SóProvas



Questões de JSP (JavaServer Pages)


ID
70321
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

NÃO possui uma habilidade de armazenar e recuperar valores de atributos arbitrários o objeto implícito de JSP

Alternativas
Comentários
  • exception é usado para tratamento de exceção.
  • Acredito que o item E também esteja correto. O objeto implícito pageContext é uma referência a um java bean, assim sendo, não possui atributos e sim propriedades. Elas não são "arbitrários", se não existe uma propriedade você não pode criá-la em um JSP e nem pode passar um valor qualquer, ele tem que ser do tipo correspondente ao da propriedade.
  • O pageContext possui métodos como: findAttribute, getAttribute, removeAttribute e setAttribute. Através do pageContext é possível obter, configurar e remover attributos nos quatros diferentes escopos(APPLICATION_SCOPE, SESSION_SCOPE, REQUEST_SCOPE e PAGE_SCOPE ) .

    Ex: <% pageContext.setAttribute("foo", "string", PageContext.SESSION_SCOPE); %>

    http://docs.oracle.com/javaee/1.4/api/javax/servlet/jsp/PageContext.html

ID
78475
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um conjunto de Servlets, páginas JSP, classes Java, bibliotecas, ícones, páginas HTML e outros elementos, que podem ser empacotados juntos pelos desen- volvedores, deve ser instalado no Tomcat sob o diretório

Alternativas
Comentários
  • webapps é o diretório base de aplicações do Tomcat do localhost.

  • a) bin: Este diretório contém os arquivos binários executáveis, necessários para a execução do servidor.
    b) conf: Contém arquivos de configuração. Dentre os vários arquivos neste diretório, os mais importantes são server.xml, tomcat-users.xml e web.xml. O arquivo server.xml é o arquivo de configuração principal do Tomcat. É usado para configurar logs, conexões com outros servidores, a porta e host na qual o servidor está sendo executado e o local dos arquivos de cada aplicação web. O arquivo tomcat-users.xml é a base de dados padrão para a autenticação de usuários. Se um dia você esquecer a senha que você definiu na hora da instalação do Tomcat, é só abrir este arquivo e recuperá-la. O nome e local deste arquivo pode ser alterado no arquivo server.xml. O arquivo web.xml é o descritor de instalação (deployment) padrão para todas as aplicações web. O Tomcat processa este arquivo antes de processar os arquivos web.xml das aplicações web sendo instaladas.
    c) logs: O diretório logs é o local padrão para os arquivos de logs.
    d) webapps: Diretório padrão para a instalação de aplicações web no Tomcat.
    e) work: Este diretório é onde o Tomcat coloca o código da página JSP depois que este é convertido em um Servlet. Uma vez que uma página JSP é visitada pela primeira vez, o Tomcat armazenará o código compilado neste diretório também.

    [1] http://www.arquivodecodigos.net/arquivo/tutoriais/tomcat/usando7.php


ID
105568
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No J2EE existem basicamente cinco métodos de autenticação de usuários. Aquele que permite ao usuário mostrar uma página JSP, que será o formulário de autenticação como também uma página padrão de erros, é o método

Alternativas
Comentários
  • Existem basicamente cinco tipos de autenticação de usuários como listado abaixo: •Nenhuma: Usuário não é autenticado. •HTTP Basic Authentication (BASIC): Este método de autenticação faz com que o browser solicite usuário e senha para autenticação através de um formulário proprietário do próprio browser. •Form-based Authentication (FORM): Este método permite ao usuário mostrar uma página JSP que será o formulário de autenticação como também uma página padrão de erros. •Client-certificate authentication (CLIENT-CERT): Este é o método mais seguro de autenticação usando SSL e esquemas de troca de certificados para autenticação. •Digest Authentication(DIGEST): O método DIGEST é parecido com o BASIC e FORM, porém as informações de password são enviadas criptografadas através de algum algoritmo de hashing. Dessa forma a senha trafega criptografada mesmo em canais não seguros.
  • Form-based Authentication (FORM): Este método permite ao usuário mostrar uma página JSP que será o formulário de autenticação como também uma página padrão de erros.


ID
106156
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Dentre os objetos implícitos, do tipo contextual, que podem ser utilizados em uma página JSP, encontram-se as variáveis predefinidas

Alternativas
Comentários
  •  Podemos classificar os objetos implícitos na seguintes categorias:

    1 - relacionados ao servlet

     - page: Representa o próprio servlet (página JSP) ou mais especificamente uma instância da classe de servlet a qual a página foi traduzida(javax.servlet.jsp.JspPage)

     - config: Armazena os dados de configuração do servlet na forma de parâmetros de inicialização para o servlet no qual uma página JSP é compilada(javax.servlet.ServletConfig)

    2 - Input/Output

     - request: Representa a solicitação que acionou o processamento da página atual(javax.servlet.ServletRequest)

     - response: Representa a resposta que será enviada de volta para o usuário como resultado do processamento da página JSP(javax.servlet.http.HttpServletResponse)

     - out: Representa o fluxo de saída para uma página, cujo conteúdo será enviado para o navegador como o corpo de sua resposta(javax.servlet.jsp.JspWriter)

    3 - Contextuais

     - session: Representa a sessão atual de um usuário individual(javax.servlet.http.HttpSession)

     - application: Representa a aplicação à qual a página JSP pertence. As páginas JSP estão agrupadas em aplicação de acordo com seus URLs(javax.servlet.ServletContext)

     - pageContext: Fornece acesso a todos os outros objetos implícitos. Fornece métodos para acessar os atributos dos objetos que aceitam atributos. Implementa métodos para transferir controle da página atual para uma outra página(javax.servlet.jsp.PageContext)

    4 - Tratamento de erros

     - exception: Encontra-se disponível apenas para a página designada como página de erro(java.lang.Throwable)


ID
106171
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Blocos ou trechos de operações em código Java podem ser incluídos em uma página JSP por meio de

Alternativas
Comentários
  • a) a diretiva page processa informação para esta página

    b) a diretiva include adiciona arquivos por meio de sua inclusão

    c) os comentários servem para documentar o código fonte

    d) a taglib define uma biblioteca de tags a ser utilizada

    e) os scriptlets são pedaços de código java que podem ser incluídos em páginas JSP por meio das tags <% %>


ID
114190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Quanto às tecnologias Java, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •      JPA é uma especificação Java para acessar, persistir (gravar) e gerenciar dados entre objetos/classesJava e o banco de dados relacional. É a abordagem padrão para o mapeamento objeto-relacional (Object to Relational Mapping (ORM)) na indústria de sistemas em Java.
     
         Importante lembrar que o JPA é somente uma especificação, não um produto. E como tal, não consegue realizar a persistência de dados. Ele é somente um conjunto de interfaces e, portanto, requer uma implementação. Espera-se que todos os servidores de aplicação Java EE ofereçam suporte a JPA. Finalmente, um banco de dados é outro requisito que não pode faltar. O JPA sozinho não produz os resultados esperados, a saber, a obtenção, leitura e persistência de dados em um banco de dados.
     
         O mapeamento objeto-relacional de um objeto pode ser definido, em JPA, por meio de anotações (annotations) padrão ou XML que definem como a classe Java é mapeada para uma tabela no banco de dados relacional. Temos também uma API EntityManager de tempo de execução para processar queries (consultas) e transações nos objetos e, consequentemente, no banco de dados. O JPA define também uma linguagem de query a nível de objetos chamada de JPQL que permite reconstruir objetos a partir de suas informações no banco de dados


    Fonte: Não anotei nos meus resumos.
  • a)Clientes J2EE não são NECESSÁRIAMENTE páginas web, podem ser aplicativos clientes.
    b)O EJB é criado, controlado e destruído pelo contêiner J2EE que o mantem.
    c) alguém pode comentar ? Não entendi, "A lógica que gera o conteúdo dessas páginas é descrita utilizando-se a linguagem Java."
    d) alguém pode comentar ? Não entendi, "Um componente J2EE é uma unidade funcional de software autocontida"
  • c)

    "A lógica que gera o conteúdo dessas páginas" = JSP
    "é descrita utilizando-se uma linguagem baseada em Java"
  • A letra E parece estar certa.
    Mas pq a letra c está errada?
  • A letra C está errada porque um JSP por ser escrito usando-se HTML apenas (por exemplo), não necessáriamente utilizando a linguagem JAVA.
  • Um JSP poderá ser descrito somente em HTML mas será obrigatoriamente interpretado e compilado pelo servidor de aplicação, sendo transformado em um servlet, que é linguagem java. Além disso, a questão fala que "a lógica que gera o conteúdo dessas páginas é descrita utilizando-se a linguagem Java", o que ao meu ver, estaria correto.

    Considerei a alternativa correta como errada pois "JPA lida com a forma como objetos Java são mapeados para dados relacionais", e não o contrário.
  • C)
    JSP pode ser usado para desenvolvimento de páginas web dinâmicas. A lógica que gera o conteúdo dessas páginas é descrita utilizando-se a linguagem Java.

    ERRADO:

    Foi citado aqui que a partir de um JSP será criado um Servlet (que é em Java), isso está correto. Porém, para construir um JSP não necessito da lógica de programação Java, posso criar usando apenas HTML, ou usando Ações Padrões (use bean) ou expression language que abstraem a lógica com Java.
  • Acho que se ele tivesse dito: "pode ser descrita utilizando-se a linguagem Java" ao invés de "deve" estaria correto. Neste caso, é mais questão de interpretação da questão do que o conhecimento técnico em si.
  • e) JPA lida com a forma como dados relacionais são mapeados para objetos Java e com a forma como esses objetos são armazenados em um banco de dados relacional

    Pra mim esse item ficou muito mal redigido. Quem define como eles são armazenados é o Hibernate, por exemplo, que implementa a persistência.

  • e-

    A especificação JEE define os seguintes componentes:


    Aplicação cliente e applets que executam no cliente.

     

    Servlets, Java Server Faces e Java Server Pages como componentes que executam no servidor.


    Enterprise Java Beans, como componentes de negócio que executam no servidor.

     

    Java Persistence API (JPA) persistência de objetos em ambientes relacionais com mapeamento objeto relacional. também pode ser fora do ambiente do servidor. Consiste em api de persistência, linguagem de query e metadados para mapeamento objeto relacional.

  • C está certa sim, ué, "é descrito" não significa "deve ser descrito", pra mim pode ser interpretado como "pode ser descrito" também, eu não posso descrever páginas com o JAVA via scriptlets direto? que absurdo de questão viu


ID
118663
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Na diretiva page, do JSP, podemos utilizar o atributo import que permite

Alternativas
Comentários
  • import – Declara de importações de classe ou pacote. Pode-se usar lista de importações separadas por vírgula.


ID
141277
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O mecanismo de inclusão, que permite o conteúdo dinâmico ser incluído em uma JSP em tempo de solicitação, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Há quatro componentes chaves para JSPs:

    • Diretivas - são mensagens para o contêiner de JSP que permitem ao programador especificar configurações de página e bibliotecas de tags personalizadas para utilização em uma JSP.
    • Ações - encapsulam funcionalidades em tags predefinidas que os programadores podem incorporar em uma JSP.
    • Elementos de script - permitem aos programadores inserir código Java que interaja com compenentes em um JSP para realizar o processamento de solicitação.
    • Bibliotecas de tags - permitem que os programadores criem tags personalizadas.
  • Ação <jsp:include> insere o conteúdo dinâmico em tempo de solicitação. Quando o JSP executa, o recurso é incluído e processado.

    Diretiva include - faz com que o o contêiner JSP insira o conteúdo em tempo de tradução.


ID
141280
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise as seguintes afirmações a respeito de JSP:

I. Em uma aplicação Web, há apenas um objeto page em cada JSP.
II. Comentários JSP aparecem na resposta ao cliente.
III. Os objetos com escopo session duram por toda a sessão de navegação do cliente.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  I. Em uma aplicação Web, há apenas um objeto page em cada JSP. 

    Podem existir vários objetos page:

    <%@ page contentType=”text/html” %>
    <%@ page import=”java.util.List” %>
    ...

    II. Comentários JSP aparecem na resposta ao cliente. 

    Os comentários aparecem apenas no código fonte(que não é apresentado para o cliente)

    III. Os objetos com escopo session duram por toda a sessão de navegação do cliente.

    Correta

  • Questão errada e comentário idem.

    Em cada JSP pode haver várias diretivas <%@ page %>
    No entanto, cada JSP possui um objeto page.

    JSP 2.0 Especificação:
    JSP.1.8.3 Implicit Objects (pag. 1-41)
    name: page
    type: java.lang.Object The instance of this
    scope: page’s implementation class processing the current requesta page scope

    Page: This object has a page scope and is an instance of the JSP page's servlet class that processes the current request. Page object represents the current page that is used to call the methods defined by the translated servlet class. First type cast the servlet before accessing any method of the servlet through the page.
    http://www.roseindia.net/help/java/o/jsp-implicit-objects.shtml
  • pois é né...

ID
142294
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Ao estudar as especificações e frameworks Java EE, um Analista de Sistemas concluiu que

Alternativas
Comentários
  • a) o container WEB do servidor de aplicações não é responsável pelo ciclo de vida de EJBs.

    b) correta

    c) EJB não é executado do lado do cliente

    d) STRUTS é um framework MVC de desenvolvimento e não de persistência

    e) JPA não obriga o uso de EJB com Session Beans
  • [ERRADA] => a) o container WEB do servidor de aplicações é o responsável por gerenciar o ciclo de vida de servlets e de EJBs utilizados numa aplicação Java.
         
    Container WEB:
    Gerencia a execução de páginas JSP e componentes Servlets.
    Container EJB: Gerência a execução de EJB.

    O ciclo de vida de um EJB é gerenciado por container específico.

    [CORRETO] => b) no container WEB, uma página JSP transforma-se em um servlet, que é compilado, carregado e inicializado.

    [ERRADA] => c) Enterprise JavaBeans é um modelo de componentes padronizado, executado no lado do cliente e que facilita a construção de aplicações distribuídas robustas.

    EJB executam no lado do servidor gerenciado pelo Container EJB.

    [ERRADA] => d) STRUTS é um framework de persistência que permite o gerenciamento de dados relacionais, utilizando-se de mapeamento objeto-relacional.

    STRUTS: É um framework open-source para o desenvolvimento de aplicação web J2EE adotando a arquitetura MVC.

    [ERRADA] => e) a utilização de Java Persistent API obriga o uso de um container EJB com Session Beans.
    Java Persistnt API ou JPA é uma API utilizada para persistência definindo um mapeamento ojeto-relacional, no entando, não obriga o uso de um container EJB.  
  •  Questões de concursos! Por que a letra E está em negrito?
  • Uma página JSP vira um servlet? What? Pensei que o servlet recebesse as requisições da página, funcionando como controller, enquanto que a página é a view...


ID
144652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SECONT-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os próximos itens, que se referem a frameworks Java
Server Faces (JSF) e Hibernate.

No desenvolvimento de uma aplicação web que siga o padrão JEE, a tecnologia JSP (Java Server Pages) permite criar páginas web com componentes estáticos e dinâmicos; o AJAX permite a troca e manipulação de dados XML com comunicação assíncrona, utilizando XMLHttpRequest; e o servlet é exemplo de servidor de aplicações que contém diretórios como o bin e o webapps e é responsável por gerenciar requisições recebidas de clientes.

Alternativas
Comentários
  • Qual é o erro da afirmação?
  • Servlets são APIs e não servidores de aplicações. A descrição dada na questão serviria para o Tomcat, por exemplo.
  •  

  •  eu fiquei na dúvida no trecho  

    o AJAX permite a troca e manipulação de dados XML com comunicação assíncrona, utilizando XMLHttpRequest

    A dúvida é na palavra TROCA.

    O browser pode enviar requisições em XML ?

    Eu sei que ele pode receber , não exclusivamente, XML. 

  •  Pra mim o erro principal está no BIN, pois nada que é binário faz sentido em um servidor de aplicação java, já que todo .class é bytecode.

