SóProvas



Questões de Aspectos Imobiliários


ID
42718
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Decreto no3.931, de 19/09/2001, e suas atualizações regulamentam o Sistema de Registro de Preços. Tal legislação estabelece a adoção desse sistema, preferencialmente, nas hipóteses abaixo, EXCETO quando

Alternativas
Comentários
  • SEGUNDO O CECRETO Nº 3.931:Art. 2º  Será adotado, preferencialmente, o SRP nas seguintes hipóteses:I - quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes;II - quando for mais conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços necessários à Administração para o desempenho de suas atribuições;III - quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo;IV - quando pela natureza do objeto NÃO for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração.

ID
42730
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para a identificação do custo de um imóvel, a NBR no14.653-2/2004 (Avaliação de Bens - Parte 2), recomenda que, no método da quantificação do custo, o cálculo da depreciação física pode ser realizado:

I - de forma analítica;
II - por meio de orçamento necessário à recomposição do imóvel na condição de novo;
III - por meio de coeficiente de depreciação que leve em conta a idade e o estado de conservação, aplicável sobre o valor depreciável.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está mal elaborada, pois entendo que a forma analítica já é por meio de orçamento necessário à recomposição do imóvel na condição de novo.
  • ABNT NBR 14653-2:2004


    8.3.1.3 Depreciação Física

    O cálculo da depreciação física pode ser realizado de forma analítica - por meio de orçamento necessário à recomposição do imóvel na condição de novo - ou por meio da aplicação de coeficiente de depreciação, que leve em conta a idade e o estado de conservação. Esse coeficiente deve ser aplicado sobre o valor depreciável.

ID
42733
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Conforme determina a NBR no14.653-1/2001 (Avaliação de Bens - Parte 1), após a identificação do valor de mercado de um bem ser efetuada segundo a metodologia que melhor se aplique ao mercado de inserção do mesmo, e a partir do tratamento dos dados do mercado, é permitido o arredondamento do resultado pelo avaliador, desde que o ajuste final não varie, do valor estimado, mais de

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Norma:

    7.7 Identificação do valor de mercado  7.7.1 Valor de mercado do bem  A identificação do valor deve ser efetuada segundo a metodologia que melhor se aplique ao mercado de inserção do  bem e a partir do tratamento dos dados de mercado, permitindo-se:  a) arredondar o resultado de sua avaliação, desde que o ajuste final não varie mais de 1% do valor estimado;  b) indicar a faixa de variação de preços do mercado admitida como tolerável em relação ao valor final, desde que  indicada a probabilidade associada. 

ID
42736
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com objetivo de identificar o valor de um bem, de seusfrutos e direitos, a NBR no14.653-1/2001 (Avaliação de Bens - Parte 1), estabelece as metodologias aplicáveis. De acordo com essa norma, quando se identifica o valor do bem pelo somatório dos valores de seus componentes, utiliza-se método

Alternativas
Comentários
  • Método Evolutivo: Identifica o valor do bem pelo somatório de seus componentes. Caso a finalidade seja a identificação de valor de mercado, deve ser considerado fator de comercialização. Resposta Correta.

    Método Involutivo:
    Identifica o valor do bem, alicerçado no seu aproveitamento eficiente, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica, mediante hipotético empreendimento compatível com as características do bem e com as condições de mercado o qual está inserido, considerando-se vários cenários viáveis para a execução e comercialização do produto.

    Método da Capitalização da renda: Identifica o valor do bem, com base na capitalização presente da sua renda líquida prevista, considerando vários cenários viáveis.

    Método Comparativo direto de dados de mercado: Identifica o valor do bem por meio de tratamento técnico dos atribuitos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra.










ID
62767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em atividade de perícia, é atribuição profissional do arquiteto

o arbitramento, que envolve a determinação do valor qualitativo ou monetário de um bem.

Alternativas
Comentários
  • . Resposta: ErradoARBITRAMENTO: É a determinação de valores (procedimentos estatísticos – média, mediana, desvio padrão) ou solução de controvérsia por critério técnico.Art. 1.206. O arbitramento do valor da responsabilidade e a avaliação dos bens far-se-á por perito nomeado pelo juiz.

ID
76051
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O método de avaliações por meio do qual, a partir do valor total do imóvel, se obtém o valor do terreno, pela subtração do valor das benfeitorias, e o valor das benfeitorias resulta da subtração do valor do terreno, é denominado Método

Alternativas
Comentários
  • A) Método Residual ou Método da Benfeitoria Resíduo - CORRETA
  • Se é necessário avaliar um terreno situado em área extremamente urbanizada e não há informações suficientes de vendas de terrenos livres, mas existem vendas de terrenos com construções, este método é útil. O valor do terreno é obtido a partir do valor total do imóvel, subtraindo-se deste os valores das construções existentes, que podem ter seus valores determinados por outros métodos, como o custo de reprodução. Também é empregado se a finalidade é a apuração do valor das construções, em si, feita então pela subtração do valor do terreno do valor total do imóvel, nos mesmos moldes.
  • Conforme NBR 5676METODO RESIDUAL: define o valor do terreno por diferenca entre o valor do imovel e benfeitorias ou valor delas subtraindo o valor do terreno do valor do imovel ( sempre considerando o fator de comercializacao)valor imovel=valor terreno-benfeitorias
  • Essa NBR 5676 foi cancelada e substituída pela NBR 14.653-2, não existe método residual na versão atualizada.

     

    Existem, para identificar o valor de um bem e de seus frutos de direito:

    - Método comparativo direto de dados de mercado

    - Método involutivo

    - Método evolutivo

    - Método da capitalização da renda

     

  • De acordo com a norma atualizada o Método Evolutivo seria o método a ser utilizado neste caso, é um método que une os outros.

     

    O valor de mercado seria obtido ou pelo Método comparativo direto de dados de mercado ou (na impossibilidade do anterior) pelo Método involutivo (projeto hipotético)

    O valor das benfeitorias seria obtido pelos métodos de identificação de custo (Método comparativo direto de custo ou Método da quantificação de custo)

    E adicionado o fator de comercialização.

     

    A fórmula expressa na norma é : VI = (VT + CB) . FC

    VI - valor do imóvel

    VT - valor do terreno

    CB - custo das benfeitorias

    FC - fator de comercialização

     

     


ID
76054
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O valor obtido da divisão do preço de venda, ou de oferta de um imóvel pelo custo de reprodução deste, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Taxa de Risco de execução e Reserva de Contigência são a mesma coisa.Essas taxas variam de acordo com o tipo de contrato, preço global ou preços unitários, e em função do nível de complexidade das obras e vivência do construtor.
  • Resposta: Letra D

    Conforme a NBR 14653-1, No item 3.20:
    Fator de comercialização é a 
    Razão entre o valor de mercado de um bem e o seu custo de reedição ou de substituição, que pode ser maior ou menor do que 1 (um). 

    FC= Preço de venda ou oferta(valor de mercado) /  custo de reprodução(custo de reedição)


    3.44. Valor de Mercado é a quantia mais provável pela qual se negociaria voluntariamente e conscientemente um bem, numa data de referência, dentro das condições do mercado vigente.
    3.9.3. Custo de reedição é o custo de reprodução, descontada a depreciação do bem, tendo em vista o estado em que se encontra.
    3.9.4. Custo de reprodução é o gasto necessário para reproduzir um bem, sem considerar eventual depreciação.
    3.9.5. Custo de substituição é o custo de reedição de um bem, com a mesma função e características assemelhadas ao avaliando.


     

     


     


     

  • 3.20 fator de comercializaçãoRazão entre o valor de mercado de um bem e o seu custo de reedição ou de substituição, que pode ser maior ou menor do que 1 (um).

