-
Os cristais de Westenhöfer-Rocha-Valverde são observados no 3º ao 5º dia pós morte, indicando morte não recente.
-
Segundo Vanrell, em seu livro Odontologia Legal & Antropologia Forense (2a edição), capítulo Noções de Tanatologia, págs 116 e 117:
Estimativa do momento da morte recente:
Esfriamento do cadáver (Algor Mortis)
Rigidez Cadavérica (Rigor Mortis)
Manchas de Hipóstase (Livor Mortis)
Crescimento do Pêlo
Nível de Potássio no Humor Vitreo
Alterações Oculares
Conteúdo Gástrico
Estimativa do momento da morte não-recente:
Putrefação
Cristais de Westenhöfer-Rocha-Valverde
Fauna Entomológica
-
Alguém sabe dizer se GENIVAL VELOSO oferece o mesmo entendimento?
-
GABARITO E
Cristais no sangue putrefeito: surgem depois do 3º dia de morte e podem permanecer no sangue putrefeito até 35 dias depois da morte (cristais de Westenhöffer-Rocha-Valverde).
Rigidez cadavérica: pode aparecer tardia ou precocemente. Na maioria das vezes, inicia-se na mandíbula e na nuca (1ª e 2ª horas); passando aos membros superiores (2ª a 4ª horas); músculos do tórax e abdome (4ª a 6ª horas) e, por fim, nos membros inferiores (6ª a 8ª horas). O desaparecimento do rigor mortis (flacidez muscular) surge, em regra, por volta de 36 a 48 horas após a morte e se desencadeia na mesma ordem, progressivamente, acometendo primeiramente a mandíbula e a nuca (Lei de Nysten).
Livores/manchas de hipóstase: surgem, em geral, 2 a 3 horas após a morte e fixam-se definitivamente em torno de 12 horas. Durante esse período, se o cadáver tiver sua posição alterada, os livores também mudarão de posição. Ocorrem devido ao acúmulo de sangue nas partes em declive do cadáver pela ação da gravidade.
Crescimento dos pelos da barba: de pouca contribuição porque depende do conhecimento prévio do momento em que o indivíduo se barbeou pela última vez. Multiplica-se o comprimento dos pelos por 0,021 mm/h (tamanho de crescimento dos pelos).
Fonte: Estratégia
-
Sobre a "Análise do nível de potássio no humor vítreo", alternativa C).
A quantidade de potássio, avaliada em miliequivalentes por litro, aumenta progressivamente à medida que transcorre o tempo após a morte, sendo que os valores progressivos são confiáveis, ao menos para os climas quentes, apenas nas primeiras 12 horas após o óbito. Contrariamente, em climas frios, a precisão pode estender-se por 24 horas (ADJUTANTIS, 1972).
Fonte: https://vlex.com.br/vid/cronotanatognose-694678453, consulta em 01/02/22