em  sistemas sobrepostos.  Cada  módulo  oferece  um  conjunto  de funções que pode ser usado por outros módulos.

    Sistemas micro-núcleo (microkernel): A idéia básica por trás do projeto do micronúcleo é alcançar alta confiabilidade por meio da divisão do sistema operacional em módulos pequenos, bem defini dos, e  apenas um desses módulos – o micronúcleo – é executado no modo núcleo e o restante é executado como process os  de usuário.

    Modelo Cliente Servidor: Uma variação da idéia do micronúcleo é distinguir entre duas classes de processos, os servidores, que prestam serviço, e os clientes, que usam serviços.

    Máquinas virtuais não são máquinas estendidas com arquivos e outras características convenientes. �São cópias exatas do hardware, inclusive com modos núcleo/usuário, E/S, interrupções e tudo o que uma máquina real tem. �Cada VM pode executar qualquer SO capaz de ser executado diretamente sobre o hardware.


    http://www.univasf.edu.br/~andreza.leite/aulas/SO/Aula03.pdf

  • sistemas monolíticos, modelo cliente-servidor e máquinas virtuais


ID
1480729
Banca
COMPERVE
Órgão
UFERSA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os administradores de rede, responsáveis por servidores baseados no sistema operacional Microsoft Windows, contam com o Microsoft Event Viewer (visualizador de eventos/logs do sistema operacional Windows) para registrar as ocorrências e auxiliar na prevenção de erros e tratamento de eventos relacionados a cada serviço em execução. Sobre o Event Viewer, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta é letra B.

  • Em um controlador de domínio (Domain Controller), o Event Viewer apresenta, adicionalmente, três tipos de logs: os logs de serviço de diretório (Directory Service); os logs do servidor DNS (DNS Server) e os logs do serviço de replicação de arquivos (File Replication Server).


ID
2258131
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma semana após uma instalação de um Windows 10 em português em um computador desktop da empresa, o usuário que utiliza a máquina abriu um chamado informando que o sistema apresenta um erro intermitente. O responsável pela instalação foi até o computador para avaliar o problema, porém o problema não se apresentou durante a sua visita. Qual o programa do Windows o técnico pode usar para buscar mais informações?

Alternativas
Comentários
  • Visualizador de Eventos é um snap-in do Console de Gerenciamento Microsoft (MMC) que permite procurar e gerenciar os logs de eventos. É uma ferramenta indispensável para monitorar a saúde dos sistemas e solucionar problemas quando eles surgem.

     

    LETRA D

  • Esse é o famoso "Event Viewer".

  • O Visualizador de Eventos.


ID
2304118
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows para termos acesso ao banco de dados cuja função é concentrar todas as configurações do sistema e aos aplicativos de modo a tornar sua administração mais fácil, é na opção “Executar” do Menu Iniciar, por meio da digitação:

Alternativas
Comentários
  •  

    Como Abrir o Regedit. O "Editor do Registro" é um banco de dados que armazena as configurações e opções do sistema operacional Microsoft Windows. Ele contém informações e configurações de hardware, software de sistema operacional, software não operacional e configurações de usuário.

    pt.wikihow.com/Abrir-o-Regedit

  • Alternativa correta: C. 

     

    O Registro do Windows guarda informações de configuração do Sistema Operacional e dos aplicativos instalados nele em formato texto. Para acessá-lo/editá-lo, usamos o editor de registro regedit (registry editor). 

  • regedit


ID
2474341
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito das estruturas do sistema operacional, do gerenciamento de processos, do gerenciamento de memória e do sistema de arquivos, julgue o item subsequente.

A estrutura básica para o sistema operacional, de acordo com os sistemas monolíticos, é composta por um programa principal, um conjunto de procedimentos de serviço e um conjunto de procedimentos utilitários.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA - CERTO

     

    Sistemas Monolíticos - Executado como um único programa no modo núcleo. Todas as rotinas são visíveis umas as outras.