     

    3.48 vantagem da coisa feitaDiferença entre o valor de mercado e o custo de reedição de um bem, quando positiva



    Calma, calma! Eu estou aqui!


ID
76057
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Existem inúmeros métodos para calcular a depreciação física e funcional das construções. Basicamente, são métodos

I. econômicos, levando em conta critérios de amortização do capital investido ou da variação de renda ao longo da vida útil do imóvel.

II. de custo de substituição, levando em conta critérios de amortização do capital investido ou da variação de renda ao longo da vida útil do imóvel.

III. baseados na idade e conservação do bem.

IV. de custo de reposição com base nas reformas e benfeitorias sofridas pelo imóvel ao longo da sua vida útil.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • 3.12 depreciação: Perda de valor de um bem, devido a modificações em seu estado ou qualidade, ocasionadas por:3.12.1 decrepitude: Desgaste de suas partes constitutivas, em conseqüência de seu envelhecimento natural, em condiçõesnormais de utilização e manutenção.3.12.2 deterioração: Desgaste de seus componentes em razão de uso ou manutenção inadequados.3.12.3 mutilação: Retirada de sistemas ou componentes originalmente existentes.3.12.4 obsoletismo: Superação tecnológica ou funcional.
  • 7.5.2.1.1 Depreciação físicaO cálculo da depreciação física pode ser realizado de forma analítica – por meio de orçamento necessário à recomposiçãodo bem na condição de novo – ou por meio da aplicação de coeficiente de depreciação que leve em conta o seu estado deoperação ou conservação.Esse coeficiente deve ser aplicado sobre o valor depreciável.
  • Essa questão está mais para contabilidade que arquitetura. (Ver definição contábil de Bens imóveis e depreciação)

    Assertivas I e III corretas pois versam sobre a deterioração do bem considerando aspectos restritos somente ao imóvel. C
    Assertiva II versa sobre item manuntenção do imóvel. Manutenção não é depreciação. E
    Assertiva IV versa sobre item externo (benfeitorias). E

ID
78322
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Laudo de Avaliação de Bens é

Alternativas
Comentários
  • Conforme NBR 14.653 - item 3.29 Laudo de avaliação: Relatório técnico elaborado por engenheiro de avaliações em conformidade com esta parte da NBR 14653, para avaliar o bem
  • Resposta: Letra E

    . Conforme a NBR 14653-1 ( avaliações de bens, parte 1: procedimentos gerais)
    No Item 3.29
    Laudo de avaliação é o relatório técnico elaborado por engenheiro de avaliações em conformidade com esta parte da NBR 14653, para avaliar o bem.

    *Na engenharia legal este termo é reservado ao trabalho do perito.

     


    No item 10.1.
    O laudo de avaliação deverá conter no mínimo as informações abaixo relacionadas: 

     

    a) identificação da pessoa física ou jurídica e/ou seu representante legal que tenha solicitado o trabalho; 

    b) objetivo da avaliação; 

    c) identificação e caracterização do bem avaliando

    d) indicação do(s) método(s) utilizado(s), com justificativa da escolha; 

    e) especificação da avaliação; 

    f) resultado da avaliação e sua data de referência; 

    g) qualificação legal completa e assinatura do(s) profissional(is) responsável(is) pela avaliação; 

    h) local e data do laudo; 

    i) outras exigências previstas nas demais partes da NBR 14653. 


    A NBR 5676 citada na questão refere-se  Avaliação de imóveis urbanos, mas foi substituída pela NBR 14653.
    Retirado: 
    http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=53267
    http://www.dec.ufms.br/lade/docs/ap/14653-1.pdf

ID
190474
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O valor de um imóvel é composto dos valores das parcelas de terreno, construção e do fator de comercialização. No caso da homogeneização dos atributos dos elementos comparativos de mercado para com os do comparando no método comparativo, quais as correspondentes correções devem ser verificadas com relação às parcelas de composição do preço para localização, idade e padrão construtivo?

Alternativas

ID
216388
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na avaliação de imóveis rurais, para fins de formação de valor, a caracterização da região é dada por

I - sistema de transporte coletivo, escolas e facilidade de comercialização dos produtos;

II - clima, recursos hídricos, relevo e classes de solos predominantes;

III - aspectos ligados à infraestrutura pública, como canais de irrigação e energia elétrica;

IV - estrutura fundiária, vocação econômica e disponibilidade de mão de obra.

Está correto o que se caracteriza em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E


    7.3.1 Caracterização da região

    a) aspectos físicos: relevo e classes de solos predominantes, ocupação existente e tendências de modificação a curto e médio prazos, clima, recursos hídricos;

    b) aspectos ligados à infra-estrutura pública, como canais de irrigação, energia elétrica, telefonia, sistema viário e sua praticabilidade durante o ano agrícola;

    c) sistema de transporte coletivo, escolas, facilidade de comercialização dos produtos, cooperativas, agroindústrias, assistência técnica agrícola, sistemas de armazenagem de produtos e insumos, comércio de insumos e máquinas agrícolas e rede bancária;

    d) estrutura fundiária, vocação econômica, disponibilidade de mão-de-obra;

    e) aspectos ligados às possibilidades de desenvolvimento local, posturas legais para o uso e a ocupação do solo, restrições físicas e ambientais condicionantes do aproveitamento.


ID
216418
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo a NBR 14653, parte 2, relativa à avaliação de bens imóveis urbanos, entre as finalidades de laudo de avaliação, encontram-se a(o)

Alternativas
Comentários
  • Da NBR 14653-2:

    7 Atividades básicas
    É recomendável que o engenheiro de avaliações ao ser contratado ou designado para fazer uma avaliação esclareça aspectos essenciais para definir o método avaliatório e eventuais níveis de fundamentação e precisão que se pretende atingir, entre outros:
    - finalidade: locação, aquisição, doação, alienação, dação em pagamento, permuta, garantia, fins contábeis, seguro, arrematação, adjudicação e outros;
  • Vale a dica de que tudo o que for valor não é finalidade do laudo de avaliação. Os valores são os objetivos do laudo.

ID
216421
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Dentre as variáveis qualitativas, as dicotômicas possibilitam aferir cientificamente a influência de diversos fatores na dinâmica do mercado imobiliário. É exemplo de uma variável dicotômica APENAS

Alternativas
Comentários
  • Definição de variável Dicotômica:

    Existe um tipo de variável qualitativa para a qual essa quantificação é muito útil: a chamada

    variável dicotômica,
     
    . Para essa variável podem ocorrer somente duas realizações, usualmente chamadas de sucesso e fracasso. Exemplos de variáveis dicotômicas são
    sexo
    ,
    hábito de fumar (sim ou não)
    etc. 
  • De acordo com a NBR 14653-2:2004 (Avaliação de bens - Imóveis urbanos):

    3.68 - variável dicotômica: Variável que assume apenas dois valores.

    No item 8.2 dessa mesma norma, que dispoe sobre os Métodos para identificar o valor de um bem, de seus frutos e direitos, no item sobre a identificação das variáveis do modelo, ela diz:

    8.2.1.2.2 Variáveis independentes:
     
    As variáveis independentes referem-se às características físicas (por exemplo: área, frente), de localização (como bairro, logradouro, distância a pólo de influência, entre outros) e econômicas (como oferta ou transação, época e condição do negócio – à vista ou a prazo). Devem ser escolhidas com base em teorias existentes, conhecimentos adquiridos, senso comum e outros atributos que se revelem importantes no decorrer dos trabalhos, pois algumas variáveis consideradas no planejamento da pesquisa podem se mostrar pouco relevantes e vice-versa.
    Sempre que possível, recomenda-se a adoção de variáveis quantitativas. As diferenças qualitativas das características dos imóveis podem ser especificadas na seguinte ordem de prioridade:

    a) por meio de codificação, com o emprego de variáveis dicotômicas (por exemplo: aplicação de condições booleanas do tipo “maior do que” ou “menor do que”, “sim” ou “não”);

    b) pelo emprego de variáveis proxy (por exemplo: padrão construtivo expresso pelo custo unitário básico);

    c) por meio de códigos alocados (por exemplo: padrão construtivo baixo igual a 1, normal igual a 2 e alto igual a 3).