  • Pra mim, o erro está em a questão afirmar: o AJAX permite a troca e manipulação de dados XML com comunicação assíncrona, utilizando XMLHttpRequest. Como pode existir uma "troca" de dados apenas utilizando o objeto de pedido (XMLHttpRequest)?? Ao meu ver, o AJAX só permite essa troca de dados se forem utilizados os dois tipos de objetos, pedido e resposta: XMLHttpRequest + XMLHttpResponse.
  • Pessoal, questão incompleta não é questão errada!

    "o AJAX permite a troca e manipulação de dados XML com comunicação assíncrona, utilizando XMLHttpRequest" (qual o erro desta afirmação?)

     o erro é exatamento no final da questão, como bem apontado pelo colega Johnatan 

    e o servlet é exemplo de servidor de aplicações que contém diretórios como o bin e o webapps e é responsável por gerenciar requisições recebidas de clientes.

    "Servlets são APIs e não servidores de aplicações. A descrição dada na questão serviria para o Tomcat, por exemplo."-
  • No desenvolvimento de uma aplicação web que siga o padrão JEE, a tecnologia JSP (Java Server Pages) permite criar páginas web com componentes estáticos e dinâmicos;

    OK. 

    o AJAX permite a troca e manipulação de dados XML com comunicação assíncrona, utilizando XMLHttpRequest;

    OK. AJAX é acrônimo para "Asynchronous JavaScript and XML" e corresponde a um grupo de técnicas de desenvolvimento web interrelacionadas, no lado do cliente, para aplicações web assíncronas: pode-se mandar e receber dados sem que a apresentação seja totalmente alterada. Esses dados estão normalmente relacionados com o uso do objeto XMLHttpRequest (a "alma" do AJAX). Apesar do nome, o uso de XML não é essencial: pode-se usar JSON, por exemplo, assim como as solicitações de clientes não precisam ser assíncronas. Além disso, AJAX usa intensamente DOM para conteúdo dinâmico, permitindo interação do usuário com a página carregada.


    e o servlet é exemplo de servidor de aplicações que contém diretórios como o bin e o webapps e é responsável por gerenciar requisições recebidas de clientes.
    errado. Servlet não é um servidor de aplicações, mas uma classe Java.  O diretório bin é encontrado na documentação do JBoss (All the entry point JARs and start scripts included with the JBoss distribution are located in the bin directory), mas o webapps não.

  • Como já disseram anteriormente, pelo menos um dos erros está em afirmar que servlet é servidor de aplicação.

  • e-

     Java Server Faces, JSP e Servlet ficam em um webcontainer, sem o qual não é possível publicar páginas html, xhtml e outras.

     

    O EJB Container gerencia Enterprise Java Beans, onde a maioria dos serviços de requisitos não funcionais ficam sob encargo deste container. o acesso aos dados é através dele, porque Webcontainer nao tem JTA


ID
144853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito das tecnologias de bancos de dados e aplicações web.

São características comuns de uma plataforma web suportada pela tecnologia JBoss: o desenvolvimento de aplicações embasado na linguagem Java/JSP e o uso de interceptadores (interceptors) para implementar um modelo de controle de comportamento de aplicações com base na orientação a aspectos.

Alternativas
Comentários

ID
144889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de aplicações web e XML, julgue os itens seguintes.

A tecnologia Struts é empregada para a construção de aplicações web conforme o modelo MVC, no qual o modelo é representado por beans programados em Java, a view é representada por JSPs e o controller é parcialmente descrito em arquivos XML.

Alternativas
Comentários
  • Apache Struts - Struts é livre, open-source, framework de aplicação Web-tier  desenvolvido pela  Apache Software Foundation. Struts é altamente configurável, e tem uma grande lista de recursos (e crescente), incluindo um Front Controller, classes de ação e mapeamentos, as classes de utilitário para XML, preenchimento automático de server-side JavaBeans, Formulários da Web com  validação, e apoio à internacionalização.

    http://java.sun.com/blueprints/guidelines/designing_enterprise_applications_2e/web-tier/web-tier5.html

ID
148351
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em JSP, a diretiva taglib define

Alternativas
Comentários
  • Tag Diretivas disponíveis em um JSP:

    <%@ page lista-de-atributos %>

    –<%@ include file="url-relativa" %>

    –<%@ taglib uri="url-relativa-da-biblioteca-de-tags“ prefix="prefixo-das-tags" %>

    Com isso, ve-se que através do atributo "uri" da diretiva "taglib" pode determinar uma biblioteca de tag personalizadas para serem usadas na página JSP.

    Bons estudos!



ID
153511
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No contexto do Desenvolvimento WEB JAVA, analise as afirmativas a seguir, a respeito da tecnologia JSP ("JavaServer Page"):

I. Disponibiliza uma tecnologia simples e rápida para criar páginas que exibem conteúdo gerado dinamicamente, define a interação entre o servidor e a página JSP, e descreve o formato e sintaxe da página.
II. Emprega servlets - programas escritos na linguagem Java e executados no servidor, em oposição aos applets, executados no browser do cliente.
III. Utiliza páginas JSP, com extensão .jsp ou .jspx, criadas pelo desenvolvedor da web e que incluem especificações JSP e tags customizadas, em combinação com outras tags estáticas, HTML ou XML.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito oficial diz que a resposta é letra B, e não D.
  • Qual é o erro da assertiva I??
  • Para mim há dois erros nesse gabarito: 

    1) para mim a I) estaria correto; 
    2) para mim a III) estaria errado. A questão fala "a respeito da tecnologia JSP ("JavaServer Page"):" e no item III ele fala de tags customizadas, eu tenho isso em JSP? pensei que isso só tivessemos no XML, por exemplo.

    Abraços!
  • Acredito que o erro da I seja "descreve o formato e sintaxe da página", já que isso é feito pelo HTML.
  • I. Disponibiliza uma tecnologia simples e rápida para criar páginas que exibem conteúdo gerado dinamicamente, define a interação entre o servidor e a página JSP, e descreve o formato e sintaxe da página. (O desenvolvedor da JSP não define estas interações, isto fica a cargo do Servidor de Aplicação e do Conteiner Web, como o Apache Tomcat.)

    II. Emprega servlets - programas escritos na linguagem Java e executados no servidor, em oposição aos applets, executados no browser do cliente. (Correto, toda página JSP, na primeira vez que é chamada, é traduzida em um .JAVA, compilada e executada como um servelet. )

    III. Utiliza páginas JSP, com extensão .jsp ou .jspx, criadas pelo desenvolvedor da web e que incluem especificações JSP e tags customizadas, em combinação com outras tags estáticas, HTML ou XML. (.JSP é HTML <%@include file="response.jsp" %> e .JSPX é XML <jsp:directive.include="response.jsp"/> As tags customizadas são as utilizadas com a JSTL (Java Server Pages Standard Tags Library) utilizáveis através do parâmetro @taglib, com estas tags é possível fazer uma página JSP sem código Java.)




ID
157894
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Aplicações web são empacotadas em um arquivo WAR para serem disponibilizadas em servidores de aplicações como o Tomcat e o Oracle Application Server. Sobre a estrutura de um arquivo WAR, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) Errada - o código fonte dos servlets fica em WEB-INF/classes.

    b) Errada - o arquivo web.xml fica na pasta WEB-INF.

    c) Correta - só acho que está um pouco incompleta - os servlets e as classes de domínio compiladas ficam em subpastas de WEB-INF/classes.

    d) Errada - arquivos JSP, imagens e outros permanecem na pasta original, escolhida pelo programador.

    e) Errada - os arquivos JAR (bibliotecas utilizadas pela aplicação) ficam em WEB-INF/lib.

  • JAR -> Java Archieve
    WAR -> Web Archive
    EAR -> Java EE Archive que encapsula WARs e JARs
    ----

    em WEB-INF temos
    ....+ web.xml
    ....+ classes
    ....+ lib
  • a) Errada - o código fonte dos servlets não precisa ficar armazenado no WAR, embora possa ser adicionado a raiz do mesmo sem comprometer o funcionamento do arquivo.

    b) Errada - o arquivo web.xml é armazenado em WEB-INF.

    c) Correta - os servlets compilados são armazenados em WEB-INF/classes e JSPs que não devem ser acessíveis diretamente são armazenados dentro de WEB-INF

    d) Errada - os conteúdos não acessíveis diretamente é que são alocados sob o diretório WEB-INF

    e) Errada - os arquivos JAR (bibliotecas) devem ficar em WEB-INF/lib.



ID
161563
Banca
FCC
Órgão
MPE-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para incluir blocos de código Java em uma página JSP utiliza-se a categoria de tags denominada

Alternativas
Comentários
  • Nomeclatura em JSP das alternativas para fixar:

    a) <%@  . . . %>
    ex: <%@ page language="java" %>

    b) <%= . . . %>
    ex: <%= Calendar.getInstance().getTime(); %>

    c) <%! . . . %>
    ex: <%! int visitas = 0; %>

    d)<% . . . %>
    ex: <% String userName=null; userName=request.getParameter("userName"); %>

    e) <%-- commentario --%>
       <% /* commentario */ %>
  • Essa questão é fácil só de olhar as alternativas eu ja vi qual era a resposta

    scriptlets

    Alternativa Letra D

    Bons Estudos !!

     

    Paulooo.

  •  a) Esta tag permite dar informação sobre a página ao motor JSP. Existe 3 tipos de directivas:

    Page - processa informação para esta página. Existem 11 atributos opcionais.sintaxe: <%@ page atributo=”valor” %>
    Include – arquivos para serem incluidos. Sintaxe: <%@ include file=”pagina.jsp” %>
    Taglib- Define uma biblioteca a ser usada. Precisa de um prefixo e de um url: Sintaxe: <%@ taglib prefix = "prefixo" uri = "taglib.tld" %>
     
    b) Esta tag permite mostrar algum resultado.
     
    c) Esta tag permite declarar variáveis e métodos.
     
    d) O código entre <% %> é chamado de scriptlet. Essa tag é utilizada para inserir blocos de código java dentro da JSP
     
    e) Comentários são usados para descrever trechos de código para outros programadores entenderem melhor o que está sendo feito naquele ponto.

ID
161566
Banca
FCC
Órgão
MPE-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Os objetos implícitos de JSP que se baseiam na
implementação da página como um servlet são

Alternativas
Comentários
  • JSP disponibiliza objetos implícitos que foram implementados por motivos de conveniência. Estes objetos podem ser usados dentro de scriptlets e expressões, sem que o autor da página tenha que cria-los previamente. Esses objetos servem para encapsular classes Java ou interfaces tipicamente definidas na API Servlet. Os nove objetos implícitos são:

     
    request: representa o objeto HttpServletRequest causando a invocação do serviço. Escopo Request.
     
    response: representa o objeto HttpServletResponse a requisição. Não é usado com freqüência. Escopo Page.
     
    pageContext: encapsula características dependentes de implementação no objeto PageContext. Escopo Page.
     
    application: representa o objeto ServletContext obtido do objeto de configuração do servlet. Escopo Application.
     
    out: é um objeto JspWriter que escreve na output stream. Escopo Page.
     
    config: representa o objeto ServletConfig da página JSP. Escopo Page.
     
    page: sinônimo do operador "this" do objeto HttpJspPage. Não é usado com freqüencia. Escopo Page
     
    session: é um objeto HttpSession. Escopo Session.
     
    exception: é o objeto Throwable que é resultante de uma situação de erro numa página JSP. Escopo Page
     
    [1] http://www.inf.ufrgs.br/gppd/disc/cmp167/trabalhos/sem2001-1/T2/alex/
  • Simplesmente todas as alternativas é a resposta da questão, que deveria ser anulada.

    QC: verifiquem o gabarito
  • No enunciado da questão, ele cita "implementação da página como um servlet".

     Objetos relacionados ao servlets da página ( se baseiam na implementação da página JSP como um servlet)

    • page

    • config

    Objetos relacionados ao output e input da página (se concentram na entrada e saída de uma página JSP).

    • request

    • response

    • out

    Objetos contextuais (fornecem à página JSP acesso ao contexto dentro do qual ela está respondendo):

    • application

    • session

    • request

    • pageContext

    Objetos resultantes de erros (fornecem apenas um objeto que é usado no tratamento de erros dentro de uma página JSP):

    • exception

  • Somente complementando o excelente comentário do colega André Rocha.

    A questão que saber quais objetos implícitos relacionam-se com os Sevlets. Vejam abaixo as classes que de onde são criados os objetivos page e config e suas relações com os Servlet gerados:

    config: instância da classe javax.servlet.ServletConfig. Armazena as informações de inicializacao do servlet gerado apos a tradução da pagina JSP; 


    page: instância da classe java.lang.Object. Representa a instância da pagina JSP no servlet gerado;

    Os demais elementos implícitos apresentados não mantêm essa relação com os servlets.

    Bons estudos!


ID
161569
Banca
FCC
Órgão
MPE-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Se uma super classe de servlet deve ser gerada, será
definida na diretiva page do JSP por meio do atributo

Alternativas
Comentários
  •  a) Info

    Usado para inserir informações sumarizadas da página, não havendo restrições ao seu tamanho
    <%@ page info=”Estudo sobre Diretivas JSP, Prof. Cristiano Neves, 2006” %>
     
    b) Extends
    Serve para indicar a super classe que será usada pelo container no momento de tradução da página em um Servlet Java
    <%@ page extends=”com.taglib.jsp.primeirapagina” %>
     
    c) Session
    Session é do tipo boolean, indica se a página está participando do gerenciamento de sessão
    <%@ page session=”true” %>
     
    d) Import
    Com o atribuo import, diferente do extends, é capaz de estender um conjunto de classes Java que poderão ser usadas nas páginas JSPs.
    <%@ page import=”java.util.List” %>
     
    e) AutoFlush
    Semelhante ao Buffer, também é responsável por controlar a saída buferizada, mais exatamente o comportamento do container JSP quando já esteja cheio o Buffer de saída. Neste caso é esvaziado automaticamente o Buffer de saída e o conteúd0o enviado para o servidor HTTP que transmite para o Browser responsável pela solicitação. Sendo do tipo boolean, sua sintaxe é dada abaixo:
    <%@ page autoFlush=”true” %>
     
    [1] http://www.devmedia.com.br/post-5397-Conhecendo-as-diretivas-JSP.html

ID
183826
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em JavaServer Pages, o método void setAttribute(String key, Object value)

Alternativas
Comentários
  • Os métodos que começam com set, devem setar algo no objeto, ou seja, associar algum tipo de atributo. Métodos que recuperam informações são métodos get. Set nunca será usado para remover. Não se pode retornar nenhum tipo de dado com método é declarado como void. Só resta a letra A) que seta um valor de atributo com nome.

ID
186745
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Na diretiva page do JSP pode-se utilizar o atributo import que permite

Alternativas
Comentários
  • Diretivas Page
    O que torna esta diretiva um pouco complicada é que ela possui onze atributos diferentes. Vamos desbravar cada uma delas. Observe primeiro como é a sua sintaxe:
    <%@ page atributo1=”valor1” atributo2=”valor2” atributo3=”valor3” ... %> ou
    <jsp:directive.page atributo1=”valor1” atributo2=”valor2” atributo3=”valor3” ... />.
     
    Possui 11 atributos: Info, Language, ContentType, Extend, Import, Session, Buffer, AutoFlush, isThreadSafe, errorPage, isErrorPage.
     
    - Atributo Import
    Com o atribuo import, diferente do extends, é capaz de estender um conjunto de classes Java que poderão ser usadas nas páginas JSPs. Esta forma é mais econômica de se digitar código, sendo mais prático. Exemplo:
    <%@ page import=”java.util.List” %>
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela banca.

    Bons estudos!

ID
195367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Uma equipe de desenvolvimento de software recebeu a
incumbência de desenvolver um sistema com as características
apresentadas a seguir.

* O sistema deverá ser integrado, interoperável, portável e
seguro.
* O sistema deverá apoiar tanto o processamento online, quanto
o suporte a decisão e gestão de conteúdos.
* O sistema deverá ser embasado na plataforma JEE (Java
enterprise edition
) v.6, envolvendo servlets, JSP (Java server
pages
), Ajax, JSF (Java server faces) 2.0, Hibernate 3.5, SOA
e web services.

