SóProvas


ID
76051
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O método de avaliações por meio do qual, a partir do valor total do imóvel, se obtém o valor do terreno, pela subtração do valor das benfeitorias, e o valor das benfeitorias resulta da subtração do valor do terreno, é denominado Método

Alternativas
Comentários
  • A) Método Residual ou Método da Benfeitoria Resíduo - CORRETA
  • Se é necessário avaliar um terreno situado em área extremamente urbanizada e não há informações suficientes de vendas de terrenos livres, mas existem vendas de terrenos com construções, este método é útil. O valor do terreno é obtido a partir do valor total do imóvel, subtraindo-se deste os valores das construções existentes, que podem ter seus valores determinados por outros métodos, como o custo de reprodução. Também é empregado se a finalidade é a apuração do valor das construções, em si, feita então pela subtração do valor do terreno do valor total do imóvel, nos mesmos moldes.
  • Conforme NBR 5676METODO RESIDUAL: define o valor do terreno por diferenca entre o valor do imovel e benfeitorias ou valor delas subtraindo o valor do terreno do valor do imovel ( sempre considerando o fator de comercializacao)valor imovel=valor terreno-benfeitorias
  • Essa NBR 5676 foi cancelada e substituída pela NBR 14.653-2, não existe método residual na versão atualizada.

     

    Existem, para identificar o valor de um bem e de seus frutos de direito:

    - Método comparativo direto de dados de mercado

    - Método involutivo

    - Método evolutivo

    - Método da capitalização da renda

     

  • De acordo com a norma atualizada o Método Evolutivo seria o método a ser utilizado neste caso, é um método que une os outros.

     

    O valor de mercado seria obtido ou pelo Método comparativo direto de dados de mercado ou (na impossibilidade do anterior) pelo Método involutivo (projeto hipotético)

    O valor das benfeitorias seria obtido pelos métodos de identificação de custo (Método comparativo direto de custo ou Método da quantificação de custo)

    E adicionado o fator de comercialização.

     

    A fórmula expressa na norma é : VI = (VT + CB) . FC

    VI - valor do imóvel

    VT - valor do terreno

    CB - custo das benfeitorias

    FC - fator de comercialização