    Na questão proposta, a única variável que apresenta esse tipo de suposição sim ou não é a vaga em escritura.

ID
216424
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sabendo-se que nenhuma avaliação de imóvel poderá prescindir de vistoria, esta deve ser efetuada objetivando

Alternativas
Comentários
  • Retirado da NBR 14653-1:

    7.3.2 A vistoria deve ser efetuada pelo engenheiro de avaliações com o objetivo de conhecer e caracterizar o bem avaliando e sua adequação ao seu segmento de mercado, daí resultando condições para a orientação da coleta de dados.

ID
229741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a influência da gestão da manutenção predial na determinação do valor do imóvel, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    "...A gestão de manutenção predial tem, portanto, importância significativa no valor total do imóvel e, também, nas condições de uso, influenciando na segurança, conforto e demais condições de habitabilidade do imóvel, devendo ser considerada nas análises econômicas de carteira imobiliária..."

    Fonte: http://revista.construcaomercado.com.br/negocios-incorporacao-construcao/89/imprime120529.asp




     

  • a) A variação do valor imobiliário intrínseco é inversamente DIRETAMENTE proporcional à qualidade da edificação e à gestão da manutenção predial.

    b) O acompanhamento da variação do valor da edificação ao longo de sua vida útil, em função do resultado do sistema de manutenção, é de fácil DIFÍCIL apuração.

    c) Nas análises econômicas de carteira imobiliária, recomenda-se considerar a gestão da manutenção predial.

    d) A avaliação imobiliária é a determinação do valor total do imóvel com base exclusivamente no seu valor extrínseco E NO SEU VALOR INTRÍNSECO, ditado pelo mercado.

    e) A boa gestão da manutenção predial não considera o investimento necessário para se obter os benefícios decorrentes da operação do imóvel.
    A adequabilidade na gestão da manutenção predial redunda no equilíbrio entre o grau de investimento da manutenção predial e sua confiabilidade, inclusive do bom desempenho do valor intrínseco, com conseqüente valorização.

ID
553909
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O método mais recomendável para avaliação de terrenos urbanos sem benfeitorias é o comparativo. Por esse método o valor do imóvel é obtido pela comparação de dados de mercado relativo a outros de características similares. Como os terrenos não são absolutamente idênticos, deve-se homogeneizá-los para possibilitar a comparação. Nesse caso consideram-se os seguintes fatores:
I. Correção da elasticidade da informação pelo fator de fonte.
II. Coeficiente de depreciação.
III. Cálculo do fator de transposição.
IV. Redução do preço à vista.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Tratamento dos Dados
    • Por Fatores: homogeneização por fatores e critérios,
    fundamentados por estudos, e posterior análise estatística
    dos resultados homogeneizados.


    • Tratamento Científico: tratamento de evidências empíricas
    pelo uso de metodologia científica que leve à indução de
    modelo validado para o comportamento do mercado.
    O poder de predição do modelo deve ser verificado a partir do
    gráfico de preços observados na abscissa versus valores
    estimados pelo modelo na ordenada, que deve apresentar
    pontos próximos da bissetriz do primeiro quadrante.

     

    Correto a utilização dos fatores:

    I. Correção da elasticidade da informação pelo fator de fonte. 
    III. Cálculo do fator de transposição. 
    IV. Redução do preço à vista. 

  • TRATAMENTO POR FATORES NA AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS

    O tratamento por fatores tem por objetivo tornar comparáveis os dados coletados na pesquisa. Se processa com o auxílio de fatores de homogeneização, que podem ser calculados matematicamente ou coletados diretamente em campo:

    • Fator de oferta ou fonte (Fo): Faz a correção da elasticidade da informação, pois usualmente os imóveis são ofertados em valor superior ao que são efetivamente transacionados. É tomado em geral como 0,9 para imóveis ofertados podendo chegar a 0,8. Para dados transacionados, em razão da ausência de elasticidade é tomado como igual à 1,0.

    • Fator de localização ou transposição (Fl): Refere-se às diferenças de valores entre imóveis situados em locais distintos, ou seja, corrige as variações decorrentes da localização mais ou menos valiosa da amostra em relação ao imóvel avaliando. Pode ser obtido pela planta genérica de valores do município, lançamentos fiscais, informações imobiliárias, ou mais comumente através da experiência profissional..

    • Fator de atualização (Fa): Utilizado para atualizar o valor de uma transação à vista, ocorrida em passado recente, para a data de ocorrência da avaliação. É comum também o uso do fator de redução de preço à (Fv), onde se obtêm o valor à vista de um imóvel comprado à prazo, inclusive através de série uniforme de prestações. Em ambos os casos, os fatores são obtidos através de cálculos de matemática financeira.

    Outros Coeficientes: Fator de frente ou testada (Ff ) -Fator de profundidade (Fp) -Fator de topografia (Fg) -Fator de esquina ou frentes múltiplas (Fe) -Fator de aproveitamento ou zoneamento (Fz) - Fator de padrão de acabamento (Fd) - Fator de idade e conservação (Fi) -Fator de arquitetura (Fq)

    Fonte: http://www.demc.ufmg.br/adriano/Avaliacoes%20Imobiliarias%20Topicos%20Complementares.pdf

     

  • Depreciação não é usado em terrenos.


ID
715585
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os estudos de viabilidade são parte integrante de um plano de negócios que buscam estabelecer relações entre terreno disponível, capacidade construtiva permitida pela legislação, especificidades legais relativas à negociação do terreno, especificidades técnicas resultantes da localização do terreno, padrão construtivo local, mercado consumidor e fator de valorização dos imóveis na região.

PORQUE


Deve ficar claro para o empreendedor que o somatório dos custos para desenvolvimento do empreendimento sempre deverá ser menor que a expectativa de venda do imóvel na região do terreno, não se devendo estipular um valor de mercado acima do valor venal.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • O valor venal é uma estimativa que o Poder Público realiza sobre o preço de determinados bens. Sua finalidade principal é servir como base de cálculo de certos impostos e, em alguns casos, de emolumentos judicias/administrativos. Para sua quantificação são utilizados critérios objetivos estabelecidos em lei que variam segundo o tempo e o lugar em que o bem se encontra, e segundo o seu gênero e espécie.

    Tratando-se de bens imóveis, o valor venal é calculado levando em conta o preço que a unidade imobiliária alcançaria em uma operação de compra e venda simples, considerando a função da área da edificação, as características do imóvel (idade, posição, tipologia), sua utilização (residencial ou não) e seu respectivo valor unitário padrão (valor do metro quadrado dos imóveis no logradouro),

    alternativa correta B


ID
715597
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo a NBR 14653:2004 (Avaliação de Bens), alguns métodos são empregados para identificar o valor de um bem, de seus frutos e direitos.