O líder da equipe iniciou, então, um extenso processo de
coleta de dados com o objetivo de identificar as condições
limitantes da solução a ser desenvolvida e tomar decisões
arquiteturais e tecnológicas que impactarão várias características
funcionais e não funcionais do sistema, ao longo de seu ciclo de
vida. A partir dessa coleta, o líder deverá apresentar à equipe um
conjunto de informações e de decisões.

Com relação às tecnologias para desenvolvimento web em Java que
podem ser empregadas no sistema descrito no texto, julgue os itens
a seguir.

No desenvolvimento de conteúdos para apresentação, o uso de facelets traz vantagens em relação ao uso de JSP. Uma delas é a maior modularidade, com o uso de templates e componentes compostos (composite).

Alternativas
Comentários
  •  O Facelets é uma linguagem de descrição de páginas (PDL – Page Description Language) criada especificamente para JSF. Ele estabelece uma linguagem de templates que suporta a criação da árvore de componentes das telas JSF, o que permite o reuso de padrões de telas e a composição de componentes JSF para formar novos componentes.

    fonte: http://www.devmedia.com.br/joliveira

  • Facelts é o renderizador padrão no JSF2.
    Foi uma tecnologia pensada justamente para trabalhar com a compenetização do JSF

ID
214273
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

É característica de um arquivo JSP a

Alternativas

ID
224554
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Na diretiva page, do JSP, utiliza-se o atributo import, que permite

Alternativas
Comentários

ID
230878
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Que tipo de componente Java é produzido pela compilação sem erros de uma página JSP?

Alternativas
Comentários
  • As JSP viram servlet no contener(servidor de aplicação) , pois os web browser não entendem código java

ID
240730
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A biblioteca de tags padrão do Java Server Pages (JSTL) é uma coleção de tags padronizadas para tarefas comuns a muitas aplicações JSP. Estas tags estão divididas em 5 áreas funcionais:

Alternativas
Comentários
  • A biblioteca do JSTL está distribuída em 5(cinco) pacotes, agrupados por funcionalidade, veja  abaixo contendo a descrição de cada um.

    JSTL Core - C :Tags relacionadas à lógica e controle como (if, forEach, url,  set, import, etc.);
    JSTL fmt- fmt: Tags para formatação e internacionalização de dados;
    JSTL sql-BD:Tags para acessar, inserir, alterar  e deletar dados em um servidor de banco de dados;
    JSTL xml-xml:Tags para seleção, parser e transformação de modelos XML.
    JSTL functions-fn:Conjunto de funções para o processamento de objetos Strings  e coleções.

    Portanto letra b.

  • Pag. 101, 513
    Livro: JavaServer Pages: o guia do desenvolvedor
    Por: Mark Szolkowski, Nick Todd
    Ano:2003

    fonte: http://books.google.com.br/books?id=l6gqGgw7kQ8C&pg=PA101&dq=Java+Server+Pages+%28JSTL%29+%C3%A9+uma+cole%C3%A7%C3%A3o+de+tags&hl=pt-BR&ei=J3epTf7OC8nKgQe-rOjzBQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CC8Q6AEwAA#v=onepage&q=%C3%A1rea%20funcional&f=false


    O objetivo da JSTL é "ajudar a simplificar a vida dos autores de JSP". Para alcançar esse objetivo, a JSTL fornece, entre outros elementos, um conjunto de ações padrão para funcionalidades frequêntes requeridas.


    * Para fazer comentários com referência de livro use o google books http://books.google.com.br/http://books.google.com.br/
  • Na verdade se fosse escolher mesmo, não haveria resposta!

    Com base na fonte que o colega marcelo postou, não há esse "funções" ai...

    http://screencast.com/t/Z2EEVfh56e5K

    OBS: Estou me baseando apenas nesta fonte. Não conheço sobre o assunto, então a galera desenvolvedora pode ajudar melhor.





  • Importando uma biblioteca dessas

    <% @taglib uri="http://java.sun.com/jsp/jstl/core" prefix="c" %>

    Exemplo de Loop:

    <c:forEach var="item"  items="${sessionScope.carrinho.listaItens">
    (...)
    </c:forEach>
  • Existe funções sim. Segue o link: http://docs.oracle.com/javaee/5/jstl/1.1/docs/tlddocs/fn/tld-summary.html

  • a)

    Web, XML, Banco de Dados, Internacionalização (I18n) e Funções.

     b)

    Core, XML, Banco de Dados, Internacionalização (l18n) e Funções. = CORRETA

     c)

    Core, Estatística, Banco de Dados, Internacionalização (I18n) e Funções.

     d)

    Web, Matemática, Banco de Dados, Internacionalização (I18n) e Funções.

     e)

    Core, Web, Matemática, Internacionalização (I18n) e Funções.


ID
240733
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O Contêiner J2EE que fornece aos desenvolvedores o ambiente para rodar Java Server Pages (JSPs) e servlets é

Alternativas
Comentários
  • Web Container

    Provê o software para receber componentes e fornecer os serviços automáticos.Alguma ferramenta deve fornecer a geração automática dos Containers (que obedecem à interface dos Beans ou Web components, já que interceptam as chamadas).

    No final das contas, um Container é um monte de classes em Java geradas automaticamente.Deve também se registrar junto ao serviço de Naming para que os clientes possam achar objetos que obedeçam às interfaces desejadas.Os containers rodam dentro do J2EE Server e/ou no servidor Web e/ou na máquina cliente.Como não há (ainda) padronização de interface entre o J2EE Server e os Containers, quem é fornecedor de servidores também provê os Containers

    • Exemplos: IBM, BEA, Sun, Oracle.
  • Conceito: Web Container

    Livro: WEB SERVICES EM JAVA
    Autores: JORGE ABILIO ABINADER,Rafael Dueire Lins


    Fonte: http://books.google.com.br/books?id=MUdQSavIynEC&pg=PA45&dq=web+container&hl=pt-BR&ei=1XWpTbjrFsHpgAeu4-jzBQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2&ved=0CEMQ6AEwAQ#v=onepage&q=web%20container&f=false
  • A figura que o Roberto Araújo mencionou está neste link:

    http://i.imgur.com/FAzhvb8.gif

  • e-

    Uma vantagen do JEE é utilizá-lo em aplicações de qualquer porte. Seu modelo desacoplado facilita a utilização somente dos componentes usados para a aplicação. o servidor de aplicação é dividido em containers. o JEE Server possui 2 containers, o Web Container e o EJB Container. no Web Container ha Java Server Faces,Java Server Pages (JSP) e Servlet,.representando uma forma de disponibilizar a aplicação por navegador. Sem webcontainer não é possível publicar páginas html, xhtml etc. 

     

    o EJB Container é gerenciamento dos Enterprise Java Beans. A maioria dos serviços a requisitos não funcionais ficam neste container. acesso aos dados é através dele, porque JTA não está no Webcontainer. 

     

    O Client System é Browser e Application Client Container: interface da aplicação com o cliente, pelo navegador ou aplicação Swing, JavaFX ou console.

     

    o application client acessa os EJBs sem intermédio do Webcontainer.


ID
241705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação à tecnologia JavaServer Pages (JSP), julgue os itens a seguir.

Para que métodos estáticos de classes Java sejam executados a partir das funções da linguagem de expressão em JSP, é necessário que o nome da função coincida com o nome do método da classe Java.

Alternativas
Comentários
  • Para que métodos estáticos de classes Java sejam executados a partir das funções da linguagem de expressão em JSP, é necessário que o nome da função coincida com o nome do método da classe Java. A relação entre o nome da função EL e do método público estático de uma classe java é mapeada em um arquivo .TLD
    <function>  <name>equals</name>  <function-class>mypkg.MyLocales</function-class>  <function-signature>boolean equals( java.lang.String,    java.lang.String )</function-signature></function>
    http://docs.oracle.com/javaee/1.4/tutorial/doc/JSPIntro7.html
  • Só complementando o comentário de Leonardo com o material de mesma referência:


    Na página index.jsp, que importa a biblioteca /functions e invoca a função igual em uma expressão:

    	<%@ taglib prefix="f" uri="/functions"%>...    <c:when      test="${f:equals(selectedLocaleString,localeString)}" >

    A função na classe Java seria:

    	package mypkg;public class MyLocales {  ...  public static boolean equals( String l1, String l2 ) {    return l1.equals(l2);  }}
    E o mapeamento do arquivo tld seria:
    	<function>  <name>igual</name>  <function-class>mypkg.MyLocales</function-class>  <function-signature>boolean equals( java.lang.String,    java.lang.String )</function-signature></function>

ID
260239
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere:

I. Cobre parte da especificação JEE porém não as tecnologias servlet e JSP e nem as tecnologias Realms e JDBC DataSources.

II. Tem a capacidade de atuar como servidor web, ou pode funcionar integrado a um servidor web dedicado como o Apache ou até mesmo o IIS.

III. É distribuído pela Sun como software proprietário e é referência para as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages.

Quanto ao Tomcat, é correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • I. Ele cobre parde da especificação J2EE e cobre TAMBÉM as tecnologias de apoio citadas neste item (servlet JSP, Realms e JDBC Data Sources)

    III. Ele não é distribuído pela SUN, ela apenas à utiliza para suas tecnologias servlet com JSP.

  • também perceberam que a questão foi um plágio do wikipedia? muito criativos.
  • Com relação a afirmativa III:
    O tomcat é desenvolvido pela Apache Software Foundation e é um software livre.
  • achei maliciosa, pois o Tomcat não é considerado servidor, pois não provê suporte a todas as tecnologias que um servidor web provê por exemplo EJB, por isso ele é considerado contâiner... estou errada? não acharam maliciosa a questão?
  • Elizabete,
    A questão não diz que ele É UM SERVIDOR WEB, diz que ele tem a capacidade de atuar como um servidor WEB (isso tá certísssimo), você poderá encontrar essa informação em várias literaturas e até mesmo em muitas questões aqui mesmo no QQ.
    Sobre não provê todas as tecnologias que você cita (EJB, por exemplo), acho que você está confundindo SERVIDOR WEB com SERVIDOR DE APLICAÇÃO (que é algo maior, digamos para aplicações maiores - um exemplo de servidor de aplicação seria o JBoss).

    Um exemplo de servidor WEB (o mais usado mundialmente, por sinal) e que também não oferece recurso de EJB, é o apache.
    Espero que tenha ficado claro.

    Bons estudos...

  • Rômulo,
    Eu concordo que a FCC (não só ela), acabam fazendo questões com pouca criatividade ou mesmo que nos faz duvidar do conhecimento do elaborador, mas tenho que discordar sobre essa coisa que todo mundo fala de copiar e colar do Wikipedia. Não esqueça de que o que está no Wikipedia, em geral, é cópia exata do que está nas melhores literaturas.... literaturas estas que podem ter sido a fonte de consulta do elaborador, que podem jamais ter acessado o site do Wikipedia para se balisar para formular a questão. Mas se o textos são iguais, e o lugar que você (genericamente falando) costuma procurar informações é o wikipedia sempre dará o mérito ao wikipedia e não a fonte (literatura) que pode ter sido o local de onde o elaborador retirou a informação para colocar na prova.
    Você nunca viu no wikipedia texto exatamente igual está em livros como Tanembaum, Kurose, Date, etc?
    Que fique claro, não acho que os elaboradores são extremamente esforçados em procurar elaborar boas questões, mas não concordo 100% com essa história de copia e cola do Wikipedia.
  • Ok então, estou indo lá na Wikipedia ALTERAR tudo que está escrito sobre esse assunto, e vou colocar como referência o Tanembaum e o Kurose. Daí todo mundo vai estudar pelo Wikipedia e só EU vou acertar esta questão. Já vi um camarada aqui falando que uma questão copiada do Wikipedia pela CESPE estava muito difícil de entender, pois o cara tinha escrito mal o artigo. O que ele fez? Foi no Wikipédia, e reescreveu o trecho, de uma forma mais simples, COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS. 
  • concordo com Paulo H. Tem banca por ahi que nem interpreta o texto, copia e cola de qualquer jeito sem ter o conhecimento daquilo. Se eu fizer isso na minha monografia(copiar e colar), fico reprovado ou cassam meu diploma.
  • Tomcat standalone (without Apache):


    Tomcat includes its own web server, so Apache is not technically needed. It is possible to run Tomcat without Apache. The only time this approach is useful is when you are running a commercial or open-source application and the developers of that application have specifically recommended this approach. In other words, the application was purpose built from the ground up to run using Tomcat in stand alone mode, without Apache. 


ID
271012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de plataforma Java EE e de JSP, julgue os seguintes itens.

O container JSP provê uma lista de objetos instanciados, chamados de objetos implícitos. É através do objeto aplicação (application object) que são rastreadas as informações de um cliente específico entre múltiplas requisições.

Alternativas
Comentários
  • O objeto application não é para um cliente específico e sim para toda a aplicação.
  • As informações de um cliente específico entre múltiplas requisições são rastreadas pelo objeto Session.
  • Dentre os objetos implícitos, realmente tem-se o application (application object). Porém, sua função é representar o contexto da aplicação e não rastrear as informações de um cliente. Os objetos relacionados às informações de um cliente são: session (como postou nosso colega abaixo), request e response.

    Abaixo, a função do objeto implícito application: 

    "application: instância da classe javax.servlet.ServletContext. Representa o contexto da aplicação para componentes JSP e servlets. Permite acessar, por exemplo, parâmetros da aplicação definidos no arquivo web.xml"

    Espero ter ajudado!

  • O termo container JSP é familiar para vocês? Sempre vejo Container Web.


ID
271015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de plataforma Java EE e de JSP, julgue os seguintes itens.

Em uma aplicação multicamadas na plataforma Java EE, servlets, JavaServer Faces e JSP consistem em tecnologias utilizadas na camada web.

Alternativas
Comentários
  • Verdadeiro

    Rotina do CESPE colocar isso em prova.
  • Para responder esta questão, basta entender aplicações em camadas para J2EE:
    Em uma aplicação multi-tier ou multicamadas, existe a separação bem definida dos serviços.

    Na afirmação: "Em uma aplicação multicamadas na plataforma Java EE, servlets, JavaServer Faces e JSP consistem em tecnologias utilizadas na camada web." Está correto, pois separamos em seguintes camadas:

    1 camada de apresentação (camada cliente): componente que rodam na máquina do cliente, sejam elas funcionalidades de um Browser, páginas HTML, ou seja, funcionalidades locais, responsável pela apresentação homem x máquina;

    2 camada web (servidor web): aqui encontramos em execução por exemplo Tomcat. E que na plataforma Java EE encontramos tecnologias servlets, JSP, JSF..., ou seja parte estrutural de interface para a apresentação.

    3 camada de negócios: nesta camada é realizada toda parte de integração entre aplicações. Aqui podemos encontrar - EJB, Classes especializadas na lógica do negócio, DAO's...etc.

    4 camada de dados: nesta camada estão os servidores de dados.

    Logicamente isto é uma micro síntese.

  • Ilustrando o comentário acima:




    Fonte:http://docs.oracle.com/javaee/5/tutorial/doc/bnaay.html

ID
280891
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
AGECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para não termos que criar todos os nossos conteúdos dinâmicos dentro de classes, misturando fortemente HTML com código Java, precisamos utilizar uma tecnologia que nos permita usar o HTML de forma direta, e que também possibilite a utilização do Java. Algo similar ao ASP e PHP. Essa tecnologia chama-se JavaServer Pages (JSP). Com relação à JavaServer Pages (JSP), analise as seguintes afirmativas:

I. Para escrever código Java em uma página JSP, deve-se escrevê-lo entre as tags < % e %>.
II. Os arquivos JSPs são compilados dentro do Eclipse.
III. A linguagem Expression Language é interpretada pelo servlet container.

Podemos afirmar corretamente que:

Alternativas

ID
309592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca dos sistemas operacionais Windows 2003/2008 Server e Linux, julgue os itens seguintes.

