SóProvas


ID
762223
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Um nível de maturidade consiste em práticas específicas e genéricas para uma área de processo, que podem levar a melhorias nos processos organizacionais. Na representação do CMMI por estágios, existem diversos níveis de maturidade. Em um desses níveis os processos são continuamente melhorados com base em um entendimento quantitativo das causas comuns de alterações de desempenho. A melhoria contínua é obtida com inovações e melhor uso de tecnologias. Objetivos quantitativos de melhoria de processos são estabelecidos, continuamente revisados de acordo com os negócios da organização e usados como critério no gerenciamento. Os efeitos da implantação da melhoria de processos são medidos e avaliados. A melhoria de processos é uma tarefa de todos, não apenas uma ordem específica dos níveis hierárquicos mais altos. Desta forma, é possível que seja criado um ciclo de melhoria contínua dos processos, evitando-se acomodação.

O nível de processo descrito acima é o

Alternativas
Comentários
  • a) Não existe nível 6 no CMMI
    b) Neste nível a preocupação do processo é com as métricas, analisar e avaliar o desempenho através de ciclos para comparar seys indicadores.
    c) Foco na padronização dos processos
    d) Resposta Correta
    e) Capacidade de gerenciar um ciclo de desenvolvimento

  • Frederico, seria interessante colocar também a referência para facilitar o aprendizado. Valeu.
  • Seguem os níveis de maturidade:
    Nível 1 – Inicial ou AD-HOC
    Processos são ad hoc e caóticos. A organização não fornece um ambiente estável para apoiar os processos. O sucesso depende do heroísmo e da competência de pessoas individualmente. Organizações neste nível se comprometem além de sua capacidade, abandonam o processo em momentos de crise e são incapazes de repetir os próprios sucessos.
    Nível 2 – Gerenciado
    Os processos são planejados e executados de acordo com uma política. Recursos adequados e pessoas experientes são envolvidos para produzir saídas controladas. Inclui medição, controle e revisão dos processos. Alcançado pelas metas específicas das áreas de processo de nível 2 e a meta genérica 2.
    Nível 3 – Definido
    Os processos são bem caracterizados e entendidos, e são descritos em padrões, procedimentos, ferramentas e métodos. No nível 2, cada projeto tinha seus padrões, procedimentos, etc. No nível 3 há um padrão da organização. Os projetos estabelecem seus processos adaptando este padrão. Alcançado pelas metas específicas das áreas de processos de nível 2 e 3 e metas genéricas 2 e 3.
    Nível 4 – Gerenciado Quantitativamente
    Objetivos quantitativos são estabelecidos para a qualidade e desempenho dos processos. Medições são feitas através de técnicas estatísticas e quantitativas, apenas para os subprocessos mais relevantes. Alcançado pelas metas específicas das áreas de processo de nível 2, 3 e 4 e metas genéricas 2 e 3.
    Nível 5 – Em Otimização
    Os processos são melhorados continuamente com base no entendimento quantitativo das causas comuns de variações inerentes aos processos. As melhorias são escolhidas e comparadas ao seu custo e impacto na organização. Alcançado pelas metas específicas das áreas de processo de nível 2, 3, 4 e 5 e metas genéricas 2 e 3.
    Alternativa: D
  • Só um comentário a respeito da questao: quando ele diz "Em um desses níveis os processos são continuamente melhorados.."fica claro que ele esta falando sobre o nivel 5, ja que esse é responsável pela melhoria contiua dos processos.