Dentre os métodos apresentados a seguir, aquele que identifica o valor do bem pelo somatório dos valores de seus componentes é o

Alternativas
Comentários
  • Método comparativo direto de dados de mercado: Identifica o valor de mercado do bem 
    por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da 
    amostra.
    Método involutivo: Identifica o valor de mercado do bem, alicerçado no seu 
    aproveitamento eficiente, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica, 
    mediante hipotético empreendimento compatível com as características do bem e com as 
    condições do mercado no qual está inserido, considerando-se cenários viáveis para 
    execução e comercialização do produto.
    Método evolutivo: Identifica o valor do bem pelo 
    somatório dos valores de seus componentes. Caso a finalidade seja a identificação do valor 
    de mercado, deve ser considerado o fator de comercialização.
    Método da capitalização da  renda: Identifica o valor do bem, com base na capitalização presente da sua renda líquida 
    prevista, considerando-se cenários viáveis (grifo do autor). 

     
  • NBR 14653


ID
729454
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sob o ponto de vista das perícias técnicas e de avaliação, o exame circunstanciado e a consequente descrição minuciosa de um imóvel são denominadas de

Alternativas
Comentários
  • * De acordo com a NBR 13752/96 – Perícias de engenharia na construção civil; 3. Definições. 3.50. Laudo: Peça na qual o perito, profissional habilitado, relada o que observou e dá as suas conclusões ou avalia, fundamentalmente, o valor das coisas ou direitos. 3.54. Medida Cautelar: procedimento para prevenir direitos. 3.61. Perícia: Atividade que envolve apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos. 3.77. Vistoria: Constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem. 
  • Só uma observação no comentário acima, onde está descrito Laudo, não é fundamentalmente e sim fundamentadamente.

ID
729457
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nas perícias e laudos técnicos, a depreciação de ordem funcional de uma edificação podem ser ocasionadas por fatores como:

I. apuração;

II. superação;

III. anulação;

IV. inadequação.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • A engenharia de avaliações identifica duas naturezas de depreciação às quais as edificações estão sujeitas: a depreciação física e a depreciação funcional.

    A depreciação funcional pode ser ocasinada por fatores:

    -Superação: obsoletismo (novas técnicas)
    -Anulação: inadaptabilidade a outros fins
    -Inadequação: falhas no projeto e execução

    Resposta:
    Letra A
  • 1.1.1. Depreciação De Ordem Física

    É a decorrente do desgaste das várias partes que constituem a edificação.

    1.1.2. Depreciação De Ordem Funcional

    Pode ser decorrente de 3 fatores:

    INADEQUAÇÃO – Devida à falha de projeto ou na execução

    SUPERAÇÃO – Devida ao aparecimento de novas técnicas construtivas ou materiais.

    ANULAÇÃO – Inadaptação a fins diferentes para os quais foi concebido. 


ID
778252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre estudos, avaliações, relatórios e documentação em geral relacionados a construções, julgue os itens seguintes.

A perícia limita-se a investigar as causas que conduziram ao estado do bem observado, apresentando conclusões a respeito delas.

Alternativas
Comentários
  • Segundo as definições da NBR 14653 ( Avaliação de bens):

    PERICIA: Atividade técnica realizada por profissional com qualificação específica, para averiguar e esclarecer fatos, verificar o estado de um bem, apurar as causas que motivaram determinado evento, avaliar bens, seus custos, frutos ou direitos.

    Portanto não se limita a investigar causas.
  • Hoje as NBR 14653 - 01 e 02 não trazem mais a definição de perícia.

    Assim, só resta a NBR 13752/1996, que traz a seguinte definição:

     Perícia - atividade que envolve apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos.

     Só que essa mesma norma diz que são espécies de Perícia: arbitramento, avaliação, exame, vistorias...

     Ou seja, não se limita apenas a apuração das causas. 


ID
778255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre estudos, avaliações, relatórios e documentação em geral relacionados a construções, julgue os itens seguintes.

Laudo é um parecer emitido por um especialista indicado por autoridade que relata os resultados de exames e vistorias.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta

    segundo a norma 13752:

    LAUDO: peça na qual o perito, profissional habilitado, relata o que observou e dá suas conclusões ou avalia, fundamentalmente, o valor das coisas ou direitos

    PARECER: opinião, conselho ou esclarecimento técnico emitido por um profissional legalmente habilitado sobre assunto de sua especialidade

    VISTORIA: constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minunciosa dos elementos que o constituem.

    EXAMES: inspeção, por meio de perito, sobre pessoa, coisas, móveis, semoventes, para verificação de fatos ou circunstâncias que interessem à causa.

    então, pode-se dizer que o laudo é um parecer, pois o laudo é a peça documental na qual se encontra a opinião, conclusões, valor das coisas ou direitos.

ID
778264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre estudos, avaliações, relatórios e documentação em geral relacionados a construções, julgue os itens seguintes.

Vistoria é a inspeção do imóvel para examinar suas condições estruturais e de acabamento.

Alternativas
Comentários
  • A NBR 13.752 da ABNT conceitua vistoria como "constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que a constituem".

  • GABARITO : C

  • Não é só isso, mas não deixa de ser também.

    VISTORIA: Exame feito em edifício para Coleta de Dados sobre a ocorrência de Manifestações danosas, avaliando suas condições estruturais e de acabamento


ID
910402
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma empresa pretende lançar um empreendimento com as seguintes características:

• Área do terreno = 520 m2
• ATE máxima = 1.820 m2
• Embasamento = 481 m2 (não computados na ATE)
• Gabarito máximo = 12 pavimentos de qualquer natureza = térreo + garagem elevada + puc + 9 pavimentos tipo
• Taxa de ocupação máxima = 364 m2
• Demanda de mercado para a região: unidades de sala, dois quartos, sem dependências
• Relação do número de unidades por área na laje: 75 m2

Em relação ao número de pavimentos e ao número de unidades por pavimento, a melhor opção possível para o empreendimento é, respectivamente, de

Alternativas
Comentários
  • Alguém pra me ajudar aqui?

    seria em relação ao número de pavimentos TIPO né? essa informação ficou faltando ou eu não resolvi de maneira correta?

    obg :)

  • Número de unidades: 364/75 = 4,85

    4 unidades por pavimento.

    Número de pavimentos: 1820/364 = 5

    5 + 1 do embasamento = 6

    Não sei se está correto, mas foi como calculei


ID
1042420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os procedimentos de avaliação de imóveis rurais e urbanos são regulados pela NBR 14.653, da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Essa norma é subdividida em quatro partes (parte 1 - Procedimentos Gerais; parte 2 - Imóveis Urbanos; parte 3 - Imóveis Rurais; parte 4 - Empreendimentos). Essas partes já estão aprovadas, e a NBR 14.653 apresenta mais três outras partes, ainda em fase de estudos; parte 5 - Máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais; parte 6 - Recursos naturais e ambientais; parte 7 - Patrimônios históricos. A habilitação profissional que os arquitetos têm quanto à avaliação de imóveis urbanos é compartilhada com os engenheiros civis. Ambos devem contar com outras áreas profissionais para o pleno exercício do trabalho de avaliadores e peritos, de forma complementar, em um grande número de casos, quando a complexidade técnica da obra em estudo exige uma ampla gama de capacitações. Com relação aos aspectos da prática profissional da atividade de avaliação, assim como de outros aspectos da prática profissional da arquitetura, julgue os seguintes itens.


O estudo da viabilidade econômica de empreendimentos é uma atividade que cabe aos profissionais habilitados a proceder à avaliação de imóveis urbanos. Nessa atividade, os profissionais se utilizam dos parâmetros expressos na quarta parte da NBR 14.653 para estimar o tempo de retorno, a rentabilidade e o lucro do investimento.

