SóProvas


ID
760633
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afrmativas sobre a camada de rede.

I. Um datagrama IP é encapsulado em um quadro para transmissão através de redes físicas que podem utilizar tecnologias diferentes.
II. O protocolo IP oferece um serviço do tipo best effort delivery e por isso não garante a entrega dos datagramas.
III. O endereço de destino contido no cabeçalho do datagrama IP não é alterado no processo de roteamento, diferentemente do endereço de destino do quadro que se altera a cada salto.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • III. O endereço de destino contido no cabeçalho do datagrama IP não é alterado no processo de roteamento, diferentemente do endereço de destino do quadro que se altera a cada salto.

    Acredito que ele esteja falando do endereço de origem.
  • Acredito que o endereço de destino do quadro (PDU da camada de enlace) endereço MAC. O endereço MAC é alterado a cada SALTO.
  • Pensei que a assertiva I estava errada, pois ao meu ver, o datagrama é encapsulado em um pacote na camada de rede e não em um quadro (frame). Estou errado?
  • Eduardo, as camadas do TCP/IP trabalham com os seguintes dados:
    5 - aplicação (mensagens)
    4 - transporte (segmentos)
    3 - rede (datagramas ou pacotes, tratam-se dos mesmos dados)
    2 - enlace (frames ou quadros)
  • Realmente, observa-se que há uma pegadinha nesse item I, pois há o risco do leitor ser induzido a interpretar que o encapsulamento em um quadro acontece na camada de rede. Se a leitura for feita com a devida cautela, é possível reparar que ele omite a atuação da camada de enlace quanto ao encapsulamento em um quadro. 

  • Questão estranha...

    Sobre a afirmativa III...

    Tudo bem que o endereço do datagrama IP não é alterado, mas o endereço de destino do quadro não é alterado em todos os saltos. 

    Por exemplo, roteadores são considerados saltos e mesmo assim não há alteração do quadro (estou pensando em MAC) entre roteadores.

  • Acredito que o item III está incorreto, pois o item fala de cabeçalho IP, e nessa cabeçalho os endereços que constam são os endereços lógicos de origem e de destino (IPs), que não são alterados a cada salto (hop), os endereços que são alterados a cada salto são os endereços físicos (MAC) na camada de enlace (cabeçalho Ethernet). 

  • Item III está correto sem sombra de dúvida. 

    Para um melhor entendimento dar uma estudada no Protocolo ARP- Address Resolution Protocol.  

    Segundo Tanenbaum ( pag. 292) , embora cada máquina na Internet tenha um ou mais endereços IP, estes não são suficientes para enviar pacotes. As placas de interface de rede, ou NICs( Network Interface Cards) da camada de enlace de dados, como as placas Ethernet, não entendem endereços da Internet. ....

  • Caí na 3 no "processo de roteamento". Pensei que no momento em que o roteador final mudasse o IP dele para o da máquina destino contaria como roteamento. Mas, pelo jeito, não conta.

  • A III está correta, pq a questão diz que: III. O endereço de destino contido no cabeçalho do datagrama IP não é alterado no processo de roteamento - Correto

     "diferentemente do endereço de destino do quadro que se altera a cada salto. " - nesse caso não seria o MAC de destino.

    O padrão em uma transmissão entre dois hosts distantes não seria alterar somente os MAC's de origem e destino, mantendo sempre o IP's.


  • best effort delivery constitui a entrega de pacotes sem qualquer garantia de confirmação ou qualidade de serviço com níveis de prioridade

  • Erro de grafia no ITEM 3.