SóProvas


ID
758515
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre tecnologias para aplicações Web baseadas em Java.

I. JSP permite a criação de páginas Web com conteúdo estático e dinâmico.

II. EJb é um framework de componentes, baseado na arquitetura MVC, para construção de interfaces com usuário.

III. JSTL permite utilizar conjuntos padronizados de tags para manipulação de arquivos XML, internacionalização, dentre outros.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • II. EJb é um framework de componentes, baseado na arquitetura MVC, para construção de interfaces com usuário.

    A proposição está provavelmente descrevendo o JSF - Java Server Faces, e não Ejb.
  • O item II erra em afirmar que o EJB é usado para "construção de interfaces". O objetivo é fornecer um framework para acesso a modelos mantidos do lado servidor de uma aplicação. As interfaces ficam a cargo daqueles que implementam o lado cliente.
  • Item I - CORRETO: Nos JSPs podemos utilizar tags estáticas HTML e scriptlets dinâmicos (código Java).

    Item II - ERRADOEnterprise JavaBeans (EJB) é um componente ( e não um framework como diz o enunciado) da plataforma J2EE que roda em um container de um servidor de aplicação. Seu principal objetivo consiste em fornecer um desenvolvimento rápido e simplificado de aplicações Java, com base em em componentes distribuídos, transacionais, seguros e portáveis.

    Item III - CORRETO:
    O JavaServer Tag Library (JSTL) encapsula funcionalidades básicas comuns a muitas aplicações JSP. Em vez de utilizar uma apanhado de tags de vários fornecedores em seus aplicativos JSP, JSTL permite empregar um único conjunto padrão de tags. Essa padronização permite que você implantar seus aplicativos em qualquer container JSP com suporte ao JSTL, aumentando a probabilidade de uma implementação otimizada de tags no seu JSP.
     
    JSTL tem tags para interações, operações condicionais de fluxo, manipulação de documentos XML, tags de internacionalização, tags para acessar bancos de dados usando SQL e funções frequentemente usadas.