Alternativas

ID
1042423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os procedimentos de avaliação de imóveis rurais e urbanos são regulados pela NBR 14.653, da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Essa norma é subdividida em quatro partes (parte 1 - Procedimentos Gerais; parte 2 - Imóveis Urbanos; parte 3 - Imóveis Rurais; parte 4 - Empreendimentos). Essas partes já estão aprovadas, e a NBR 14.653 apresenta mais três outras partes, ainda em fase de estudos; parte 5 - Máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais; parte 6 - Recursos naturais e ambientais; parte 7 - Patrimônios históricos. A habilitação profissional que os arquitetos têm quanto à avaliação de imóveis urbanos é compartilhada com os engenheiros civis. Ambos devem contar com outras áreas profissionais para o pleno exercício do trabalho de avaliadores e peritos, de forma complementar, em um grande número de casos, quando a complexidade técnica da obra em estudo exige uma ampla gama de capacitações. Com relação aos aspectos da prática profissional da atividade de avaliação, assim como de outros aspectos da prática profissional da arquitetura, julgue os seguintes itens.


Um dos conceitos- chave da atividade de avaliação de imóveis urbanos é o custo de reprodução, que pode ser compreendido pela soma do valor do terreno e do investimento que seria necessário para a reconstrução da edificação. A partir desse montante, o avaliador estabelece uma margem de lucro para o construtor e pode sinalizar o preço de venda do imóvel.

Alternativas
Comentários
  • NBR 14653-1 

    3.9.4 custo de reprodução: Gasto necessário para reproduzir um bem, sem considerar eventual depreciação.


ID
1695577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nos últimos anos, foram editadas pela ABNT algumas normas técnicas que apresentam diretrizes para a elaboração dos manuais e do sistema de gestão de manutenção da edificação, além de outras normas que estabelecem níveis de desempenho e que destacam a importância do correto uso e da manutenção do imóvel. Com base nas disposições presentes nas normas técnicas que tratam de manutenção predial, julgue o item que se segue.

O não atendimento dos programas definidos no manual de uso, operação e manutenção pode reduzir tanto o tempo de vida útil quanto o prazo de garantia contratual da edificação. 

Alternativas
Comentários
  • Questão que derruba os mais distraídos!!! Eu, por exemplo!!!!

    Não se "reduz" o prazo de garantia; perde-se a garantia!!!!!

  • Explicando alguns conceitos pra responder a questão: (NBR 15575)

    Vida útil (VU): Período de tempo durante o qual o edifício ou seus sistemas mantém o desempenho esperado, considerando a periodicidade e a correta manutenção.

    Vida útil de projeto (VUP): Período estimado de tempo, em que um sistema é projetado para atender aos requisitos de desempenho, quando cumprido o programa de manutenção previsto no manual de operação, uso e manutenção

    Prazo de garantia legal: período de tempo previsto em lei que o consumidor dispõe para reclamar dos vícios (defeitos) verificados na compra de produtos duráveis.

    Prazo de garantia certificada: período de tempo, acima do prazo de garantia legal, oferecido voluntariamente pelo fornecedor na forma de certificado ou termo de garantia ou contrato, para que o consumidor possa reclamar dos vícios (defeitos) de seu produto

    Dito isto, o não atendimento dos programas pode reduzir tempo de vida útil, mas o prazo de garantia de garantia contratual, tem que ser cumprido, afinal é um contrato e seu não atendimento implica em questões legais

  • Errei a questão sabendo a resposta


ID
1695580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nos últimos anos, foram editadas pela ABNT algumas normas técnicas que apresentam diretrizes para a elaboração dos manuais e do sistema de gestão de manutenção da edificação, além de outras normas que estabelecem níveis de desempenho e que destacam a importância do correto uso e da manutenção do imóvel. Com base nas disposições presentes nas normas técnicas que tratam de manutenção predial, julgue o item que se segue.

Conforme as normas técnicas, o proprietário do imóvel, além de ser responsável pela manutenção de sua unidade, é também corresponsável pela realização e pelo custeio da conservação das áreas comuns do edifício.

Alternativas
Comentários
  • ..., o proprietário do imóvel e/ou o síndico do edifício ou um terceiro cujas responsabilidades tenham sido delegadas, ...

  • Alguém sabe onde fala sobre isso?


ID
1756903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Durante a avaliação de um imóvel, foi constatada uma rachadura na parede, gerada por recalque de fundação, com risco de desabamento e ameaça aos moradores. Ao se verificar o projeto, observou-se que o projetista havia falhado no dimensionamento das sapatas. Essa situação representa

Alternativas
Comentários
  • VÍCIOS:
    "Anomalias que afetam o desempenho de produtos ou serviços, ou os tornam inadequados aos fins a que se destinam, causando transtornos ou prejuízos materiais ao consumidor" (item 3.75 da ABNT NBR 13752/dez96)

     

    DEFEITOS:
    "Anomalias que podem causar danos efetivos ou representar ameaça potencial de dano à saúde ou segurança do consumidor, decorrentes de falhas do projeto ou execução de um projeto ou serviço, ou ainda, da informação incorreta ou inadequada de sua utilização ou manutenção." (item 3.28 da NBR 13752/dez96).

     

    Prova: CESPE - 2013 - MI - Engenheiro Civil
    Disciplina: Engenharia Civil
    Em uma edificação recém-construída, foram verificados alguns problemas, entre eles: paredes fora de esquadro, não permitindo a perfeita colocação dos armários de canto; queda de reboco das paredes, podendo causar acidentes; e reclamação do dono da edificação vizinha, alegando fissura no muro de divisa causada pela execução da obra. Com base nessa situação, julgue os próximos itens.

    Por ser uma falha construtiva, que pode causar acidentes aos usuários do prédio, a queda de reboco é considerada um vício construtivo.


     Errado

  • Vamos ficar atentos pq tanto VÍCIOS quanto DEFEITOS podem ser oriundos de falhas ou execução de projetos ( no caso falha na fundação)

    Porém, como fala que ameaça os moradores, classifica-se como defeito


ID
2250535
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A questão refere- se à situação descrita a seguir.

   Um conjunto habitacional de interesse social, recém-construído, com prédios de até quatro pavimentos, está situado em um município do Estado de São Paulo que não dispõe de Código de Edificações próprio, aprovado por Lei Municipal. Esse conjunto é objeto de análise tendo-se em vista a possibilidade de não estar em conformidade com os parâmetros técnicos e legais.

  No quesito habitabilidade, há reclamação de que as dimensões de determinados ambientes e a organização funcional dos espaços não atendem a requisitos mínimos de habitabilidade recomendados em norma. Há também uma alegação de que não estariam sequer sendo atendidos os parâmetros obrigatórios de dimensionamento dos ambientes.

   Alega-se ainda que as áreas de iluminação de cozinhas não respeitaram o dimensionamento mínimo legalmente exigido.

   São questionadas também as medidas de proteção contra incêndios – prevenção e combate ao fogo.

Para avaliação do empreendimento em relação aos requisitos de adequação dos ambientes ao uso e de áreas mínimas, dentre outras análises, há necessidade de se confrontarem as situações identificadas no caso com parâmetros normativos aplicáveis à situação descrita, a saber: (I) recomendações, de caráter informativo, quanto à disponibilidade de espaços mínimos para colocação e utilização dos móveis e equipamentos e (II) exigências de dimensionamento mínimo de ambientes. Esses parâmetros constam dos textos (inclusive anexos)

Alternativas
Comentários
  • A NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, estabelece parâmetros técnicos para vários requisitos importantes de uma edificação, como desempenho acústico, desempenho térmico, durabilidade, garantia e vida útil, e determina um nível mínimo obrigatório para cada um deles. As regras privilegiam os benefícios ao consumidor e dividem responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários. A norma NBR 15575 diz que níveis de segurança, conforto e resistência devem proporcionar cada um dos sistemas que compõem um imóvel: estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações.