     

    @papirobizurado

  • Conforme Aula do professor Cesar Borges  

    • Existem, basicamente, três tipos de kernel:
    - O microkernel, - provê gerenciamento de memória e processamento no kernel-space. Serviços relativos a entrada e saída, como vídeo e rede, rodam no user-space, desde que ativados. Ex: O Minix 
    - O monolítico,executa todas as suas funções no kernel-space. O Kernel Linux é monolítico
    - O híbrido - funciona como um monolítico que também permite operação em user-space. O Kernel do Windows é híbrido
     


ID
2495326
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em ambiente Windows exibe, entre outras coisas, os aplicativos abertos, todos os processos em execução, o desempenho do sistema e da conexão com a internet: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Cara, que prova fácil !

    O Gerenciador de Tarefas é uma das ferramentas nativas do Windows, sistema operacional da Microsoft. Com o recurso é possível visualizar todos os programas que estão abertos e rodando em segundo plano no PC, fechar aplicativos que travaram de forma rápida e ainda controlar o desempenho do seu computador. 

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • O famoso ctrl + alt + del

  • Windows Task Manager (Gerenciador de Tarefas)


ID
2631751
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Ao se colocar em um computador um pendrive com sua própria arborescência de diretórios (pastas) e de arquivos, é preciso integrá-los à arborescência já existente no sistema de arquivos do computador para que eles possam ser acessados por processos em geral. Esse procedimento de integração é denominado de

Alternativas
Comentários
  • O Windows se baseia num sistema de arborescência de pastas (também chamadas de diretórios) e de arquivos.

    Plug and Play significa conecte e use.

  • No linux quando você pretende montar uma partição ou dispositivo é utilizado o comando mount, fazendo com que seja possível acessar toda a estrutura de árvore, com as devidas permissões.

  • montagem.


ID
2863564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à integração dos sistemas operacionais modernos com as atuais arquiteturas computacionais, o que possibilita interações dos sistemas com serviços de armazenamento, padrões de disco e tecnologias de becape.


O sistema operacional gerencia o espaço livre no disco por meio da alocação encadeada, cujos eventuais problemas no aumento do tempo de acesso ao arquivo podem ser mitigados com a desfragmentação frequente do disco.

Alternativas
Comentários
  • Gab.CERTO Otimizar e desfragmentar unidade de disco: Organiza todos os arquivos do sistema operacional e arquivos do usuário, garantido maior eficiência(desempenho).

    Se estiver errada, por gentileza, me corrija.

  • Gabarito: CERTO, para os não assinantes.

  • Gabarito "C"

    O sistema operacional gerencia o espaço livre no disco por meio da alocação encadeada, cujos eventuais problemas no aumento do tempo de acesso ao arquivo podem ser mitigados com a desfragmentação frequente do disco.

    Depois te pesquisado sobre o assunto notei que a questão esta 'certa". Pois,neste tipo de alocação, ocorre grande fragmentação dos arquivos devido aos blocos livres dos arquivos não precisarem ser contíguos, existe a quebra do arquivo em diversos pedaços, denominados extents. Essa fragmentação aumenta o tempo de acesso aos arquivos, pois exige que o mecanismo de leitura/gravação se desloque diversas vezes sob sua superfície. Dessa forma se torna necessário a execução da operação de defragmentação com regularidade.

  • questão correta, entretanto é bom evitar fazer constantes desfragmentações, pois isso pode acabar diminuindo o tempo de vida dos HDs.

  • Minha contribuição.

    Desfragmentador: Agrupa os arquivos e facilita a leitura de dados.

    Fonte: Prof. Deodato

    Abraço!!!

  • Eu errei essa questão pois há mais de uma forma de alocação de espaço em disco. E interpretei que a estão se referia a alocação encadeada como a única forma de alocação de espaço em disco.


ID
2983978
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma forma de estruturar um sistema operacional é fazer uso da noção de camadas.


A esse respeito, é correto afirmar que nessa estrutura as camadas

Alternativas
Comentários
  • A) é um modelo de rede de computador referência da ISO dividido em camadas de funções. (ERRADA)

    B) a camada mais baixa realiza a interface como hardware, (ERRADA)

    C) as camadas intermediárias proveem níveis de abstração e gerência cada vez mais sofisticados. (CERTA)

    D) a camada superior define a interface do núcleo para as aplicações (as chamadas de sistema). (ERRADA)

  • @Karine Heloise - Tem fonte ?