Na qualidade de servidor de aplicações Java para web, o Tomcat é parte da plataforma J2EE, que abrange as tecnologias Servlet e JSP, incluindo as tecnologias de apoio relacionadas, tais como Realms e segurança, JNDI Resources e JDBC DataSources. O Tomcat tem a capacidade de atuar também como servidor web/HTTP ou pode funcionar integrado a um servidor web dedicado, tais como o Apache httpd ou o Microsoft IIS.

Alternativas
Comentários
  • A fonte da questão foi:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Apache_Tomcat
  • O Tomcat é um servidor web Java, mais especificamente, um container de servlets. O Tomcat é um servidor de aplicações JEE, porém não é um servidor de EJBs. Desenvolvido pela Apache Software Foundation, é distribuído como software livre dentro do conceituado projeto Apache Jakarta, sendo oficialmente endossado pela Sun como a implementação de referência para as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages (JSP). Ele cobre parte da especificação J2EE com tecnologias como servlet e JSP, e tecnologias de apoio relacionadas como Realms e segurança, JNDI Resources e JDBC DataSources.

    Ele tem a capacidade de atuar também como servidor web, ou pode funcionar integrado a um servidor web dedicado como o Apache ou o IIS. Como servidor web, ele provê um servidor web HTTP puramente em Java.

    Resposta: "Certo"

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apache_Tomcat

  • Considerei errada por conta dessa afirmação "Tomcat é parte da plataforma J2EE".  Faz parte ou não  ???
  • Tomcat "servidor de aplicações" ? Não seria "servidor web" ?

    O servidor de aplicações Java não é o JBoss ?

    Fonte da questão Wikipedia !? OMG

  • Pelo que entendi dessa questão, o Cespe não quis avaliar se sabemos ou não se o Tomcat é servidor de aplicação. Ao dizer que "Na qualidade de servidor de aplicações Java para web, o Tomcat é parte da plataforma J2EE" ele quer dizer que o Tomcat está dentro da especificação - como de fato está por ser servidor web - e não se implementa toda a especificação JEE. O resto do item está correto.

  • Discordo do fato de o Tomcat ser parte integrante da plataforma J2EE (JEE atualmente). Ele é um produto que implementa parte da especificação. Quem faz parte dela é o JSP, Servlet. EJB, JNDI, etc. Se a afirmação em questão for verdadeira, JBoss, Glassfish, Websphere, Weblogic e tantos outros fariam parte da plataforma. O grande problema é a qualidade das informações da wikipedia, e principalmente, o CESPE usá-la como fonte para a elaboração de suas questões.

  • Tomcat 5.0 é a implementação de referência (RI) para Servlet 2.4 (JSR 154) e JSP 2.0 (JSR 152). Essas JSR são parte da plataforma J2EE (JavaEE 1.4). 
    Uma JSR é composta de:
    - especificação
    - implementação de referência (RI)
    - kit de compatibilidade tecnológica (TCK) - antigo CTS

    Então, Tomcat enquanto implementação de referência é parte da plataforma J2EE, da mesma forma que o glasfish é parte da JEE.

    https://books.google.com.br/books?id=tQkbi4XOwrcC&pg=PT54#v=onepage&q&f=false

  • "o Tomcat" não "é parte da plataforma J2EE" (atual JEE). O Tomcat implementa parte da especificação JEE.

  • Tomcat parte da plataforma é mtooo forçado... Mas segundo o cespe galera, qdo tu "instala" o j2ee, já vem o tomcat junto... aFF


ID
316324
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No JavaServer Pages a tag <%=conteúdo %> é uma

Alternativas
Comentários
  • É só lembrar que expressão matemática tem "="

    1+1 =

    Quando você faz uma declaração, você afirma algo como:

    Esse dinheiro não é meu!

    Então em JSP Expressões são assim
    <%="conteudo a ser impresso aqui"%>

    Declarações são assim:
    <%! int numero=1 %>

    Assim, numero passa a ser variável de instância e pode ser acessada por this.

    Isso é um scriptlet

    <%
    // trecho de código java normal
    for( int i=0; i<1000; i++){
        ...
    }
    %>

    Isso é uma diretiva
    <% @page import="java.util.ArrayList" %>

    Isso é uma action tag
    <jsp:include page="pagina.jsp"/>

    A diferença entre diretivas e actions tags é que a primeira é resolvida em tempo de tradução, a segunda em tempo de solicitação.

  • Syntax Elements

    Standard Syntax

    XML Syntax

    Comments

    <%--.. --%>

    <!-- .. -->

    Declarations

    <%! ..%>

    <jsp:declaration> .. </jsp:declaration>

    Directives

    <%@ include .. %>

    <jsp:directive.include .. />

    <%@ page .. %>

    <jsp:directive.page .. />

    <%@ taglib .. %>

    xmlns:prefix="tag library URL"

    Expressions

    <%= ..%>

    <jsp:expression> .. </jsp:expression>

    Scriptlets

    <% ..%>

    <jsp:scriptlet> .. </jsp:scriptlet>



    Fonte: http://docs.oracle.com/javaee/5/tutorial/doc/bnaph.html
  • Faltou a tag no enunciado, pelo menos eu não estou vendo...

ID
321076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito de desenvolvimento de projetos de sistemas, julgue os itens subsequentes.

Ao ser registrado com o contêiner JSP, o arquivo WAR de uma aplicação torna os recursos nele armazenados disponíveis para usuários finais mediante o acesso do servidor HTTP associado.

Alternativas
Comentários
  • Um aplicativo Java EE é entregue em arquivos Java Archive (JAR), arquivos Web Archive (WAR), ou arquivos Enterprise Archive (EAR). Um arquivo WAR ou EAR é um arquivo JAR padrão (.JAR) com uma extensão .war ou .ear.

  • Alguém sabe que diabos é um container JSP? Que eu saiba tem Application Client Container, Applet Container, Web Container e EJB Container.

  • Servidor http tbém ficou bem estranho.

  • container JSP? por um acaso é um novo tipo de container? Sendo assim temos 5 tipos de containers nas Java EE???? Esse examinador é um lunático!!!

  • --

    Complementando o comentário da colega Priscila da Silva... muito bom

    Para executar um arquivo JSP (conhecido como página JSP), o servidor da Web deve ser carregado com um software capaz de executar JSPs. O software carregado deve fornecer um ambiente para uma JSP executar. Esse ambiente é conhecido como mecanismo JSP ou contêiner JSP . Da mesma forma, um contêiner de Servlet fornece ambiente para a execução de um Servlet.

    Um contêiner da Web é um termo geral que executa programas da Web como ASP , Servlets , JSP , PHP etc. Portanto, um contêiner JSP e um contêiner do Servlet são contêineres da Web.

    Um servidor HTTP (ou: Servidor Web) é portanto, um software que processa pedidos via HTTP. 

    Quando você encontrar este termo por aí, ele pode se referir a:

    - todo o sistema/estrutura que funciona como servidor

    - ou especificamente ao software que aceita e supervisiona os pedidos HTTP


ID
321079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito de desenvolvimento de projetos de sistemas, julgue os itens subsequentes.

Ao se usar tag personalizada JSP, é suficiente carregar uma URL que indique a localização do arquivo TLD para a biblioteca que se deseja acessar.

Alternativas
Comentários
  • a sintaxe para declaração é <@taglib uri="uri_da_biblioteca" prefix="prefixo_da_tag"> onde o atributo uri indica o endereço do descritor da biblioteca de tags e o atributo prefix é o texto a ser utilizado para identifcar as tags.
  • Em JSP para se utilizar tags personalizadas deve-se incluir na página a diretiva taglib:


    Diretiva Taglib

    Se usarmos esta diretiva em uma página, um conjunto de tags personalizadas estará a sua disposição, que poderá ser usadas num sistema de página à página. Podendo ser declaradas, também, de duas formas:

    < %@ taglib uri=”URLdaBibliotecadeTags” prefix=”PrefixodaTag” % > 

    < jsp:directive.taglib uri=”URLdaBibliotecadeTags” prefix=”PrefixodaTag” / >




    http://www.devmedia.com.br/conhecendo-as-diretivas-jsp/5397#ixzz3YajXiiB4


ID
360613
Banca
FEPESE
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O autor de páginas JSP (JavaServer Pages) tem acesso a certos objetos implícitos, que estão sempre disponíveis para uso.

Para cada um destes objetos está associado um escopo. Considere as seguintes afirmativas a respeito de objetos implícitos e seus escopos.

1. O objeto request tem escopo request.
2. O objeto application tem escopo application.
3. O objeto response tem escopo response.
4. O objeto out tem escopo page.
5. O objeto config tem escopo page.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • https://javapapers.com/jsp/explain-the-scope-of-jsp-objects/


ID
368167
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Quando se usa classes do tipo bean, não é necessário instanciar explicitamente um objeto da classe para poder acessar seus métodos. A instância do objeto é criada pelo elemento especial:

Alternativas
Comentários
  • The jsp:useBean action tag is used to locate or instantiate a bean class. If bean object of the Bean class is already created, it doesn't create the bean depending on the scope. But if object of bean is not created, it instantiates the bean.

     

    https://www.javatpoint.com/jsp-useBean-action


ID
368194
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

São apenas tipos de componentes executados em servidores Web:

Alternativas
Comentários
  • Na camada WEB temos os seguintes componentes: Servlet (servidorzinho, processam requisições e gera conteúdo dinâmico, normalmente HTML, modelo request/response), JSP (documentos baseados em texto) e JSF (componente de interface de usuário) e opcionalmente o JavaBeans

    Gabarito: C

    Fiquem com Deus!
  • Mas um Servidor Web JSP/Servlet não roda necessariamente uma JVM? Quanto aos beans, todo servidor Web os suporta? É uma tecnologia para servidores WEB, ou principalmente de aplicação? E o Tomcat?

  • Letra C

    Perceba que a questão quer saber apenas componentes para servidores Web.

    Os itens abaixo não estão limitados a servidores WEB:

    J2EE é a plataforma para aplicações corporativas.

    JVM é a máquina virtual do Java.

    Swing é uma API Java para interfaces gráficas.

    Obs.: JSP é menos usado hoje em dia.

    Usa-se mais o JSF (Java Server Faces - não é um substituto do JSP, mas uma tecnologia mais nova)... embora o Angular tem ganhado mais espaço atualmente.


ID
368197
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O ambiente necessário para a execução de aplicações web desenvolvidas com as tecnologias Java Servlet e JSP é fornecido pelo container Web

Alternativas
Comentários
  • O gabarito correto é A, basta ver a prova e gabaritos anexos
  • letra a)
    O Tomcat é um Conteiner Web, parte da plataforma corporativa Java Enterprise Edition (Java EE, anteriormente denominada J2EE)  abrange as tecnologias Servlet e JSP.

    Fonte: http://www.mhavila.com.br/topicos/java/tomcat.html
  • A Deisi tem razao, o gabarito correto é a letra A
  • O Tomcat é um servidor web Java, mais especificamente, um container de servlets. O Tomcat é um servidor de aplicações JEE, porém não é um servidor de EJBs. Desenvolvido pela Apache Software Foundation, é distribuído como software livre dentro do conceituado projeto Apache Jakarta, sendo oficialmente endossado pela Sun como a implementação de referência para as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages (JSP). Ele cobre parte da especificação J2EE com tecnologias como servlet e JSP, e tecnologias de apoio relacionadas como Realms e segurança, JNDI Resources e JDBC DataSources.

    Ele tem a capacidade de atuar também como servidor web, ou pode funcionar integrado a um servidor web dedicado como o Apache ou o IIS. Como servidor web, ele provê um servidor web HTTP puramente em Java.

    O servidor inclui ferramentas para configuração e gerenciamento, o que também pode ser feito editando-se manualmente arquivos de configuração formatados em XML. 


    Apache é servidor para PHP, que pode ser integrado com o Tom cat para suporte Java. Apache supports a variety of features, many implemented as compiled modules which extend the core functionality. These can range from server-side programming language support to authentication schemes. Some common language interfaces support Perl, Python, Tcl, and PHP.

    Fonte: http://en.wikipedia.org

  • Necessário ?


ID
377608
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação a PHP e JSP é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • existem várias fontes discutindo php vs jsp, essa é somente uma:

    http://www.inf.ufrgs.br/gppd/disc/inf01008/trabalhos/sem01-1/t2/feijo/

    explica a letra (a), (c), (e) : PHP possui o conceito de classes e objetos, mas não há um mínimo de proteção de dados. Não existem propriedades ou métodos protegidos.  JSP é baseado na linguagem Java, por isso seu alto grau de orientação a objetos é explicado. Os objetos possuem métodos e propriedades privados e devem ser instanciados para serem usados. Importante notar que os objetos em JSP não são destruídos ao final da execução do script como acontece com PHP.

    d) em PHP não há tratamento de exceções nos métodos nativos.

ID
463456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca da arquitetura J2EE, julgue os itens subseqüentes.

J2EE utiliza modelos de componentes reutilizáveis com suporte a Enterprise Java Beans e JSP (Java Server Pages).

Alternativas
Comentários
  • o EJB Container gerencia Enterprise Java Beans. A maioria dos serviços a requisitos não funcionais ficam neste container. o acesso aos dados é através dele, porque a JTA não está no Webcontainer. Enterprise Java Beans (EJB) são componentes com atributos e métodos para lógica de negócios, podendo ser utilizados individualmente ou em conjunto e podem ser 2 tipos:


    Session beans: conversação transiente com o cliente. Quando o cliente encerra, o bean e seus dados são perdidos.


    Message driven beans: combina session bean e um ouvinte de mensagens, permitindo recebemento d mensagens de forma assíncrona.


ID
495850
Banca
FUMARC
Órgão
BDMG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação aos conceitos da tecnologia JavaServer Pages (JSP), analise as seguintes afirmativas:

I. Uma página JSP é um documento texto que contém dados estáticos em formato HTML e XML, por exemplo, e elementos JSP que constroem o conteúdo dinâmico.

II. Os elementos JSP em uma página JSP podem ser expressos nas sintaxes padrão e XML, embora em um dado arquivo, pode-se usar somente uma das sintaxes.

III. Uma página JSP em sintaxe XML é um documento XML que pode ser manipulado pelas ferramentas e APIs para documentos XML. Além disso, pode ter um jsp:root como elemento raiz.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários

ID
606181
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Qual ação padrão do JSP interrompe o processamento das requisições pela página corrente e as direciona para outro componente Web?

Alternativas
Comentários
  • c) <jsp:forward>
  • Umas das principais funcionalidades de uma Action Tag:

    jsp:forward: Redirecionar a requisição para outra página JSP.

    Espero ter ajudado!
  • jsp:include -> Call one JSP page from another. Upon completion, the destination page returns control to the calling page.

    jsp:forward -> Calls one JSP page from another. Execution of the calling page is terminated by the call.

    jsp:plugin -> Enables you to invoke an applet on a client browser

    As opções jsp:invoke e jsp:call


ID
616951
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No Java Server Pages (JSP), BackBean

Alternativas
Comentários
  • Achei estranho essa afirmação: "não herdam de ninguém", uma vez que, em Java, toda classe é uma subclasse da classe Object (ela é a classe “pai” de todos os objetos).

     

    De qualquer forma, segue a fonte da questão:

     

    BackBean:

    São classes simples, não herdão de ninguém nem são obrigados a implementar nenhuma interface

    Possuem nossos famosos getter e setters seguindo a convenção JavaBean

    Fonte: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/daca/html/jsf/jsf.htm


ID
622126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento web, julgue os itens subsequentes.

O uso de Javabeans, o controle de transferência entre as páginas e o suporte independente de applets Java pelos browsers são possibilidades proporcionadas pela action tag da JSP.

Alternativas
Comentários
  • Action tag

    Esta tag permite efectuar 3 coisas principais:

    1) permite usar Javabeans
    2) controle da transferência entre as páginas
    3) suporte independente pelos browsers de applets Java.