     

     

     

    LEI Nº 10.083, DE 23 DE SETEMBRO DE 1998

    Dispõe sobre o Código Sanitário do Estado

    TÍTULO II

    Objeto, Campo de Atuação e Metodologia

    Artigo 2º - Os princípios expressos neste Código disporão sobre proteção, promoção e preservação da saúde, no que se refere às atividades de interesse à saúde e meio ambiente, nele incluído o do trabalho, e têm os seguintes objetivos:
    I - assegurar condições adequadas à saúde, à educação, à moradia, ao transporte, ao lazer e ao trabalho;

  • O Código Sanitário do Estado de São Paulo não traz exigências de dimensionamento mínimo de ambientes.

  • Alguém saberia dizer por que a alternativa (II) exigências de dimensionamento mínimo de ambientes seria do Código Sanitário se o mesmo não possui nenhuma exigência a respeito de dimensionamento?


ID
2268376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quanto ao local da instalação de equipamentos de informática, julgue o item subsequente.

Recomenda-se que computadores do tipo servidores sejam instalados em salas com piso elevado, de modo a facilitar a passagem de cabos de redes e de alimentação elétrica.

Alternativas

ID
2268379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quanto ao local da instalação de equipamentos de informática, julgue o item subsequente.

Não é necessário considerar o fator acúmulo de poeira nas salas onde serão instalados os computadores e os demais equipamentos de informática, pois o pó não gera qualquer tipo de dano a tais equipamentos, que são bastante resistentes.

Alternativas

ID
2268382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quanto ao local da instalação de equipamentos de informática, julgue o item subsequente.

A instalação de equipamentos de informática em locais apropriados contribui para o aumento do seu tempo de vida útil e, consequentemente, para a redução de despesas.

Alternativas
Comentários
  • É serio que isso é uma questão?! A CESPE me surpreende a cada dia kk


ID
2268388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo aos equipamentos de proteção utilizados por ocasião da instalação de computadores.

Se a rede elétrica não for estabilizada, os computadores devem ser instalados com estabilizadores de tensão, haja vista a possibilidade de ocorrência de picos de tensão na rede.

Alternativas
Comentários
  • O estabilizador é um equipamento que tem a função de proteger aparelhos eletrônicos das variações de tensão que recebe da rede elétrica.


ID
2268439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para os fins de aplicação das normas regulamentadoras (NRs) pertinentes, considera-se equipamento de proteção individual (EPI) todo dispositivo ou produto de uso individual destinado ao trabalhador para a sua proteção contra riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Conforme disposto nessas normas,

o órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, sempre que julgar necessário, poderá requisitar amostras de EPI identificadas com o nome do fabricante e o número de referência.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!

     

    6.11.1 Cabe ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho:

     

    a) cadastrar o fabricante ou importador de EPI;

    b) receber e examinar a documentação para emitir ou renovar o CA de EPI;

    c) estabelecer, quando necessário, os regulamentos técnicos para ensaios de EPI;

    d) emitir ou renovar o CA e o cadastro de fabricante ou importador;

    e) fiscalizar a qualidade do EPI;

    f) suspender o cadastramento da empresa fabricante ou importadora; e,

    g) cancelar o CA.

     

    6.11.1.1 Sempre que julgar necessário o órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, poderá requisitar amostras de EPI, identificadas com o nome do fabricante e o número de referência, além de outros requisitos.


ID
2268451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tendo em vista que as NRs relativas à segurança e à saúde do trabalho são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho, julgue o item a seguir.

No que concerne ao cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho, não podem ser delegadas a outros órgãos federais, estaduais e municipais atribuições de fiscalização e(ou) orientação às empresas, quanto ao cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Conforme a NR1:

    1.5. Podem ser delegadas a outros órgãos federais, estaduais e municipais, mediante convênio autorizado pelo Ministro do Trabalho, atribuições de fiscalização e/ou orientação às empresas, quanto ao cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho. 


ID
2268454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a aspectos diversos pertinentes à comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA), julgue o item seguinte.

As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado.

Alternativas
Comentários
  • NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES 

    5.24 As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado


ID
2268457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a aspectos diversos pertinentes à comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA), julgue o item seguinte.

No que tange à organização da CIPA, tanto os membros eleitos quanto os designados serão empossados no trigésimo dia útil após o término do mandato anterior.

Alternativas
Comentários
  • PRIMEIRO DIA ÚTIL!

  • 5.12 Os membros da CIPA, eleitos e designados serão, empossados no primeiro dia útil após o término do mandato anterior.  


ID
2268460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a aspectos diversos pertinentes à comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA), julgue o item seguinte.

Os membros eleitos da CIPA terão mandato com duração de dois anos, sendo-lhes permitida uma reeleição.

Alternativas
Comentários
  • 5.7 O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.


ID
2328658
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos serviços de manutenção de edificações, são exemplos de registros de execução e de contratação, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • *Exemplo de registros de contratação: proposta, mapa de cotação, contratos, e-mails, ordens de serviço.
    *Exemplo de registros de execução: laudos, ART, termos de garantia, instrução de manutenção.

     

    https://www.sienge.com.br/blog/nbr-5674/


ID
2352526
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A atividade que é uma das atribuições do arquiteto e que consiste na apuração das causas de um determinado evento, na qual o profissional efetua trabalho técnico visando à emissão de conclusão fundamentada é chamada de

Alternativas
Comentários
  •  

    LAUDO é a peça na qual o perito, profissional habilitado, relata o que observou e dá suas conclusões ou avalia o valor de coisas ou direitos, fundamentadamente.

     

    PERÍCIA é a atividade que envolve a apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos

     

    AVALIAÇÃO é a atividade que envolve a determinação técnica do valor qualitativo ou monetário de um bem, de um direito ou de um empreendimento.

     

    ARBITRAMENTO é a atividade que envolve tomada de decisão ou posição entre alternativas, tecnicamente, controversas ou que decorrem de aspectos subjetivos.

     

    VISTORIA é a constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem, sem a indagação das causas que o motivaram.

  • GABARITO : E


ID
2514154
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a NBR-5.674:2012, que dispõe sobre a manutenção de edificações, na organização da gestão do sistema de manutenção, os diferentes tipos necessários de manutenção são:

Alternativas
Comentários
  • Rotineira, corretiva e preventiva


    Segundo NBR 5674/2012:

    a) manutenção rotineira, caracterizada por um fluxo constante de serviços, padronizados e cíclicos, citando-se, por exemplo, limpeza geral e lavagem de áreas comuns;
    b) manutenção corretiva, caracterizada por serviços que demandam ação ou intervenção imediata a fim de permitir a continuidade do uso dos sistemas, elementos ou componentes das edificações, ou evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e/ou patrimoniais aos seus usuários ou proprietários; e
    c) manutenção preventiva, caracterizada por serviços cuja realização seja programada com antecedência, priorizando as solicitações dos usuários, estimativas da durabilidade esperada dos sistemas, elementos ou componentes das edificações em uso, gravidade e urgência, e relatórios de verificações periódicas sobre o seu estado de degradação


ID
2514859
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MPE-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a ABNT NBR 14653, em um processo de avaliação de bens, caso a benfeitoria seja indispensável para conservar o bem ou evitar a sua deterioração, o engenheiro avaliador deve identificar tal como

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Benfeitoria conforme NBR 14653-1:

    benfeitoria: Resultado de obra ou servi o realizado num bem e que n o pode ser retirado sem destruição, fratura ou dano.

    benfeitoria necessária: Benfeitoria indispensável para conservar o bem ou evitar a sua deteriora o.

    benfeitoria útil: Benfeitoria que aumenta ou facilita o seu uso, embora dispensável.

    benfeitoria voluptuária: Benfeitoria que visa simples deleite ou recreio, sem aumentar o uso normal do bem.