  • Uma forma mais elegante de estruturar um sistema operacional faz uso da noção de camadas: a camada mais baixa realiza a interface com o hardware, enquanto as camadas intermediárias proveem níveis de abstração e gerência cada vez mais sofisticados. Por fim, a camada superior define a interface do núcleo para as aplicações(as chamadas de sistema).

    As camadas têm níveis de privilégio decrescentes: a camada inferior tem acesso total ao hardware, enquanto a superior tem acesso bem mais restrito (vide Seção 2.2.3). A abordagem de estruturação de software em camadas teve sucesso no domínio das redes de computadores, através do modelo de referência OSI (Open Systems Intercon-nection) [Day, 1983], e também seria de se esperar sua adoção no domínio dos sistemas operacionais.

    FONTE: SISTEMAS OPERACIONAIS - Conceitos e Mecanismos

    GABARITO: C


ID
3009937
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um aspecto da administração de sistemas ao qual o administrador deve estar sempre atento é verificar o uso das partições do sistema.

Qual é o comando utilizado para verificar quanto de espaço em disco está disponível nas partições do sistema?

Alternativas
Comentários
  • df - disk free

  • a) df: mostra a quantidadde de espaço utilizado/livre nos sistemas de arquivos atualmente montados; 

    b) free: exibe a quantidade de memória livre/utilizada;

    c) top: exibe os processos executados nos sistemas dinamicamente.

    d) fdisk: manipula as partições de discos.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 

  • Complementando o comentário da Lopes, b) free: exibe a quantidade de memória PRINCIPAL livre/utilizada;

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3193756
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sistemas operacionais mais sofisticados permitem que múltiplos programas estejam na memória principal ao mesmo tempo. Para impedi-los de interferir na atividade uns dos outros (e com o sistema operacional), um mecanismo de proteção é necessário, sendo frequentemente denominado por:

Alternativas
Comentários
  • Gerenciador e Protetor de Espaços de Endereçamento.

    Nunca ouvi falar..

  • gerenciador e protetor de espaços de endereçamento.


ID
3357340
Banca
IBADE
Órgão
IPM - JP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os sistemas operacionais Windows 7/8/10 BR empregam um recurso por meio do qual programas são executados em áreas independentes, permitindo que, no caso de um funcionamento anormal de um deles, este possa ser finalizado, mantendo os demais em processamento normal. Esse recurso caracterizado é denominado multitarefa:

Alternativas
Comentários
  • Multitarefa Preemptiva: Recurso por meio do qual programas são executados em áreas independentes, permitindo que, no caso de um funcionamento anormal de um deles, este possa ser finalizado, mantendo os demais em processamento normal.

  • preemptiva.

  • A multitarefa preemptiva é um dos tipos mais comuns de técnicas de multitarefa por computador. Ele funciona em um recurso de compartilhamento de tempo, onde cada processo pode receber partes iguais de recursos de computação. No entanto, dependendo da criticidade e da prioridade de uma tarefa, tempo adicional pode ser alocado.

    Por exemplo, tarefas em segundo plano específicas do sistema operacional podem ser consideradas mais importantes do que as tarefas de um aplicativo de usuário. Assim, eles recebem fatias de tempo maiores do que as tarefas de vanguarda.

    Para evitar que um programa assuma o controle dos recursos de computação, a multitarefa preemptiva restringe o programa a intervalos de tempo limitados.


ID
5459176
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A maneira mais simples possível de organizar um sistema operacional de multiprocessadores é dividir estaticamente a memória em um número de partições igual ao de CPUs, e dar a cada CPU sua própria memória privada e sua própria cópia privada do sistema operacional.

É correto afirmar que o modelo de multiprocessadores simétricos

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Multiprocessadores simétricos

    • Cópia do SO na memória; (qualquer CPU pode executá-lo)
    • Equilibra processos e a memória dinamicamente;
    • Há apenas um conjunto de tabelas do sistema operacional. 
    • Elimina o gargalo da CPU mestre;

    FONTE: Tanenbaum

  • A = Ele também elimina o gargalo da CPU mestre, já que não há mestre.

    B = Esse modelo equilibra processos e a memória dinamicamente

    C = há apenas um conjunto de tabelas do sistema operacional

    D = Pode ser executado em uma ou duas CPU's

    GAB A.

    Tanenbaum