    Essa ai foi tirada exatamente do Wikipédia! =P

  • Para conhecimento.
    No JSP existem 5 tags:
    1 - Declaration tag: Esta tag permite declarar variáveis e métodos. A sua sintaxe é: <%! …mais alguma coisa.. %>
    2 - Expression tag: Esta tag permite mostrar algum resultado. A sua sintaxe é: <%=..algo para mostrar…%>
    3 - Directive tag

    Esta tag permite dar informação sobre a página ao motor JSP. Existe 3 tipos de directivas:

    page - processa informação para esta página. Existem 11 atributos opcionais. Sintaxe: <%@ page atributo=”valor” %>

    Include – arquivos para serem incluidos. Sintaxe: <%@ include file=”pagina.jsp” %>

    Taglib- Define uma biblioteca a ser usada. Precisa de um prefixo e de um url: Sintaxe: <%@ taglib prefix = "prefixo" uri = "taglib.tld" %>
     

    4 - Scriplet tag:

    Todo o código entre <% %> é chamado de scriptlet. Sintaxe: <% …código %>

    5 - Action tag

    Esta tag permite efectuar 3 coisas principais:

    1) permite usar Javabeans
    2) controle da transferência entre as páginas
    3) suporte independente pelos browsers de applets Java.


    Fonte: wikipedia


  • "suporte independente pelos browsers de applets Java." ??????!!!! (fonte: wikipedia)
    Que forma RIDÍCULA de escrever que as action tags permitem a inclusão de applets nas páginas de uma forma única que funciona em todos os browsers.
    As bancas SE ESBALDAM nesses artigos de jumentos (perdoem a expressão, mas é revoltante) que escrevem de forma ambígua e esdrúxula!!!
    Por favor, sempre que voces lerem algum artigo da wikipedia com trechos mal escritos assim, ALTEREM ou, se nao der, apaguem os trechos ambiguos! (já que nao fará diferença, ninguem tá entendendo mesmo!) Pra nao dar armas pras bancas sacanearem.
     Esse trecho da Action Tag do JSP não se preocupem, eu já alterei o artigo e reescrevi de uma forma mais explicativa e que todos entendem!

ID
630910
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise o scriptlet JSP seguinte:
<% Usuario u = new Usuario();
u.setNome("Ana");
u.setCargo("Gerente");
session.setAttribute("usuario", u);
response.sendRedirect("teste.jsp");
%>
Para recuperar o conteúdo da variável de sessão utiliza-se a instrução:

Alternativas
Comentários
  • session.getAttribute("usuario") retorna um tipo Object é necessário fazer o casting para a classe (Usuario)

ID
638215
Banca
FUMARC
Órgão
PRODEMGE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere a seguinte linha de comando:
<%= new java.util.Date() %>
Assinale a opção que corresponde à defnição CORRETA do comando:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta dessa questão é a letra D pois a linha de comando se refere a expressão JSP.
    Informando assim data e hora em uma página.
  • Expressões entre "<% %>" são chamados de scriptlet jsp.

    Estas expressões são executadas como código java normal

ID
645427
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. Uma JSP consiste em uma combinação de ___________ e ___________ , que contêm o código executável e a marcação estática, como ____________ ou ____________ . O código contido na JSP é identificado e executado pelo ___________ , e a página resultante é enviada para o cliente.

Alternativas
Comentários
  • Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. Uma JSP consiste em uma combinação de ___________ e ___________ , que contêm o código executável e a marcação estática, como ____________ ou ____________ . O código contido na JSP é identificado e executado pelo ___________ , e a página resultante é enviada para o cliente. 

     

    •  a) tags JSP / scriplets / HTML / XML / servidor
  • Para preencher as duas primeiras lacunas, é importante saber que um JSP é uma combinação de tags JSP (que definem diretivas, declarações, expressões) e scriptlets (que são códigos em Java no meio da página). 
    A 3ª e a 4ª coluna, pelo texto, referem-se a linguagens de marcação estática. Podemos completar com HTML, que é uma linguagem de marcação para produzir páginas web, e XML, que é uma linguagem de marcação de conteúdo.
    O código do JSP é identificado e executado no servidor, o qual irá processar um arquivo HTML e enviar para o cliente. Assim, a 5ª lacuna é completada com "servidor".

    Dessa forma, a frase fica sendo:
    Uma JSP consiste em uma combinação de tags JSP e scriptlets , que contêm o código executável e a marcação estática, como HTML ou XML . O código contido na JSP é identificado e executado pelo servidor , e a página resultante é enviada para o cliente. 
    Assim, a alternativa correta é a a).
  • Mas quem escreveu essa questão não faz a pontuação mínima em português. Se ele queria que a oração: "que contêm o código executável" fosse adjetiva explicativa referente a tags JSP e scriptlets, deveria estar entre vírgulas. Do jeito que está fica parecendo que uma JSP também contêm marcação estática (o que está certo), e as primeiras duas lacunas poderiam "ser tags JSP e HTML".
  • Questão horrível! Acho melhor ninguém considerá-la em seus estudos. Dizer que HTML é código executável e XML é estático...sei não hein!


ID
645430
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre Servlets, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Servlets são implementadas como arquivos de classe da Linguagem Java.

II. Servlets são independentes de plataforma, de modo que podem ser executadas em diferentes servidores, em diferentes sistemas operacionais.

III. As Servlets podem acessar qualquer uma das APIs Java. Uma Servlet pode usar a API JDBC para acessar e armazenar dados ou para acessar objetos remotos.

IV. Ao criar uma Servlet, somos obrigados a reescrever nove métodos presentes à interface que foi implementada.

Alternativas
Comentários
  • somos obrigados a implementar:
    doGet ou doPost
    init
    destroy
  • Salvio e o service() também!

  • O item II pode gerar confusão, 

    II. Servlets são independentes de plataforma, de modo que podem ser executadas em diferentes servidores, em diferentes sistemas operacionais. 

    Acredito que deveria informar: independentes de plataforma..., desde que possua JVM instalado.

  • O II claramente está errado

    depende do Java isso


ID
659959
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No contexto do ciclo de vida de um servlet, considere:

I. Quando o servidor recebe uma requisição, ela é repassada para o container que, por sua vez, carrega a classe na memória e cria uma instância da classe do servlet.

II. Quando um servlet é carregado pela primeira vez para a máquina virtual Java do servidor, o método init() é invocado, para preparar recursos para a execução do serviço ou para estabelecer conexão com outros serviços.

III. Estando o servlet pronto para atender as requisições dos clientes, o container cria um objeto de requisição (ServletRequest) e de resposta (ServletResponse) e depois chama o método service(), passando os objetos como parâmetros.

IV. O método destroy() permite liberar os recursos que foram utilizados, sendo invocado quando o servidor estiver concluindo sua atividade.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  •  

    O ciclo de vida de um servlet é controlado pelo container no qual o servlet tenha sido implantado.

    Quando uma requisição é mapeada para um servlet, o containet executa as seguintes etapas:

    - Se uma instância do servlet não existe, o container web:

    * Carrega a classe servlet.

    * Cria uma instância da classe.

    * Inicializa a instância do servlet chamando o método init.

    - Chama o método service, passando obetos de requisição e resposta.

    Se o container precisa remover o servlet, ele o finaliza chamando o método destroy.

  • O ciclo de vida da servlet, segundo o site Linguagens de Programação, é esse:
    Ciclo de Vida
    Dito isso, analisando cada item.

    I. Quando o servidor recebe uma requisição, ela é repassada para o container que, por sua vez, carrega a classe na memória e cria uma instância da classe do servlet. O gabarito diz que é correto. De fato, trata-se do procedimento padrão: se ocorrer a requisição e a servlet não existir, este é o procedimento. Acontece que, se já houver uma classe da servlet instanciada, ele não vai criar a instância. Portanto, eu particularmente discordo do gabarito, mas fazer o quê..?
     
    II. Quando um servlet é carregado pela primeira vez para a máquina virtual Java do servidor, o método init() é invocado, para preparar recursos para a execução do serviço ou para estabelecer conexão com outros serviços.  Correto. É dedutível da imagem.
     
    III. Estando o servlet pronto para atender as requisições dos clientes, o container cria um objeto de requisição (ServletRequest) e de resposta (ServletResponse) e depois chama o método service(), passando os objetos como parâmetros. Correto, é isso mesmo, dedutível da imagem.
     
    IV. O método destroy() permite liberar os recursos que foram utilizados, sendo invocado quando o servidor estiver concluindo sua atividade. Correto. Da imagem, temos que a "Hora da morte" ocorre quando o recurso não é mais necessário e também quando o servidor estiver concluindo sua atividade.
  • Muito bom o comentário do colega acima, só complementando: Acho que a letra "A" estaria errada se estivesse assim :"sempre carrega a classe na memória e cria uma instância da classe do servlet" .
    Valeu..


  • Obtive a mesma interpretação da quetão I. Em uma leitura criteriosa a questão não mostra que o conteiner está sendo instanciado pela primeira vez! Marquei com errada também! 
  • "Quando recebe uma requisição" quer dizer que toda vez que recebe uma requisição. É o mesmo que dizer: "quando chove eu me molho", quer dizer que toda a vez que chove eu me molho. Ou seja, NÃO tem como o item I estar correto se respeitarmos a língua portuguesa, uma vez que o servlet é criado somente na primeira requisição. Entraria com recurso certo.

  • "estiver concluindo sua atividade"

    Concluindo ou concluído? Faz toda diferença!

  • Também quero deixar uma observação sobre o "estiver concluindo sua atividade" que já foi citado, Concluindo e concluído são diferentes. E sobre a I, não entendo por que questões de variadas bancas sempre tendem a fazer esse tipo de afirmação, pela lingua portuguesa da pra interpretar um "sempre", mas segundo eles não, acontece isso, mas não é sempre! Eu fico com o exemplo da chuva do caro amigo ai acima, e quem puder me corrigir sobre isso também agradeço, mas esse é meu pensamento sobre o quesito I. Ah e marquei a letra D.

  • O método destroy() faz parte das ultimas instruções do servidor, mas não é a ultima coisa que o servidor faz. Analisando bem, "concluindo" é mais coerente do que "concluído". Não teria como o servidor chamar o método destroy() depois de concluir (finalizar) suas atividades, já que esse método faz parte dela.

    Essa é minha análise do item IV. Mas fiquem a vontade para opinar. Afinal, a discussão pode ser construtiva.

    Bons estudos


ID
659965
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

<%@ page atributo1="valor1" atributo2="valor2"... %> é a sintaxe típica da diretiva Page, em JSP. Um de seus atributos, se definido para true, indica o processamento normal do servlet quando múltiplas requisições podem ser acessadas simultaneamente na mesma instância de servlet. Trata-se do atributo

Alternativas
Comentários
  • Na programação de computadores, thread-safe descreve uma parte do programa ou rotina que pode ser chamado de múltipla programação fio s sem interação indesejada entre as threads. (A linha é uma instância do programa em execução em nome de algum usuário ou processo). Segurança da linha é de particular importância para Java programadores, já que Java é uma linguagem de programação que fornece suporte embutido para threads. Usando thread-safe rotinas, o risco de que um segmento irá interferir e modificar elementos de dados de outro segmento é eliminado por contornar potenciais situações de dados de corrida com acesso coordenado aos dados compartilhados.

    É possível garantir que a rotina é thread-safe por:

    1. Certificar-se que threads simultâneos usar algoritmos sincronizados que cooperam entre si.
    2. Limitando o endereço de um objeto compartilhado para uma thread sempre que um algoritmo não sincronizado está ativo ..
  • a) ATRIBUTO EXTENDS: Serve para indicar a super classe que será usada pelo container JSO no momento de tradução da página em um Servlet Java. Exemplo:
    <%@ page extends=”com.taglib.jsp.primeirapagina” %>

    b) ATRIBUTO IMPORT:Com o atribuo import, diferente do extends, é capaz de estender um conjunto de classes Java que poderão ser usadas nas páginas JSPs. Esta forma é mais econômica de se digitar código, sendo mais prático. Exemplo:
    <%@ page import=”java.util.List” %

    c) ATRIBUTO ISTHREADSAFE: Quando uma página JSP é compilada em um Servlet, ela deve ser capaz de atender a múltiplas solicitações. Para isso devemos utilizar o atributo isThreadSafe, caso contrário é necessário defini-lo como “false”. Exemplo:
    <%@ page isThreadSafe=”false” %>

    d) ATRIBUTO SESSION: Session é do tipo boolean, indica se a página está participando do gerenciamento de sessão. Por exemplo, se quisermos dizer que uma página é parte de uma sessão, utiliza-se a seguinte sintaxe:
    <%@ page session=”true” %>

    e) ATRIBUTO AUTOFLUSH: Semelhante ao Buffer, também é responsável por controlar a saída buferizada, mais exatamente o comportamento do container JSP quando já esteja cheio o Buffer de saída. Neste caso é esvaziado automaticamente o Buffer de saída e o conteúd0o enviado para o servidor HTTP que transmite para o Browser responsável pela solicitação. Sendo do tipo boolean, sua sintaxe é dada abaixo:
    <%@ page autoFlush=”true” %>

    Fonte: http://www.devmedia.com.br/conhecendo-as-diretivas-jsp/5397

ID
671254
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre a programação na linguagem Java é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Servlets são classes Java que executam em um servidor de aplicações. São utilizadas em aplicações para desktop que utilizam o pacote swing.
    Errado

    b) JavaServer Pages é uma tecnologia Java utilizada para embutir códigos de programação Java em páginas XML. Arquivos JSP executam no computador cliente.
    Errado, pois executa no servidor.

    c) As interfaces normalmente utilizadas para executar operações de conexão e manipulação de dados em um banco de dados relacional podem ser encontradas no pacote javax.swing.sql.
    Errado, swing é para criar interfaces para desktop.

    d) Na linguagem Java não existe tipos de dados primitivos. Todos os tipos de dados são objetos, por isso, é possível afirmar que Java é uma linguagem totalmente orientada a objeto.
    Errado, em java existem alguns tipos primitivos, tais como int e boolean.

    e) Ao compilar uma classe Java é gerado um arquivo com extensão .class, chamado de bytecode.
    Correto
  • Apenas complementando o comentário do colega:

    b) JSP mescla código java e HTML

    c) o pacote que contêm as classes para acesso a banco (via JDBC) é java.sql.*;

    d) Java inclusive possui o recurso de autoboxing, que é encapsular a primitiva automaticamente no Objeto que a representa quando necessário, por exemplo:

    ...
    public void setInteger(Integer numero){
         this.numero = numero
    }
    ...

    //Isso é uma primitiva
    int numeroPrimitivo = 7;
    ...
    //Isso não gera erro, int é automaticamente encapsulado em Integer, ou seja o compilar transforma em setInteger(new Integer(numeroPrimitivo));
    setInteger(numeroPrimitivo);
  • Compilação do programa Java em bytecodes


    Supondo que em um exemplo geramos um arquivo chamado “Ola.java”, na hora da compilação, o compilador produz um arquivo “.class” chamado “Ola.class” onde contém a versão compilada. O compilador Java converte o código-fonte em bytecodes que representam tarefas a serem executadas na fase de execução.


    O compilador cria bytecodes que são armazenados com a extensão .class.

    Figura 2: O compilador cria bytecodes que são armazenados com a extensão .class.
     

    Os bytecodes são executados pela Java Virtual Machine (JVM) - uma parte do JDK e a base da plataforma Java.
  • Cinco fases de Java:

     

    .: Editar;

    .: Compilar - Converte o código-fonte Java em bytecodes.

    .: Carregar;

    .: Verificar;

    .: Executar.

    .

    .

    .

    .

    Letra E.

     

    At.te

    Foco na missão!!