  • norma NBR 14653 parte 1

    benfeitoria:resultado de obra ou serviço realizado em um bem e que não pode ser retirado sem destruição, fratura ou dano.

    benfeitoria necessária: indispensável para conservar o bem ou evitar a sua deterioração.

    benfeitoria útil: aumenta ou facilita seu uso, embora seja dispensável.

    benfeitoria voluptuária: visa o simples deleite ou recreio, sem aumentar o uso normal do bem.


ID
2514862
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MPE-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em engenharia de avaliações, bens como nome comercial, freguesia, patentes e marcas são definidos pela ABNT NBR 14653 como

Alternativas
Comentários
  • NBR 14653-1

    3.22 fundo de comércio: Bem intangível pertencente ao titular do negócio, decorrente do resultado de suas operações mercantis, composto entre outros de: nome comercial, freguesia, patentes e marcas.

  • 3.12 depreciação: Perda de valor de um bem, devido a modificações em seu estado ou qualidade, ocasionadas por:

    3.12.1 decrepitude: Desgaste de suas partes constitutivas, em conseqüência de seu envelhecimento natural, em condições normais de utilização e manutenção.

    3.12.2 deterioração: Desgaste de seus componentes em razão de uso ou manutenção inadequados.

    3.12.3 mutilação: Retirada de sistemas ou componentes originalmente existentes.

    3.12.4 obsoletismo: Superação tecnológica ou funcional.


    3.21 fruto: Resultado da exploração econômica de um bem.

    3.22 fundo de comércio: Bem intangível pertencente ao titular do negócio, decorrente do resultado de suas operações mercantis, composto entre outros de: nome comercial, freguesia, patentes e marcas.


    3.25 imóvel: Bem constituído de terreno e eventuais benfeitorias a ele incorporadas. Pode ser classificado como urbano ou rural, em função da sua localização, uso ou vocação.


ID
2514865
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MPE-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a ABNT NBR 14653, qual dos bens descritos a seguir pode ser considerado tangível?

Alternativas
Comentários
  • NBR 14653-1

    3.6.1 bem tangível: Bem identificado materialmente (por exemplo: imóveis, equipamentos, matérias-primas).


ID
2528134
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A vistoria é uma importante fase do processo avaliatório, que visa permitir ao profissional de avaliações conhecer da melhor maneira possível o imóvel avaliando e o contexto imobiliário a que pertence, daí resultando condições para a adequada orientação da coleta de dados. Devem ser ressaltados somente aspectos relevantes à formação do valor, tais como, caracterização


I. das expectativas de mercado.

II. do terreno do imóvel avaliando.

III. das benfeitorias.

IV. da região.

V. da precisão do método.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


ID
2645104
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito da Perícia Técnica, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) Errada. Abaixo, trecho retirado da NBR 13752/1996 – Perícias de engenharia na construção civil: (ABNT, 1996)

    4.1.7 Tipos de ocorrências que envolvem ou podem envolver perícias

    Podem ser:

    a) ações judiciais;

    b) ações administrativas;

    c) extrajudiciais.

    B) Errada. O pedido deve ser acompanhado de quesitos, ou seja, perguntas a serem respondidas pelo perito. Abaixo, trecho do Código de Ética Profissional e Disciplinar do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Republica Federativa do Brasil. (Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Republica Federativa do Brasil, 2010)

    C) Errada. O profissional responsável não pode proceder à intervenção sobre o objeto de seu trabalho.

    D) Certa

    E) Errada.

    Artigo 25º. O Perito, em Juízo ou fora dele, deverá:

    I. recusar sua indicação, desde que reconheça não se achar capacitado, em face de especialização, para bem desempenhar o encargo;

    II. evitar interpretações tendenciosas sobre a matéria que constitui objeto da perícia, mantendo absoluta independência moral e técnica na elaboração do respectivo laudo;

    III. abster-se de expender argumentos ou dar a conhecer sua convicção pessoal sobre os direitos de qualquer das partes interessadas, ou da justiça da causa em que estiver servindo como perito, mantendo seu laudo no âmbito técnico legal;

    IV. considerar com imparcialidade o pensamento exposto em laudo pericial submetido à sua apreciação;

    V. mencionar obrigatoriamente fatos que conheça e repute em condições de exercer efeito sobre peças objeto de seu laudo;

    VI. abster-se de dar parecer ou emitir opinião sem estar suficientemente informado e documentado;

    VII. assinalar enganos ou divergências que encontrar.

    (Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-fgv-camara-municipal-salvador-2018-cargo-arquiteto/)

  • Visto que muitos marcaram a letra E:

    E) é uma atividade estritamente técnica, em que o profissional deve-se abster das questões processuais.

    A perícia tem âmbito técnico e legal, por isso não se abstém das questões processuais.

    Instagram @dicasdearq


ID
2652961
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a NBR nº 13752/1996, existem diferentes tipos de perícias. Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • 3.45 Formal de partilha

    Título extraído dos autos de inventário, que menciona e discrimina os bens atribuídos ao herdeiro, transferindo- lhe o domínio do bem e a sua  posse, quando mansa e pacífica.

  • Gabarito: C (INCORRETA)

    -----

    NBR 13752 - Perícias de engenharia na construção civil

    3 Definições

    3.6 Arbitramento

    Atividade que envolve a tomada de decisão ou posição entre as alternativas tecnicamente controversas ou que decorrem de aspectos subjetivos.

    (...)

    3.10 Avaliação

    Atividade que envolve a determinação técnica do valor qualitativo ou monetário de um bem, de um direito ou de um empreendimento.

    (...)

    3.44 Exame

    Inspeção, por meio de perito, sobre pessoa, coisas, móveis e semoventes, para verificação de fatos ou circunstâncias que interessem à causa.

     

    3.45 Formal de partilha

    Título extraído dos autos de inventário, que menciona e discrimina os bens atribuídos ao herdeiro, transferindo-lhe o domínio do bem e a sua posse, quando mansa e pacífica.

    (...)

    3.77 Vistoria

    Constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem.


ID
2652964
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A depreciação constitui-se em um processo de desvalorização de determinados bens, seja por desgaste do uso ao longo de um dado recorte de tempo, seja por obsolescência de seu uso ou ainda por ação da natureza. A NBR nº 13752/1996 define diferentes tipos de depreciação, apontando suas definições. Analise os conteúdos a seguir e relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Decrepitude.

2. Deterioração.

3. Mutilação.

4. Obsolescência.

5. Desmontagem.


Coluna 2

( ) Depreciação de um bem devido à retirada de sistemas ou componentes originalmente existentes.

( ) Depreciação de um bem devido aos efeitos deletérios decorrentes dos trabalhos normais de desmontagem, necessários para a remoção do equipamento.

( ) Depreciação de um bem devido ao desgaste de seus componentes ou falhas de funcionamento de sistemas, em razão de uso ou manutenção inadequados.

( ) Depreciação de um bem devido à superação da tecnologia do equipamento ou sistema.

( ) Depreciação de um bem pela idade, no decorrer de sua vida útil, em consequência de sua utilização, desgaste e manutenção normais.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C)

  • Letra C

    (3) Depreciação de um bem devido à retirada de sistemas ou componentes originalmente existentes. Mutilação

    (5) Depreciação de um bem devido aos efeitos deletérios decorrentes dos trabalhos normais de desmontagem, necessários para a remoção do equipamento. Desmontagem

    (2) Depreciação de um bem devido ao desgaste de seus componentes ou falhas de funcionamento de sistemas, em razão de uso ou manutenção inadequados. Deterioração

    (4) Depreciação de um bem devido à superação da tecnologia do equipamento ou sistemaObsolescência

    (1) Depreciação de um bem pela idade, no decorrer de sua vida útil, em consequência de sua utilização, desgaste e manutenção normais. Decrepitude

  • Não é C, é B!


