SóProvas


ID
762133
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma das características fundamentais de um processador com arquitetura CISC é que

Alternativas
Comentários
  • a) todas as instruções têm tamanho fixo e podem ser executadas em múltiplos ciclos de processamento. (Por possuir instruções complexas, o tamanho varia).

    b) possui instruções complexas que operam diretamente a memória para a carga ou armazenamento de valores. OK

    c) todas as instruções têm tamanho fixo e devem ser executadas em um único ciclo de processamento.  ( Tamanho variável e normalmente utiliza mais de um ciclo para executar uma instrução. Algo complexo exige mais.)

    d) as instruções possuem tamanho variável, porém todas devem ser executadas em um único ciclo de processamento. ( Normmalmente mais de um ciclo)

    e) o código fonte (assembly) tem a tendência de ser maior devido à complexidade das instruções. No RISC sim o codigo fica muito maior, afinal as instuções são muito simples. Por exemplo: Para realizar uma multiplicação, são necessárias varias linhas de código para realizar deslocamentos, somas, etc...até o resultado final da multiplicação. Já no CISC que possui instruções mais complexas no processador, com o minimo de linha de codigo fonte já é suficiente realizae uma multilicação.
  • Com relação ao ítem "e" entendo da seguinte forma:
    Atentar para o fato de a alternativa ter chamado o código fonte de "assembly". Bom se o programa foi escrito em um Assembly para uma máquina CISC, esse programa terá um código menor, se comparando com um programa assembly escrito para uma máquina RISC.
    As instruções CISC são complexas e "agrupam" diversas instruções simples.
    As instruções RISC já são simples, portanto o programa escrito para uma arquitetura RISC precisará de muito mais instruções para executar a mesma tarefa que um programa CISC.
  • Muito boa explicação Giovanni Chiaramonte Pereira !