ID
701581
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

As tags utilizadas em uma página JSP para importar classes de um pacote, habilitar o uso de bibliotecas de classes (por exemplo, JSTL) e incluir arquivos (por exemplo, JSP Fragments) são conhecidas como tags

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa: letra A.
    Para importar classes de um pacote ou bibliotecas de classes, é utilizada uma diretiva de página (page directive).
    Diretivas de páginas começam com os caracteres "<%@".
    Exemplo: <%@ page import="java.util.*,java.text.*" %>
    Fonte: http://www.jsptut.com/Directives.jsp
  • Directive tag

    Esta tag permite dar informação sobre a página ao motor JSP. Existe somente 3 tipos de tags directivas:

    page - processa informação para esta página. Existem 11 atributos opcionais. Sintaxe: <%@ page atributo=”valor” %>

    Include – arquivos para serem incluidos. Sintaxe: <%@ include file=”pagina.jsp” %>

    Taglib- Define uma biblioteca a ser usada. Precisa de um prefixo e de um url: Sintaxe: <%@ taglib prefix = "prefixo" uri = "taglib.tld" %>


    É importante sabermos quais são os 11 atributos possíveis para tag page. São eles: (vejam que uma delas é o import, arguido na questão): • language="nome-da-linguagem-de-script" • contentType="mime-type|mime-type;charset=nome-charset" • errorPage="url-página-de-erro" • isErrorPage="true|false" • buffer="none|tamanho-em-kb" • auto-flush="true | false“ • import="lista-de-pacotes" • extends="nome-da-classe-base" • session="true|false" • isThreadSafe="true|false" • info="texto-informativo"


ID
708910
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em uma aplicação web Java que utiliza JSP, as linhas de código comuns a diversas páginas podem ser criadas em um arquivo ..I.. , que pode ser incluído nas páginas utilizando-se a diretiva ..II.. .


As lacunas I e II são preenchidas correta e respectivamente por

Alternativas
Comentários
  • JSPF(Java Server Page Fragment): São fragmentos de páginas JSP que podem ser incluído em uma página JSP através do comando 
    <%@include file="caminho/nome_do_arquivo"%>. A vantagem de se utilizar JSPF é a possibilidade de poder dividir a aplicação em pequenas unidades ou módulos facilitando o gerenciamento da aplicação e possibilitando a reutilização desses fragmentos em diversas páginas JSP´s.
  • Além disso, é importante deixar claro que JSPF não é uma tecnologia, é apenas uma regra de nomenclatura. É uma boa prática sugerida pela IBM que pede que arquivos JSP (fragmentos) que serão incluidos em outros JSP utilizem a extensão JSPF.

ID
709360
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em uma página JSP, para importar uma classe de um pacote e para fazer referência a uma biblioteca (como, por exemplo, JSTL) podem ser utilizadas, respectivamente, as diretivas:

Alternativas
Comentários
  • Questão interesante! - Letra A.

  • Nos JPSs exitem 5 tipos de tags. A questão trata expecificamente das Directive tags.

    Directive tag

    Esta tag permite dar informação sobre a página ao motor JSP. Existe somente 3 tipos de tags directivas:

    page - processa informação para esta página. Existem 11 atributos opcionais. Sintaxe: <%@ page atributo=”valor” %>

    Include – arquivos para serem incluidos. Sintaxe: <%@ include file=”pagina.jsp” %>

    Taglib- Define uma biblioteca a ser usada. Precisa de um prefixo e de um url: Sintaxe: <%@ taglib prefix = "prefixo" uri = "taglib.tld" %> 

    É importante sabermos quais são os 11 atributos possíveis para tag page. São eles: (vejam que uma delas é o import, arguido na questão): 
    1. language="nome-da-linguagem-de-script" 
    2. contentType="mime-type|mime-type;charset=nome-charset" 
    3. errorPage="url-página-de-erro"
    4. isErrorPage="true|false"
    5. buffer="none|tamanho-em-kb"
    6. auto-flush="true | false“
    7. import="lista-de-pacotes"
    8. • extends="nome-da-classe-base"
    9. session="true|false"
    10. isThreadSafe="true|false"
    11. info="texto-informativo"

ID
754054
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para usar as tags Struts deve-se utilizar no topo da página JSP a diretiva

Alternativas
Comentários
  • Ex.:
    <%@ taglib uri ="/tags/ minhas_tags " prefix ="mt"%>

    Leia mais em: Introdução a Taglib http://www.devmedia.com.br/introducao-a-taglib/3317#ixzz2KjZFZSiP
  • Pessoal, para utilização de biblioteca de tags em páginas JSP deve-se utilizar a diretiva "taglib". Para responder a questão não precisava saber onde cargas dágua foi colocada a biblioteca das tags do Struts. Bastava saber que os atributos da diretiva "tablib" são "uri" (que indica onde se localiza a biblioteca de tags e "prefix" (que indica o prefixo que devem acompanhar as tags nos JSPs. 

    A única alternativa que apresentava tais características era a letra E (CORRETA).Bons estudos!



ID
758515
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre tecnologias para aplicações Web baseadas em Java.

I. JSP permite a criação de páginas Web com conteúdo estático e dinâmico.

II. EJb é um framework de componentes, baseado na arquitetura MVC, para construção de interfaces com usuário.

III. JSTL permite utilizar conjuntos padronizados de tags para manipulação de arquivos XML, internacionalização, dentre outros.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • II. EJb é um framework de componentes, baseado na arquitetura MVC, para construção de interfaces com usuário.

    A proposição está provavelmente descrevendo o JSF - Java Server Faces, e não Ejb.
  • O item II erra em afirmar que o EJB é usado para "construção de interfaces". O objetivo é fornecer um framework para acesso a modelos mantidos do lado servidor de uma aplicação. As interfaces ficam a cargo daqueles que implementam o lado cliente.
  • Item I - CORRETO: Nos JSPs podemos utilizar tags estáticas HTML e scriptlets dinâmicos (código Java).

    Item II - ERRADOEnterprise JavaBeans (EJB) é um componente ( e não um framework como diz o enunciado) da plataforma J2EE que roda em um container de um servidor de aplicação. Seu principal objetivo consiste em fornecer um desenvolvimento rápido e simplificado de aplicações Java, com base em em componentes distribuídos, transacionais, seguros e portáveis.

    Item III - CORRETO:
    O JavaServer Tag Library (JSTL) encapsula funcionalidades básicas comuns a muitas aplicações JSP. Em vez de utilizar uma apanhado de tags de vários fornecedores em seus aplicativos JSP, JSTL permite empregar um único conjunto padrão de tags. Essa padronização permite que você implantar seus aplicativos em qualquer container JSP com suporte ao JSTL, aumentando a probabilidade de uma implementação otimizada de tags no seu JSP.
     
    JSTL tem tags para interações, operações condicionais de fluxo, manipulação de documentos XML, tags de internacionalização, tags para acessar bancos de dados usando SQL e funções frequentemente usadas.

ID
776170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que se refere a linguagens e tecnologias de programação, julgue o  item  que se segue.

A tecnologia J2EE — Java 2 Plataform Enterprise Edition por meio do JSP (JavaServerPages) — enfatiza a utilização de componentes Java reutilizados.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


    JSP permite desenvolver modulos reutilizaveis, chamados de acoes personalizadas (custom actions). Uma custom action e invocada usando uma tag personalizada (custom tag) em uma pagina JSP. Uma Tag Library e uma colecao de custom tags.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe5M0AB/curso-jsp?part=3


  • Prezados,

    A JEE é uma biblioteca de componentes enterprise, cujo foco é justamente a reutilização desses componentes .

    Portanto a questão está correta.


ID
783751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o  item  seguinte , relativo a tecnologias associadas a Java.


A JSP possui quatro componentes: chaves diretivas, ações, elementos de script e bibliotecas de tags. As ações são mensagens para o contêiner de JSP e os elementos de script permitem aos navegadores inserir códigos Java que interajam com os componentes JSP.

Alternativas
Comentários
  • Os componentes do JSP são: Directives, Declarations, Scriptlets, Comments, Expressions. Não há um componente chamado Ações.

  • ELEMENTOS JSP
    • São organizados em quatro grupos:
    – Comentários
    – Diretivas
    – Scripting Elements

      • Expressões
      • Declarações
      • Scriptlets
    – Ações

    OBS: Atenção que existe sim o elemento ações.
    FONTE: https://goo.gl/0ucCxV

  • As diretivas são mensagens para o contêiner de JSP, exemplo: <%@page errorPage="erro.jsp" %> diz que a página de erro a ser redirecionada é erro.jsp


ID
783754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o  item  seguinte , relativo a tecnologias associadas a Java.

A JSP permite que se trabalhe com objetos implícitos e assim se obtenham capacidades de servlet em seu contexto. Um exemplo de objeto implícito é o application do javax.servlet.ServletContext, que representa o contêiner em que o JSP é executado.

Alternativas
Comentários
  • Objeto Application => Este objeto representa a aplicação à qual a página JSP pertence. Ele é uma instância da interface javax.servlet.ServletContext. Os containers JSP tipicamente tratam do primeiro nome de diretório em um URL como uma aplicação. 

    http://slideplayer.com.br/slide/279344/


ID
783757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o  item  seguinte , relativo a tecnologias associadas a Java.

A JSP é uma extensão da tecnologia dos servlets que permite simplificar o processo de criação de páginas, separando a apresentação do conteúdo.

Alternativas
Comentários
  • JavaServer Faces: baseada em JSP + Servlet e framework de componentes UI.


ID
795202
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Páginas JavaServer Pages são páginas web

Alternativas
Comentários
  • - Java Server Pages ou JSP é o que acontece quando alguém introduz Java em HTML. (pág. 34 do livro Head First Servlets and JSP)

    - Consistem em páginas HTML com código JAVA embutido.
    - A compilação de uma página JSP resulta em um Servlet Java (definição da questão da FEPESE 2008).

    Segundo a wikipedia:
    JavaServer Pages (JSP) is a technology that helps software developers create dynamically generated web pages based on HTML, XML, or other document types. Released in 1999 by Sum Microsystems, JSP is similar to PHP, but it uses the Java programming language.

    Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/JavaServer_Pages

  • Ao Hebet J: 

    Sobre a pergunta a respeito do XML, pense assim: XHTML é HTML + XML.


ID
802960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca das ferramentas utilizadas para a criação de páginas web, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
827926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de desenvolvimento web, servlets, JSP e Ajax, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão pode ser respondida por eliminação:
    A) Ajax (Asynchronous Javascript and XML) roda no objeto XMLHTTPRequest do navegador do cliente.

    B) JSP (Java Server Pages) é processado nos servidores de aplicação (Web Container), não no lado cliente.

    C) Servlets em Web Containers só da Oracle? Existem várias aplicações que implementam as especificações de Web container como Tomcat da Apache, Jboss da Had Hat e muitos outros.

    D) CGI? Não conheço... Próxima...

    E) Ajax padrão JEE? Utiliza recursos de Javascript e XML!


    Logo a resposta é letra D). Mas o que é esse CGI?
    [Wikipedia ] Common Gateway Interface (CGI) is a standard method used to generate dynamic content on Web pages and Web applications. CGI, when implemented on aWeb server, provides an interface between the Web server and programs that generate the Web content. These programs are known as CGI scripts or simplyCGIs; they are usually written in a scripting language, but can be written in any programming language.
  • "Antigamente, para gerar conteúdo dinâmico, utilizava-se o CGI (Common Gateway Interface) Ï ele permitia escrever pequenos programas para apresentar páginas web dinâmicas utilizando outras linguagens de programação. Em 1997, apareceu a tecnologia de servlets, que são utilizadas para gerar páginas web dinâmicas por meio da linguagem Java".


    Fonte : Material Estratégia Concursos - Professor Diego Carvalho.


ID
868366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca da arquitetura e dos padrões de projeto JEE e desenvolvimento web, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a- ERRADA - JavaServer Faces (JSF) é um framework MVC de aplicações Web baseado em Java que se destina a simplificar o desenvolvimento de interfaces de usuário baseadas em web. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/JavaServer_Faces   b- ERRADA - O Hibernate é um framework para o mapeamento objeto-relacional escrito na linguagem Java, mas também é disponível em .Net como o nome NHibernate. Este framework facilita o mapeamento dos atributos entre uma base tradicional de dados relacionais e o modelo objeto de uma aplicação, mediante o uso de arquivos (XML) ou anotações Java. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hibernate   c- ERRADA - AJAX (acrônimo em língua inglesa de Asynchronous Javascript and XML1 , em português "Javascript Assíncrono e XML") é o uso metodológico de tecnologias como Javascript e XML, providas por navegadores, para tornar páginas Web mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/AJAX_(programa%C3%A7%C3%A3o)   d- CERTA - Servlet (servidorzinho em tradução livre) é um componente como um servidor, que gera dados HTML e XML para a camada de apresentação de uma aplicação Web. É basicamente uma classe na linguagem de programação Java que dinamicamente processa requisições e respostas, proporcionando dessa maneira novos recursos aos servidores. A definição mais usada considera-os extensões de servidores. Servlet é um módulo que estende a funcionalidade de um servidor Web, através de módulos de aplicação implementados em Java. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Servlet   e- ERRADA - JavaServer Pages (JSP) é uma tecnologia utilizada no desenvolvimento de aplicações para Web, similar às tecnologias Active Server Pages (ASP) da Microsoft ou PHP. Por ser baseada na linguagem de programação Java, tem a vantagem da portabilidade de plataforma, que permite a sua execução em diversos sistemas operacionais, como o Windows da Microsoft, Unix e Linux. Esta tecnologia permite ao desenvolvedor de páginas para Internet produzir aplicações que acessem o banco de dados, manipulem arquivos no formato texto, capturem informações a partir de formulários e captem informações sobre o visitante e sobre o servidor. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/JSP
  • Prezados,
    Vamos aos comentários de todas as alternativas.
    a) JSF consiste em uma API Java que permite acessar vários tipos de serviços e servidores de nomes, tais como LDAP e DNS, provendo uma forma nativa de comunicação entre os programas Java e esses servidores.
    Alternativa errada, o Java Server Faces (JSF) é um framework MVC de aplicações Web baseado em Java que se destina a simplificar o desenvolvimento de interfaces de usuário baseadas em web. O JSF não representa uma forma nativa de comunicação entre os programas Java e os servidores LDAP e DNS, para tais acessos seriam necessárias as respectivas API´s
    b) Hibernate é um framework para mapeamento objeto/relacional para aplicações em Java que permite realizar, por meio de arquivos DHTML, o mapeamento de classes Java em tabelas do banco de dados relacionais e vice-versa
    Alternativa errada visto que o mapeamento objeto/relacional do Hibernate não é feito por DHTML e sim por XML ou Anotações.
    c) O Ajax permite, apenas com o uso de Javascript, que uma página web seja atualizada com dados obtidos do servidor.
    Alternativa errada. O Ajax permite sim que uma página web seja atualizada com dados obtidos do servidor, porem o Ajax usa Javascript e XML , não apenas Javascript conforme informado na alternativa. O próprio acrônimo em língua inglesa ( Asynchronous Javascript and XML ) informa isso.
    d) O servlet é uma classe de programa em Java utilizada para estender a capacidade dos servidores em aplicações web que trabalham com a filosofia requisição e resposta.
    Alternativa correta. A interface Servlet do java realmente serve para estender a capacidade dos servidores web fornecendo funcionalidade baseadas em requisição resposta, tratadas pelo método service
    e) Escrito com a sintaxe Java, o JSP é um documento textual que utiliza, para processamento dos dados, servlets web container e não possui partes estáticas, somente partes dinâmicas.
    Alternativa errada. O JSP possui partes estáticas.
    Portanto, a alternativa correta para essa questão é a letra D.
    Fontes:
    - http://tomcat.apache.org/tomcat-5.5-doc/servletapi/
    - http://docs.jboss.org/hibernate/orm/4.2/quickstart/en-US/html/
  • Entendo que a letra D esteja correta, mas a C também está. Ajax utiliza apenas javascript e a rede, sendo esta subentendida pelo restante da frase. A utilização de XML não é realmente necessária, sendo amplamente conhecidas as variações que fazem uso de outros formatos, como, por exemplo, JSON.

  • Henrique, o AJAX é realizado pela composição de vários componentes, quais sejam: Javascript, CSS, DOM, XMLHttpRequest, XML e XSLT.

  • se a C fosse de C ou E marcaria eternamente C

  • A) Loucura

    B) Hibernate usa XML

    C) Asynchronous JavaScript and XML

    E) Forçado demais, provavelmente errado


ID
872680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de sistemas transacionais, julgue os itens seguintes.

