-
Assim, a denominada tríade de Thoinot define, clinicamente, o estado de morte aparente:
-
GABARITO E
-
GABARITO LETRA E - CORRETA
► Observação: A tríade de Thoinot define clinicamente o estado de morte aparente e se traduz por:
• imobilidade;
• ausência aparente de circulação;
• ausência aparente de respiração.
Fonte: Sinopse Medicina Legal (Prof Wilson Ferreira)
-
Morte Aparente: caracteriza-se pelo fato do indivíduo assemelhar-se a um morto, mas encontra-se vivo por persistência da circulação. É possível a recuperação do estado de morte aparente pelo emprego de socorro médico imediato e adequado.
Na questão é possível verificar que todos os itens constavam a característica IMOBILIDADE, portanto, só poderia significar a morte aparente, pois a morte real se relaciona a características convictas de morte (não é porque uma pessoa está imóvel que ela está morta). Desse raciocínio já se excluiria os itens A e B, que falaram que representaria morte real.
Nos itens C e D há a característica "cessação de atividade neurológica". Essa característica pertence à morte real, tendo em vista que a morte cerebral, por ser irreversível, é considerada sinônimo de morte real. Excluindo os itens C e D, encontraríamos o item E como correto.
-
Por morte, entende-se, sinteticamente, como a cessão dos fenômenos vitais pela parada das funções cerebral, respiratória e circulatória. Pode ser classificada em (Croce; Croce Jr., 2012)
-
Gaba: E
Outra questão semelhante:
(Q663789 - Cespe, 2016) Na tríade de Thoinot, o estado de morte aparente é caracterizado pela imobilidade, ausência aparente de respiração e circulação.
Bons estudos!!
-
Morte aparente – é quando a pessoa está com profundo embotamento das suas funções vitais, que estarão pouco perceptíveis. A pessoa ainda tem funções vitais preservadas, mas elas se tornam dificilmente perceptíveis, é uma morte apenas aparente. Encontra oposição à morte encefálica (morte real).
São três os pontos principais da morte aparente - Tríade de Thoinot:
- Imobilidade
- Ausência aparente de circulação
- Ausência aparente de respiração.