SóProvas


ID
759427
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A presença de equimoses múltiplas e hematomas, com formas e dimensões variadas, localizados em partes diferentes do corpo e que se encontram em estágios evolutivos diferentes do espectro equimótico de Legrand de Saulle, sugere:

Alternativas
Comentários
  • "Síndrome da criança espancada" ou "battered child syndrome" foi um termo criado em 1971 para definir um quadro de violência contra a criança, que, diferentemente do que o nome sugere, não se limita ao espancamento propriamente dito. Outras denominações que podem ser utilizadas para ilustrar a síndrome: "criança maltratada", "criança sacudida" ou "maus-tratos em criança".

    A análise clínica da criança deve levar em conta a atitude e as lesões encontradas. Quanto à atitude, deve ser verificado se a criança é apática, triste, indiferente ou temerosa. De acordo com Cenival França, 0 que a caracteriza é um olhar de "vencido".

    As lesões mais comuns são hematomas e equimoses com espectros distintos, indicando episódios reiterados em datas diversas. Além disso, podem ocorrer ferimentos diversos, queimaduras etc.

    Fonte: Sinopse da Juspodivm - WILSON LUIZ PALERMO FERREIRA

  • GABARITO C

  • Equimose = Hematoma

  • Beatriz, equimose e hematoma são lesões contusas diferentes.

    Enquanto na equimose há o rompimento de vasos sanguíneos mais superficiais, com o extravasamento de sangue pelo tecido, no hematoma há o rompimento de vasos mais calibrosos, com a formação de bolsa lacustre sanguínea (coleção de sangue).

    Bora em frente!

  • Gostaria de saber de onde saiu o "infantil" para conduzir à resposta...

    Complicado pq o enunciado não dá nenhum dado nesse sentido...

    Cabe muito bem autoimolação, basta se bater em regiões diferentes...

    Enfim, bancas as vezes falam para não inventar dados, outras quererm que vc complete coisas da sua imaginação...

  • Formas e dimensão variadas, objetos diferentes, na autoimolação, o individuo faz uso do mesmo objeto e sempre na mesma posição. como bater nas próprias costas com a mão direita/esquerda, seguirá sempre uma um modus operandi.