Para recuperar uma variável que se encontra em sessão em uma página JSP, utiliza-se o script

<%=pageContext.getRequest().getParameter(“sessaoValor”)%>.

Alternativas
Comentários
  • O correto é session.getAttribute("valor")


ID
894361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que se refere ao desenvolvimento de aplicações HTML e JSP, julgue os próximos itens.

Nas páginas JSP, combinam-se modelos estáticos, incluindo fragmentos de HTML ou XML, com o código para gerar conteúdo dinâmico e compilar páginas JSP dinamicamente em servlets, quando solicitado.

Alternativas
Comentários
  • Correto. No desenvolvimento de aplicações HTML e JSP, a cada acesso do usuário, uma nova execução será iniciada no código, apresentando tempo e resultado dinâmico.

ID
894367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que se refere ao desenvolvimento de aplicações HTML e JSP, julgue os próximos itens.

O JSP, cuja base é a linguagem de programação Java, tem portabilidade de plataforma, o que o permite ser executado em diversos sistemas operacionais, como o Windows e o Linux.

Alternativas
Comentários
  • Java Server Pages (JPS) por ser baseada na linguagem de programação Java, tem a vantagem da portabilidade de plataforma, que permite a sua execução em diversos sistemas operacionais como: o Windows da Microsoft, Linux e o Unix.

ID
894370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que se refere ao desenvolvimento de aplicações HTML e JSP, julgue os próximos itens.

Para usar o JSP com Java embutido e algumas tags de marcação complexas, o programador tem de conhecer a fundo as complexidades do desenvolvimento de aplicações.

Alternativas
Comentários
  • Não é necessário o conhecimento a fundo do desenvolvimento de aplicações (em geral)! O programador precisa apenas conhecer o funcionamento e relevância das tags que irá utilizar, bem como de suas implicações.


ID
895195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que se refere às tecnologias de desenvolvimento web em Java,
julgue os itens a seguir.

Como forma de incluir dinamismo em páginas JSP, é possível incluir blocos de código Java conhecidos como scriptlets.

Alternativas
Comentários
  • Correto

    Scriptlets são trechos de códigos Java que podem ser inseridos em qualquer lugar da página e serve, entre outras coisas, para definir valores para as variáveis a serem usadas nas expressões.
  • Prezados ,

    De acordo com a JSR 245 que define o JSP, temos o seguinte conceito de Scriptlets :
    A questão está correta.
    Scriptlets podem conter qualquer fragmento de código valido para a linguagem especificada no atributo da diretiva page, delineados pelas sequencias de caracteres <% e %>, ou a tag . Scriptlets são executados no tempo de processamento da requisição. O Scritplet pode produzir alguma saída ou não, a depender do seu código. Scriplets podem ter outros efeitos, modificando objetos visíveis a eles.
    Para usar os caracteres de sequencia do scriptlet ( %>) em sua literalidade, você deve colocar uma barra invertida ( %\> ).
    Exemplos :
    Aqui está um exemplo simples onde a página muda dinamicamente dependendo da hora do dia :
    <% if (Calendar.getInstance().get(Calendar.AM_PM) == Calendar.AM) {%>
    Good Morning
    <% } else { %>
    Good Afternoon
    <% } %>
     
    Fonte : JSR-000245 JavaServerTM Pages 2.2
  • Ano: 2008 | Banca: FCC | Órgão: MPE-RS | Prova: Técnico em Informática - Área Sistemas

    Para incluir blocos de código Java em uma página JSP utiliza-se a categoria de tags denominada 

    d) scriptlets.


ID
900847
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O modelo de programação Java Enterprise Edition é baseado em containers, que fornecem todos os serviços necessários para a aplicação corporativa.
Em consequência,

Alternativas
Comentários
  • c-

    o EJB Container gerencia dos Enterprise Java Beans, onde maioria dos serviços sao a requisitos não funcionais. o acesso aos dados é através dele; JTA não está no Webcontainer, apesar que nada impede a colocação de regras de negócio em POJOs dentro do Webcontainer e acessar dados através dele,


ID
913300
Banca
FMP Concursos
Órgão
MPE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No contexto de arquitetura Java Enterprise Edition, ___________________ é uma tecnologia que simplifica o processo de gerar páginas dinamicamente, pois permite embutir Java diretamente em uma página HTML ou XML.

Assinale a única alternativa que completa corretamente a lacuna acima:

Alternativas
Comentários
  • a) Java Virtual Machine (JVM)
    => Máquina Virtual Java, plataforma responsável por carregar, executar os aplicativos java após compilado criar os arquivos  bytecodes em código executável 

    b) JavaServer Pages (JSP) 
    => Definição correta sobre o JSP
    c) Java ME (Java Micro Edition)
    => oferece um ambiente robusto e flexível para aplicativos executados em dispositivos móveis e integrados: celulares, set-top boxes, reprodutores de discos Blu-ray, dispositivos de mídia digital, módulos M2M, impressoras etc.A tecnologia Java ME foi originalmente criada para lidar com as restrições associadas à criação de aplicativos para pequenos dispositivos. Para essa finalidade, a Oracle definiu o básico para a tecnologia Java ME para acomodar esse ambiente limitado e possibilitar a criação de aplicativos Java executados em dispositivos pequenos com memória, vídeo e capacidade de processamento limitados.
    Fonte: https://www.java.com/pt_BR/download/faq/whatis_j2me.xml
    Acessado em 03/08/2015 às 10:36 
    d) Enterprise JavaBeans (EJB)
    => são usados para o desenvolvimento e implantação de aplicações distribuídas baseadas em componentes que são escaláveis, transacionais, e seguros. Um EJB normalmente contém a lógica de negócio que atua sobre os dados de negócio. Essa afirmação não era verdadeira até a introdução dos POJOs que também estão disponíveis nessa nova versão do EJB.

    Leia mais em: EJB: Introdução ao novo Enterprise JavaBeans 3.2 http://www.devmedia.com.br/ejb-introducao-ao-novo-enterprise-javabeans-3-2/30807#ixzz3hl7zfsVO
    e) Java Persistence API (JPA)
    => é um framework leve, baseado em POJOS (Plain Old Java Objects) para persistir objetos Java. A Java Persistence API, diferente do que muitos imaginam, não é apenas um framework para Mapeamento Objeto-Relacional (ORM - Object-Relational Mapping), ela também oferece diversas funcionalidades essenciais em qualquer aplicação corporativa.

    Atualmente temos que praticamente todas as aplicações de grande porte utilizam JPA para persistir objetos Java.

    Leia mais em: Introdução à JPA - Java Persistence API http://www.devmedia.com.br/introducao-a-jpa-java-persistence-api/28173#ixzz3hl8i3F3P

ID
944539
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Ao se executar uma página JSP na plataforma J2EE, o servidor de aplicação

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    Inicialmente , os servidores web JEE trabalhavam apenas com Servlets, porém ficava muito difícil manipular o código de interface dentro de uma classe Servlet, para resolver esse problema passaram a adotar também o JSP, que em resumo é uma página HTML com scripts java que permitem criar uma página com conteúdo dinâmico.
    Porém , do lado do servidor, toda JSP é traduzida e compilada em uma Servlet, antes de sua primeira execução, o que torna a alternativa E a correta.
  • Somente dando mais detalhes sobre o ciclo de vida de um JSP:

    Desde o momento em que uma pagina JSP e escrita, esta passa por um ciclo de vida para que possa estar disponvel ao cliente ou algum outro recurso da aplicação. Os itens a seguir apresentam cada uma das etapas do clico de vida das paginas JSP, desde a sua criação até a sua disponibilização (Basham et al., 2004):


    1. Tradução do JSP: o servidor Web recupera o conteudo de uma pagina JSP e traduz para uma classe servlet em Java (arquivo .java);

    2. Compilação do Servlet: o servidor Web compila o servlet gerando um arquivo .class;

    3. Carga e Inicialização do Servlet: o servlet e carregado e, ent~ao inicializado como um objeto Java que ca disponvel e aguardando requisic~oes HTTP em threads separadas para cada requisic~ao. Em seguida chama o metodo service() do servlet.


ID
947290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a linguagens de script.

Um scriptlet na tecnologia JSP (Java server pages) abrange todo o código entre "<#" e "#>" .

Alternativas
Comentários
  • O scriptlet é todo o conteúdo que está dentro das tags <% %>
    Item bem tranquilo!
  • Tags <% %>


ID
985105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens seguintes acerca de sistemas de gestão de conteúdo.


No desenvolvimento de um portal corporativo, um web application archive, de acordo com a especificação de portlets Java (JSR 168), pode conter servlets e arquivos JavaServer Pages.

Alternativas
Comentários
  • Tudo bem, WAR obviamente pode conter servlet e JSP, mas não creio que seja a 168 que defina isso. Vou averiguar

  • Um WAR pode conter recursos dinâmicos Java EE, como servlets, arquivos JSP, filtros e metadados associados, além de recursos estáticos, como imagens e arquivos HTML.

  • Na página 80 da especificação JSR 168 tem o exemplo abaixo do conteúdo de um arquivo WAR, contendo JSP e servlets (http://download.oracle.com/otndocs/jcp/PORTLET_1.0-FR-SPEC-G-F/):

     

    PLT.21.2.1

    Example Directory Structure

    The following is a listing of all the files in a sample portlet application:

    /images/myButton.gif

    /META-INF/MANIFEST.MF

    /WEB-INF/web.xml /WEB-INF/portlet.xml

    /WEB-INF/lib/myHelpers.jar

    /WEB-INF/classes/com/mycorp/servlets/MyServlet.class

    /WEB-INF/classes/com/mycorp/portlets/MyPortlet.class

    /WEB-INF/jsp/myHelp.jsp

     

    Gabarito: Certo


ID
1029823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com referência aos servidores de web e de aplicação, julgue os itens a seguir.

Na configuração do Tomcat, o arquivo WEB-INF/server.xml contém o descrito do contexto da aplicação web, segundo a especificação Java Servlet. As informações contidas nesse arquivo são as configurações específicas da aplicação.

Alternativas
Comentários
  • O server.xml não se encontra no diretório WEB-INF  e sim no diretório CONF

  • além do mais, as configurações contidas nesse arquivo servem para todas os contextos daquele tomcat.

  • Na configuração do Tomcat, o arquivo WEB-INF/server.xml contém o descrito do contexto da aplicação web, segundo a especificação Java Servlet. As informações contidas nesse arquivo são as configurações específicas da aplicação.

    O arquivo server.xml fica na pasta conf/server.xml e contém as configurações específicas da aplicação. O arquivo que contém o DESCRITOR DO CONTEXTO da aplicação web é o arquivo WEB-INF/web.xml


ID
1035490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a JEE, Servlets, JSP e JSF, julgue os próximos itens.

Servlets podem ser acionados a partir de contêineres disponibilizados em servidores web a partir de páginas JSP que são compiladas em run-time quando executadas em um browser. Uma boa prática, nesses casos, para melhor performance, é unir a lógica de negócio com a camada de apresentação, sobretudo em aplicações avançadas com altas taxas de acesso simultâneo.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois na arquitetura de N camadas a lógica do negócio deve ficar separada da camada de apresentação.

  • Errado.

    "Separar a camada lógica da apresentação."


ID
1035493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a JEE, Servlets, JSP e JSF, julgue os próximos itens.

A JSP permite introduzir tags customizadas à sua biblioteca e, assim, estender facilidades à linguagem. Entre outros benefícios dessa prática estão a eliminação de scriptles em aplicações JSP, reúso e sintaxe similar à do HTML.

Alternativas
Comentários
  • Entendi da seguinte maneira:

    "tags customizadas" facilitam a "eliminação de scriptles em aplicações JSP" - isso quer dizer que não se usa código Java diretamente no JSP - o JSTL veio para acabar com essa prática e fazer com que se use somente tags numa aplicação JSP

    "sintaxe similar à do HTML" - sem scriptlets, i.e., sem código Java diretamente no JSP, o código JSP fica somente com tags, e por isso mais similar ao HTML

     

    JSP é uma tecnologia que está gradualmente sendo substituída pelo JSF no JEE, o JSF usa somente tags sem código Java diretamente na página como o JSP fazia.

     

    Gabarito: Certo


ID
1049449
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em uma aplicação web desenvolvida utilizando a plataforma Java EE 6, há a seguinte classe Java:

package dados;

public class Cliente {
private String nome;
public Cliente() {
}
public String getNome() {
return nome;
}
public void setNome(String nome) {
this.nome = nome;
}
}

Em uma página JSP da mesma aplicação, para instanciar um objeto desta classe pode-se utilizar a tag

Alternativas
Comentários
  • setBean (incorreto) 
    useBean name (incorreto)
    newInstace (incorreto)

  • Gabarito D: < jsp:useBean id="cliente" class="dados.Cliente"/>

     

    Mas pq?

  • não entendi, poderiam explicar?

  • Segue a sintaxe do useBean:

     

    < jsp:useBean id= "instanceName" scope= "page | request | session | application"   

    class= "packageName.className" type= "packageName.className"  

    beanName="packageName.className | < %= expression >" >  

    < /jsp:useBean>  

     

    Fonte: https://www.javatpoint.com/jsp-useBean-action

      

      

    Seguem os erros de cada alternativa:

     

    a) < jsp:setBean name="cliente" class="dados.Cliente" / >

    b) < jsp:setBean id="cliente" class="dados.Cliente" / >

    c) < jsp:useBean name="cliente" class="dados.Cliente" / >

    d) < jsp:useBean id="cliente" class="dados.Cliente" / >

    e) < jsp:newInstance id="cliente" class="dados.Cliente" / >


ID
1085956
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A tecnologia Java Server Pages (JSP) possuidora de um componente que encapsula funcionalidade em tags predefinidas passíveis de ser incorporadas pelos programadores aos programas em JSP chama-se;

Alternativas

ID
1095076
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre as ações do JSP:

I – < jsp:include> inclui, dinamicamente, outro recurso em um JSP como, por exemplo, outro JSP.

II – < jsp:param > pode ser utilizado com as ações include, forward e plugin para especificar nomes e valores adicionais de informações a serem utilizados por essas ações.

III – < jsp:plugin> encaminha o processamento de solicitação para outro JSP, servlet ou página estática.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Referência rápida para JSP http://www.mhavila.com.br/topicos/java/JSP-QuickRef.pdf

  • jsp:include: usada para inserir conteúdo dinâmico em tempo de solicitação;
    jsp:forward: usada para redirecionar requisições para outra Página JSP;

    jsp:param: usada para passar parâmetros para outra Ação JSP;
    jsp:useBean: usada quando se deseja invocar/instanciar um JavaBean;
    jsp:plugin: usada para executar e mostrar um objeto (Ex: Applet) no browser.
    jsp:setProperty: usada para setar o valor da propriedade de um JavaBean;
    jsp:getProperty: usada para recuperar o valor da propriedade de um JavaBean.
     


ID
1099168
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Dadas as afirmações a seguir, relativas às tecnologias Servlets e JSP,

I. JSP e Servlets são tecnologias para desenvolvimento WEB com o mesmo potencial e expressividade. A diferença básica entre elas é o fato de JSP executar parte no cliente e parte no servidor.

II. Enquanto JSP é considerada uma tecnologia do lado cliente (como JavaScript), Servlets é uma tecnologia que executa do lado servidor.

III. Quando comparada com Servlets, a tecnologia JSP possibilita uma combinação entre HTML e Java de uma maneira muito mais facilitada, permitindo inclusive a intercalação de códigos HTML e JSP em um mesmo arquivo.