ID
3380407
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As instalações para atendimento das áreas de uso comum, em empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras, constituem uma unidade consumidora de responsabilidade:

Alternativas

ID
3516478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos métodos de avaliação dos imóveis urbanos, julgue o item a seguir.

Na avaliação de hotéis e centros de compras, deve ser utilizado o método evolutivo, e a taxa de desconto utilizada para a precificação do ativo deve ser fundamentada.

Alternativas
Comentários
  • NBR 14653

    Método da capitalização da renda

    Identifica o valor do bem, com base na capitalização presente na sua renda líquida prevista, considerando-se cenários viáveis.


ID
3516481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos métodos de avaliação dos imóveis urbanos, julgue o item a seguir.


O método involutivo deve ser utilizado nas avaliações de glebas quando não existirem dados amostrais de bens semelhantes.

Alternativas
Comentários
  • NBR 14653 - 1

    Método involutivo:

    Identifica o valor, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica, mediante hipotético empreendimento compatível com as características do bem e com as condições do mercado no qual está inserido, considerando-se cenários viáveis para execução e comercialização do produto.


ID
3516484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos métodos de avaliação dos imóveis urbanos, julgue o item a seguir.


Para a avaliação de lojas, deve-se utilizar, preferencialmente, o método de capitalização da renda a fim de determinar valores de mercado de venda ou de locação.

Alternativas
Comentários
  • NBR 14653 2019

    6.6 Escolha da metodologia

    A metodologia escolhida deve ser compatível com a natureza do bem avaliando, o objetivo e a finalidade da avaliação e os dados de mercado disponíveis. Para a identificação do valor de mercado, sempre que possível, preferir o método comparativo direto de dados de mercado, conforme definido em 7.2.1.


ID
3516487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos métodos de avaliação dos imóveis urbanos, julgue o item a seguir.

Em sua avaliação, o valor de mercado de um imóvel não inclui custos de transação, tais como despesas com escrituras e registro.

Alternativas

ID
3516490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos métodos de avaliação dos imóveis urbanos, julgue o item a seguir.

Em caso de venda compulsória de um imóvel urbano por meio de ações judiciais indenizatórias, o valor da indenização consiste no valor apurado na venda do imóvel.

Alternativas

ID
3516493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos métodos de avaliação dos imóveis urbanos, julgue o item a seguir.


De acordo com o método evolutivo de avaliação, o valor de mercado de um imóvel urbano é composto pelo valor do terreno acrescido do custo de reposição de benfeitorias e do fator de comercialização

Alternativas

ID
3516496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos procedimentos relacionados à vistoria e à avaliação de imóveis urbanos, julgue o seguinte item.

Na avaliação de um conjunto de unidades autônomas padronizadas, é permitida a vistoria interna por amostragem aleatória.

Alternativas

ID
3516499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos procedimentos relacionados à vistoria e à avaliação de imóveis urbanos, julgue o seguinte item.

Para fins de vistoria, é necessário que o avaliador verifique as características da região e do entorno do local do imóvel.

Alternativas

ID
3516502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos procedimentos relacionados à vistoria e à avaliação de imóveis urbanos, julgue o seguinte item.

Considere que a avaliação de um imóvel, ao qual é possível ter acesso, tenha sido realizada por análise do valor de mercado de imóveis na mesma edificação. Nessa situação, a avaliação é tecnicamente válida, mesmo que não tenha havido prévia vistoria do imóvel.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Errado

    Nessa situação, a avaliação é tecnicamente válida, mesmo que não tenha havido prévia vistoria do imóvel.

    7.3.1 Nenhuma avaliação poderá prescindir da vistoria.


ID
3516505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos procedimentos relacionados à vistoria e à avaliação de imóveis urbanos, julgue o seguinte item.

A avaliação de um imóvel não pode ser finalizada sem a definição do real valor do bem analisado

Alternativas
Comentários
  • NBR 13752:

    Avaliação: Determinação técnica do valor Qualitativo ou monetário de um bem, de um direito ou de um empreendimento.


ID
3516508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos procedimentos relacionados à vistoria e à avaliação de imóveis urbanos, julgue o seguinte item.

Caso haja divergência entre a área mensurada de um imóvel durante sua vistoria e a área indicada em sua documentação, a vistoria deverá ser encerrada sem emissão de laudo final.

Alternativas

ID
3618355
Banca
FEPESE
Órgão
UFFS
Ano
2009
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Como é denominado o item do laudo pericial onde o perito expõe os fatos que levam a conclusões técnicas?

Alternativas

ID
3645166
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A avaliação de bens, de seus frutos e direitos é uma análise técnica para identificar valores, custos ou indicadores de viabilidade econômica, para um determinado objetivo, finalidade e data, consideradas determinadas premissas, ressalvas e condições limitantes claramente explicitadas. Com base na NBR 14653-1 (avaliação de bens), assinale o método INCORRETO dentre os citados abaixo utilizados para identificar o valor de um bem:

Alternativas
Comentários
  • Método para identificar o custo de um bem - Método comparativo direto de custo


ID
3719347
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Amontada - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à avaliação de imóveis urbanos, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA. o motivo deve ser justificado.

    B) ERRADA. recomenda-se consultar as legislações municipal, estadual e federal.

    C) CORRETA

    D) ERRADA. se houver omissão no contrato, o engenheiro de avaliações deve definir o tamanho da amostra utilizando critérios estatísticos.  

    Fonte: Prof. Moema Machado - Estratégia Concursos

    Gabarito: C


ID
3752716
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito do laudo e do parecer técnico, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Parecer técnico consiste em ser um relatório circunstanciado, ou esclarecimento técnico emitido por um profissional legalmente habilitado pelos Conselhos de Engenharia, Arquitetura e Agronomia .

  • NBR 13.752/96

    3.59 Parecer técnico:

    Opinião, conselho ou esclarecimento técnico emitido por um profissional legalmente habilitado sobre assunto de sua especialidade.

    Incorreta: Letra C

    @arquitetamanuprado


ID
4196011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos métodos clássicos de levantamento para fins cadastrais, julgue o item seguinte.


No método de alinhamento, empregado principalmente em superfícies geométricas regulares, cria-se uma densa rede de sistemas lineares parciais, sendo que todas as medições correspondem aos comprimentos tomados com relação às linhas definidas pela rede de levantamento.

Alternativas

ID
5460856
Banca
Planexcon
Órgão
Prefeitura de Tatuí - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Leia com atenção as alternativas abaixo e indique qual delas não se trata de requisito do usuário em relação a habitabilidade do imóvel:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    NBR 15575: 7 Requisitos do usuário quanto à habitabilidade

    "Os requisitos dos usuários devem ser atendidos de forma a promover segurança, habitabilidade e sustentabilidade, tendo para cada um desses tópicos solicitações particulares e expressos pelos seguintes fatores:

    5.2. HABITABILIDADE - Estanqueidade - Desempenho térmico - Desempenho acústico - Desempenho lumínico - Saúde, higiene e qualidade do ar - Funcionalidade e acessibilidade - Conforto tátil e antropodinâmico"

    https://www.caubr.gov.br/wp-content/uploads/2015/09/2_guia_normas_final.pdf

  • NBR 15.575/2013

    Durabilidade, Manutenibilidade e Impacto Ambiental = Requisitos de Sustentabilidade

    Mnemônico: Manu dura ao Impacto (Créditos: Luccas Davi)

    Gabarito: B

    @arquitetamanuprado