SóProvas


ID
758242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A denominada revolução verde favoreceu a criação e a disseminação
de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um aumento
na produção agrícola, em países menos desenvolvidos, durante as décadas de sessenta e setenta do século passado. A esse respeito, julgue os itens de 73 a 75 e assinale a opção correta no item 76, que é do tipo C.


O referido modelo de plantio propunha a substituição da agricultura familiar por latifúndios produtores de um só tipo de cultura.

Alternativas
Comentários
  • A Revolução verde significa o período em que muitas técnicas modernas de agricultura foram implantadas em países em desenvolvimento com o objetivo de aumentar a produtividade. Tendo em vista o objetivo primordial de aumento de produtividade, a indicação de aumento de área plantada é natural. Além disso, quando se foca em monoculturas, com a utilização de toda a modernidade advinda da Revolução Verde (insumos químicos, sementes e máquinas modernas), tende-se a alcançar uma produtividade maior. Exemplos disso são as monoculturas em grandes propriedades muito presentes no Centro-Oeste brasileiro, onde se tem alta produtividade de soja, milho, dentre outros grãos. O pequeno proprietário, nesse contexto, é muito menos beneficiado do que latifúndios produtores.


    A questão está certa.


  • Correto!

    [...]

    MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA

    REVOLUÇÃO VERDE

    O que é?

    A evolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo.

    Em outras palavras, ela favoreceu a criação e a disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um aumento na produção agrícola, em países menos desenvolvidos, durante as décadas de sessenta e setenta do século passado.

    • Teve início na década de 1950 no México.

    [...]

    As inovações técnicas e organizacionais, no campo da agricultura brasileira, ocorreram de forma mais rápida onde a produtividade se mostrou mais articulada ao período técnico-científico-informacional.

    [...]

    O perfil da agricultura brasileira mudou completamente após a adoção das práticas características da revolução verde.

    [...]

    Como foram os impactos dessa Revolução para o Brasil?

    A introdução dos novos conceitos ocorreu durante o regime militar e foi um dos pilares do chamado "milagre econômico". A partir da produção em larga escala, o País passou à condição de exportador de alimentos. Entre os produtos de elevado desempenho estão a soja e o milho. Com a matriz agrícola voltada para as vendas externas, o Brasil instituiu agências de fomento e pesquisa. Entre as agências abertas nesse período está a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), fundada em 1973.

    [...]

    A Revolução Verde consistiu na modernização da agricultura em escala global, efetivada por meio da incorporação de inovações tecnológicas na produção. Teve como base as sementes geneticamente modificadas, os maquinários agrícolas e os insumos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos.

    [...]

    Quais os pontos negativos desse programa?

    O programa não solucionou a fome mundial. Isso porque a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão e Países da União Europeia.

    [...]

    Resumindo...

    Na segunda metade do século XX, a Revolução Verde no Brasil diversificou a produção e mudou a geografia do plantio; por outro lado, também gerou o chamado desemprego estrutural, na medida em que a mecanização agrícola substituiu muitos trabalhadores rurais.

    _____

    Conjunto de iniciativas tecnológicas.

    Transformou as práticas agrícolas.

    Aumentou bastante a produção de alimentos no mundo.

    Iniciou-se na década de 50, no México.

    Teve um forte impacto na agricultura brasileira.

    [...]

    ____________

    Fontes: Alunos do Projetos Missão; Questões da CESPE.