IV. Apesar da semelhança entre Servlets e JSP, a “compilação” dos Servlets (geração de bytecode) é responsabilidade do programador, enquanto que os arquivos JSP são “compilados” pelo Servlet Containner, no momento da sua primeira utilização.

verifica-se que são(é) verdadeira(s) somente

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto letra E

    Prova Tipo 1: http://www.copeve.ufal.br/sistema/anexos/ALGAS%20-%20Gas%20de%20Alagoas%20S.A.%20-%202012/Prova%20-%20Analista%20de%20Tec%20da%20Informacao%20-%20Tipo%201.pdf

    Gabarito Definitivo: http://www.copeve.ufal.br/sistema/anexos/ALGAS%20-%20Gas%20de%20Alagoas%20S.A.%20-%202012/Gabaritos%20Definitivos.pdf

  • Segue um link com breve explicação sobre o assunto:

    http://wiki.infolink.com.br/Categoria:JSP_e_Servlets

  • Quando comparada com Servlets, a tecnologia JSP possibilita uma combinação entre HTML e Java de uma maneira muito mais facilitada, permitindo inclusive a intercalação de códigos HTML e JSP ( JAVA ) em um mesmo arquivo.


ID
1099183
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Dadas as afirmações a seguir,

I. JSE é a sigla utilizada para designar o Java padrão, isto é, com bibliotecas padrão para o desenvolvimento de aplicações desktop e applets.

II. JEE é a sigla utilizada para designar a tecnologia de desenvolvimento Java Enterprise Edition, que adiciona ao JSE um verdadeiro framework de desenvolvimento cliente-servidor, incluindo tecnologias como JSP e Servlets.

III. EJB é parte integrante do Java Enterprise Edition e permite o desenvolvimento de componentes de software reutilizáveis e executáveis em servidores de aplicação, como, por exemplo, o JBoss.

IV. EJB é o nome dado para o conjunto de soluções Web em Java, constituído por Servlets e JSP.

verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto letra D

    Prova Tipo 1: http://www.copeve.ufal.br/sistema/anexos/ALGAS%20-%20Gas%20de%20Alagoas%20S.A.%20-%202012/Prova%20-%20Analista%20de%20Tec%20da%20Informacao%20-%20Tipo%201.pdf

    Gabarito Definitivo: http://www.copeve.ufal.br/sistema/anexos/ALGAS%20-%20Gas%20de%20Alagoas%20S.A.%20-%202012/Gabaritos%20Definitivos.pdf

  • d-

    Web Container - Java Server Faces, JSP e Servlet. aplicação através de navegador web.


    EJB Container -gerencia Enterprise Java Beans; maioria dos serviços de requisitos não funcionais ficam neste container. acesso aos dados é através dele, porque JTA não está no Webcontainer.


ID
1151272
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A tecnologia AJAX foi desenvolvida para gerar uma maior interatividade com o usuário e proporcionar mais velocidade em processos executados na web, baseando-se em chamadas assíncronas. Assinale a alternativa que indica a linguagem que o AJAX é baseado.

Alternativas
Comentários
  • O Ajax incorpora diferentes tecnologias, como o DOM, XML, XSLT, o objeto XMLHttpRequest, o objeto XMLHttpResponse e o Javascript, cuja função é fazer a junção entre os elementos.

  • Antigamente nos primórdios de AJAX, falava-se em XMLHttpResponse, mas esse não existe e é fácil de confirmar nas questões de AJAX que encontramos por aí. E o professor de um curso ressaltou apenas o XMLHttpRequest.

  • C) JavaScript.


ID
1202890
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um site é, necessariamente, uma aplicação cliente/servidor. Considere um site desenvolvido utilizando-se uma mistura de HTML, CSS, XML, JSP, Servlet, Hibernate e EJB. Com relação à arquitetura cliente/servidor pode-se afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO. Códigos XML, HTML e CSS são executados no lado cliente e código JSP no lado servidor.

    b) ERRADO. Páginas HTML enviam dados para as servlets, html representada no lado cliente e JSP no lado servidor.

    c) ERRADO. Componentes EJB e Hibernate executam parte no servidor.

    e) ERRADO. Todos os comandos contidos nas páginas JSP são interpretados pelo navegador e executados no lado servidor.


ID
1218544
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

As tecnologias web que operam no servidor, como JSP e PHP, são geralmente mais adequadas para o acesso às bases de dados do que tecnologias que operam no cliente. Essa característica se justifica graças a:

Alternativas

ID
1218547
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O JSP é uma tecnologia que permite que o código Java seja embarcado nas páginas web por meio de scriptlets. No entanto, para que esse código possa ser executado,

Alternativas
Comentários
  • Páginas  JSP são compiladas, quando modificadas, e transformadas em servlets que geram código HTML.

    letra A


ID
1305019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que diz respeito aos servlets, julgue os próximos itens.

A tecnologia JSPs (JavaServer Pages) é uma extensão da tecnologia servlets, em que cada JSP é convertida pelo contêiner JSP em um servlet.

Alternativas
Comentários
  • Todo JSP vira uma servlet! quem faz isso é o servlet container, mais famoso deles é o Tomcat

  • Complementando o Raphael, JSP é uma abstração de alto nível de servlets. São traduzidas em servlets (instanciação da classe servlet) em tempo de execução, sendo que cada servlet JSP é armazenado em cache e reutilizado até que a JSP original seja alterada.


ID
1305103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca da tecnologia JavaServer Page, julgue os itens a seguir.

Uma JavaServer Page pode acessar capacidades de servlet em seu contexto por meio de objetos implícitos, os quais possuem os seguintes escopos: application, page, request, response e session.

Alternativas
Comentários
  • os escopos são: application, page, request e session. Não existe o escopo response.

  • boa.. cai no peguinha bonito

  • Misturou escopos com objetos implícitos...que salada


ID
1305109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca da tecnologia JavaServer Page, julgue os itens a seguir.

A diretiva include permite a inclusão do conteúdo dinâmico em uma JavaServer Page em tempo de solicitação, ao passo que a ação copia o conteúdo para a JavaServer Page em tempo de tradução, não refletindo o novo conteúdo no caso de mudança do recurso incluído entre as solicitações.

Alternativas
Comentários
  • então... acertei essa mas tive que ler algumas vezes para entender o que o examinador pediu.

    E minha conclusão foi: não sei o que ele pediu.

    Desconfio que o erro seja esse: não refletindo o novo conteúdo no caso de mudança do recurso incluído entre as solicitações. 

    Desconfio que ele esteja perguntando se quando eu altero o include isso será refletido em tempo de execução


  • O erro está em: "não refletindo o novo conteúdo no caso de mudança do recurso incluído entre as solicitações."

    Pois como o conteúdo inserido na diretiva include é dinâmico, ele será alterado sim, a cada mudança nesse conteúdo (ou recurso).
  • Houve erro na transcrição da questão pelo qconcursos. A questão original é a seguinte:


    "A diretiva include permite a inclusão do conteúdo dinâmico em uma JavaServer Page em tempo de solicitação, ao passo que a ação < jsp : include > copia o conteúdo para a JavaServer Page em tempo de tradução, não refletindo o novo conteúdo no caso de mudança do recurso incluído entre as solicitações."


    Quanto a resposta da questão o Cespe inverteu a definição de include e jsp:include, portanto questão errada.


    1) The include directive:

    Static: adds the content from the value of the file attribute to the current page at translation time. The directive was originally intended for static layout templates, like HTML headers.


    2) The standard action

    Dynamic: adds the content from the value of the page attribute to the current page at request time. Was intended more for dynamic content coming from JSPs.


    3) The JSTL tag:

    Dynamic: adds the content from the value of the URL attribute to the current page, at request time. It works a lot like  , but it’s more powerful and flexible: unlike the other two includes, the url can be from outside the web Container!


    4) Preludes and codas

    Static: preludes and codas can be applied only to the beginnings and ends of pages.

    You can implicitly include preludes (also called headers) and codas (also called footers) for a group of JSP pages by adding   and elements respectively within a element in the Web application web.xml deployment descriptor. 


    Fonte: https://www.safaribooksonline.com/library/view/head-first-servlets/9780596516680/ch09s18.html

  • Errado, conceitos invertidos

    include --> estático, tempo de tradução.

    jsp:include --> dinâmico, tempo de execução (solicitação)


ID
1305112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca da tecnologia JavaServer Page, julgue os itens a seguir.

Diretivas, ações, elementos de script e bibliotecas de tags são elementos-chave da JavaServer Page.

Alternativas
Comentários
  • O diagramador dessa prova acordou nos ano 2000 para fazer uma prova no ano de 2014!

    Pqp! foram cobradas umas 6 ou 7 questões somente sobre JSP nessa prova.



    o que ele quiser dizer por elementos de script e ações?

  • Em resposta ao Raphael, script imagino que são os scriptlets JSP.

    Exemplos de ações: , .
  • Os principais elementos de uma página JSP são: declarações, expressões, scriptlets e diretivas. Os três primeiros têm sintaxes e usos similares, mas têm diferenças importantes. 

    http://gigaflops.tripod.com/page/lp/jsp/jsp.html



  • Há quatro componentes chaves para JSPs:
    Diretivas - são mensagens para o contêiner que permitem ao programador especificar configurações de página e bibliotecas de tags personalizadas para utilização.
    Ações - encapsulam funcionalidades em tags predefinidas que os programadores podem incorporar em um JSP.
    Elementos de script - permitem aos programadores inserir código Java que interaja com componentes em um JSP para realizar o processamento de solicitação.
    Bibliotecas de tags - permitem que os programadores criem tags personalizadas.

     

    http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/452/java-server-pages-e-servidor-tomcat.aspx

     

    Gabarito: Certo


ID
1311742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que se refere às linguagens de programação, julgue os itens subsecutivos.

No servlet e Jsp, o tratamento de caracteres especiais como caractere comum, recebidos em páginas HTML, pode ser feito por meio do método estático encode da classe java.net.URLEncoder.

Alternativas
Comentários
  • Utility class for HTML form encoding. This class contains static methods for converting a String to theapplication/x-www-form-urlencoded MIME format. For more information about HTML form encoding, consult the HTML specification.

    When encoding a String, the following rules apply:

    The alphanumeric characters "a" through "z", "A" through "Z" and "0" through "9" remain the same.
    The special characters ".", "-", "*", and "_" remain the same.The space character "" is converted into a plus sign "+".
    All other characters are unsafe and are first converted into one or more bytes using some encoding scheme. Then each byte is represented by the 3-character string "%xy", where xy is the two-digit hexadecimal representation of the byte. 
    The recommended encoding scheme to use is UTF-8. However, for compatibility reasons, if an encoding is not specified, then the default encoding of the platform is used.

    For example using UTF-8 as the encoding scheme the string "The string ü@foo-bar" would get converted to "The+string+%C3%BC%40foo-bar" because in UTF-8 the character ü is encoded as two bytes C3 (hex) and BC (hex), and the character @ is encoded as one byte 40 (hex).

  • https://www.geeksforgeeks.org/java-net-urlencoder-class-java/

  • Classe Java.net.URLEncoder em Java

     

    É uma classe de utilitário para codificação de formulário HTML. A codificação torna a forma de URL mais confiável e segura. Quando a solicitação do usuário é acionada por um método get, os parâmetros do formulário e seus valores são anexados ao final da URL depois de um '?' placa. O problema surge quando caracteres especiais são usados ​​para seus valores. Em geral, o HTML manipula a parte de codificação e processa automaticamente os caracteres especiais e os converte em caracteres especiais para o manuseio suave de todas as operações. No entanto, não é uma boa prática confiar somente em recursos HTML e, portanto, o java fornece essa classe para codificar explicitamente as URLs. 


ID
1318885
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No desenvolvimento de uma aplicação Web em Java, várias tecnologias podem ser utilizadas, como páginas HTML puras, páginas JSP, servlets.
Observe as afirmações a seguir concernentes a essas tecnologias.
I - Páginas JSP não geram código HTML, precisam invocar um servlet para isso.
II - Páginas JSP são compiladas, quando modificadas, e transformadas em servlets que geram código HTML.
III - Servlets geram páginas JSP que executam e geram código HTML.
IV - Servlets não podem gerar código HTML diretamente, devendo ser chamados por páginas JSP.
Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - Páginas JSP não geram código HTML, precisam invocar um servlet para isso. 
    Páginas JSP geram e não precisam invocar o servlet.

    II - Páginas JSP são compiladas, quando modificadas, e transformadas em servlets que geram código HTML. 
    Exatamente. Páginas JSP são servlets comuns responsabilizados na tarefa de gerar o HTML.

    III - Servlets geram páginas JSP que executam e geram código HTML. 
    Servlets não geram páginas JSP, quem gera é a própria JSP. Eles apenas atuam em conjunto.


    IV - Servlets não podem gerar código HTML diretamente, devendo ser chamados por páginas JSP. 

    Errado. Podem gerar HTML direto usando o obeto PrintWriter da resposta.

ID
1349068
Banca
VUNESP
Órgão
SP-URBANISMO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Na plataforma J2EE, a interface JspPage, que descreve as interações que uma página JSP deve suportar, é uma subinterface de

Alternativas
Comentários
  • public interface JspPage extends Servlet

     

    https://docs.oracle.com/javaee/7/api/javax/servlet/jsp/JspPage.html

     

    Gabarito: b)

  • Alternativa correta: B.

    .

    .

    .

    All Known Subinterfaces:


ID
1365724
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

JSP são páginas web, em linguagem fonte que são processadas pelo Web Contêiner, sendo por este convertida em um servlet. Para isso, nas páginas JSP todo o código, diretivas e tags são inseridos entre os seguintes demarcadores:

Alternativas

ID
1365727
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O JSP já traz diversos objetos implícitos autoinstanciados, dos quais um representa um ServIetContext, em que se pode armazenar beans que valem para todas as páginas do website.


Esse  objeto  JSP  é  conhecido  por:
 


Alternativas

ID
1372588
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Dentro dos componentes existentes nos servidores de aplicação JEE, aquele que é responsável pela implementação de conteúdo dinâmico é o

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B. Ponte: wikipedia.

    a) JDBC(Java Database Connectivity), utilizado no acesso a bancos de dados;

    b) JSP(Java Server Pages), uma especialização do servlet que permite que conteúdo dinâmico seja facilmente desenvolvido.

    c) JCA(Java Connector Architecture), é uma API que padroniza a ligação a aplicações legadas.

    d) EJBs(Enterprise Java Beans), utilizados no desenvolvimento de componentes desoftware. Eles permitem que o programador se concentre nas necessidades do negócio do cliente, enquanto questões de infra-estrutura, segurança, disponibilidade e escalabilidade são responsabilidade do servidor de aplicações.

    e) JTA(Java Transaction API), é uma API que padroniza o tratamento de transações dentro de uma aplicação Java.

  • Agradeço o comentário!

  • b-

    os componentes Web interagem com os EJB para a lógica de negócios e o acesso aos dados.

     

    O Java Transaction API especifica interfaces padrão entre um gerenciador de transações e os envolvidos em um sistema de transações distribuídas. Para a implementação da classe que fará a persistência do objeto, o JTA exige 2 anotações na classe que utilizará o EntityManager

  • Prezados,

    A implementação de conteúdo dinâmico, dentro do JEE , é de responsabilidade do JSP.
    JDBC trata de conexão com bancos de dados.
    JCA trata de integração de aplicações corporativas.
    EJB trata de componentes da camada de negócio
    JTA trata de controle de transações.

    Portanto a alternativa correta é a letra B



ID
1443679
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um objeto implícito é utilizado dentro de páginas JSP sem que haja necessidade de declará-lo.
Que objeto é esse?

Alternativas
Comentários
  • Request 

  • Alternativa correta: E.

    Objetos Implícitos são criados automaticamente pelo contêiner JSP e depois disponibilizados. São 9 no total:

    >request

    >response

    >pageContext

    >application

    >out

    >config

    >page

    >session

    >exception


ID
1460260
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em uma aplicação web que utiliza Struts 2, um arquivo JSP possui o seguinte trecho de código:

 <s:form action="Controle">
   <s:textfield name="usuario" label="Usuário"/>
   <s:password name="senha" label="Senha"/>
   <s:submit>
</s:form>


Para que as tags presentes neste arquivo possam ser reconhecidas e utilizadas, no topo (início) deste arquivo, antes da abertura da tag html, deve ser utilizada a instrução

Alternativas
Comentários
  • para usar uma taglib, tem que importa a taglib através de diretiva taglib


    da um apelido e sua identificação

  • Taglib Syntax:

    <@ taglib prefix="algum_prefixouri="alguma_uri" @>