-
Maceração
A chamada Maceração é um processo especial de transformação em meio líquido considerado pelos legistas como putrefativo, que afeta o feto de 6 a 9 mesesno útero materno. Devido à não exposição à micro-organismos, esse processo é considerado asséptico (mas existem casos em que há sepse - afogados). A principal característica da maceração asséptica é o deslocamento dos tecidos em relação aos ossos.
Agora Eu Passo - 2016
-
Segundo Vanrell, em seu livro Odontologia Legal & Antropologia Forense (2a edição), capítulo Noções de Tanatologia, págs 114 e 115:
Fenômenos Destrutivos:
Autólise
Putrefação
Maceração
Fenômenos Conservadores:
Saponificação
Mumificação
Coreificação
Petrificação
-
gabarito A
-
GABARITO LETRA A - CORRETA
Os fenômenos transformativos são entendidos como sinais patognomônicos de morte.
Se dividem em destrutivos (autólise, putrefação, maceração) e
conservadores (mumificação, saponificação, corificação).
Fonte: Sinopse Medicina Legal (Wilson Palermo)
-
Coreificação (processo transformativo que ocorre com cadáveres conservados em urnas metálicas, normalmente de zinco galvanizado, e hermeticamente fechadas, onde a pele assume o aspecto, a cor e a consistência de couro curtido).
Fonte: Tanatologia forense e odontologia legal: interface e importância na rotina pericial.
-
#RUMO A PCRN!!
-
BIZU:
SE LIGA:
'' A PC/MS MAPeou o local da morte ''
Fenômenos Conservadores:
Petrificação
Coreificação
Mumificação
Saponificação
Fenômenos Destrutivos:
Maceração
Autólise
Putrefação
fonte: Vanrell
Erros ? me avisem!! bons estudos
Dúvida: Alguém sabe se o FRANÇA coaduna da mesma ideia ?
-
A) A maceração é o processo de transformação destrutiva em que ocorre o amolecimento dos tecidos e órgãos quando os mesmos ficam submersos em um meio liquido e nele se embebem. (RESPOSTA - Não é um fenomeno que pode levar a conservação de um cadáver).
B) A saponificação cadavérica é um fenômeno que transforma o cadáver a ponto de conservá-lo da decomposição.
C) Na mumificação o cadáver fica com pele enrugada, retraída e endurecida. O corpo, devido à desidratação dos tecidos (perde os fluidos por evaporação), apresenta uma perda substancial de peso, chegando a atingir valores na ordem dos 10 a 15Kg. Os tecidos moles em vez de se decomporem endurecem pela dessecação
D) A coreificação (processo transformativo que ocorre com cadáveres conservados em urnas metálicas, normalmente de zinco galvanizado, e hermeticamente fechadas, onde a pele assume o aspecto, a cor e a consistência de couro curtido)
E) A petrificação (de rara ocorrência, ocorrendo a infiltração dos tecidos do cadáver por sais de cálcio, que ao precipitarem em meio a às estruturas celulares teciduais proporcionam uma calcificação generalizada, exclusividade de fetos e embriões)