SóProvas


ID
761659
Banca
FCC
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A visão sociológica permite a descrição da experiência individual humana e sua História conjunta. Ao longo da história, várias visões foram apresentadas, dentre as quais se destacam a de Zygmunt Bauman, na obra Modernidade Líquida e a de Pierre Bourdieu, na obra Poder Simbólico.

I. Para Bauman, a procrastinação, no mundo líquido da modernidade, é vista como uma posição ativa, tentativa de assumir o controle.

II. A escolha racional, na modernidade, significa buscar gratificações evitando consequências e particularmente responsabilidades, segundo Bauman.

III. Bauman, em sua obra, retrata com peculiaridade a negação ao consumo, na modernidade, que não se apresenta como um passatempo.

IV. Bourdieu observa que na reivindicação da autonomia do pensamento e ação jurídicos, afirma-se a constituição de teoria de pensamento totalmente liberto do peso social.

V. Segundo Bourdieu, o direito é a forma por excelência do poder simbólico de nomeação. Ele faz o mundo social, mas com a condição de não se esquecer de que ele é feito por este.


Estão corretas APENAS as afirmações

Alternativas
Comentários
  • I. CORRETA, para Zygmunt Bauman: "Como prática natural, a procrastinação surgiu com a modernidade. A mundança de tempo das coisas as afeta qualitativa e voluntariamente. O presente passa a ser avaliado não pelo que é, mas pelo que virá. O futuro qualifica o presente, sendo a procrastinação importante instrumento para conferir valor aos atos do presente (...)" (BAUMAN, A modernidade líquida). 

    II. CORRETA, para Zygmunt Bauman: "A escolha racional na era da instantaneidade significa buscar a gratificação evitando as consequências, e particularmente as responsabilidades que essas consequências podem implicar (....)"  (BAUMAN, A modernidade líquida). 

    III. INCORRETA, mas de redação estranha, uma vez que a frase é ambígua, para Zygmunt Bauman: " A vida organizada em torno do consumo, por outro lado, deve se bastar sem normas: ela é orientada pela sedução, por desejos sempre crescentes e quereres voláteis não mais por uma regulação normativa (...)" (BAUMAN, A modernidade líquida). 

    Para responder a assertiva bastaria saber estas três alternativas (supra). O único item restante seria a letra "d". Mas vamos continuar. 


    IV. CORRETA segundo o gabarito, mas, mais uma vez, a redação é um tanto confusa: Para Bourdieu dois são os clássicos modos de leitura do direito, as de cunho INTERNO: "voltadas à reivindicação da autonomia absoluta do pensamento e da ação jurídicos (vide teoria pura do direito)" e as leituras EXTERNAS: "em especial a posição marxista que assume o direito como 'instrumento' da burguesia ou 'aparelho' do Estado (...)". As duas estariam incompletas, daí o autor explica uma terceira forma de leitura do direito, relativamente indepente às pressões externas e etc. A forma como foi formulada a alternativa foi imprecisa, uma vez que não é possível saber se o examinador está cobrando a posição de BOURDIEU, ou se só está citando trecho da obra onde ele se manifesta sobre a LEITURA EXTERNA DO DIREITO. 

    V.  INCORRETA, segundo o gabarito oficial. Contudo, parece estar perfeitamente adequada ao texto de BOURDIEU: " O direito é, sem dúvida, a forma por excelência do poder simbólico de nomeação que cria as coisas nomeadas e, em particular, os grupos (...). Não é demais dizer que ele faz o mundo social, mas com a condição de se não esquecer que ele é feito por este". (BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Quinta ed. RJ: Bertrand Brasil, 2002. Fls. 238). 
  • anulada http://www.concursosfcc.com.br/concursos/dpepr111/edital_resultado_prova_objetiva.pdf
  • Questão anulada (Questão 98 da prova Tipo 01). Não foram publicados os motivos.