SóProvas


ID
762307
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação às reações orgânicas à substâncias diversas, analise as afirmativas a seguir.

I. A arritmia cardíaca pode ser causa de morte induzida pelos excitantes do sistema nervoso central, como a niquetamida e a anfetamina.

II. A perda da consciência e a amnésia são sintomas frequentemente observados após crise convulsiva provocada pelos excitantes do sistema nervoso central.

III. O aumento da atividade simpática (palpitação e hipertensão arterial) e os delírios são sinais e sintomas que acompanham a intoxicação pela cetamina.

IV. As altas doses de cetamina causam a perda da consciência, a analgesia e a depressão respiratória.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão traz alguns medicamentos (substâncias químicas) e suas possíveis reações no organismo, pedindo que se indique as afirmativas que são verdadeiras para assinalar a alternativa correta. O sistema nervoso central coordena diversas funções do organismo, e o sistema simpático estimula, enquanto o parassimpático inibe seu funcionamento. O sistema nervoso simpático é relacionado diretamente com a adrenalina, e é responsável por: dilatar a pupila, inibir a salivação, dilatar os brônquios, acelerar os batimentos, inibir o peristaltismo e relaxar a bexiga. O sistema nervoso parassimpático se relaciona com a acetilcolina e é responsável por contrair a pupila, estimular o fluxo salivar, contrair os brônquios, reduzir os batimentos, estimular o peristaltismo e contrair a bexiga. Os medicamentos (drogas) que agem no sistema nervoso central podem estimular algumas das funções nos organismos. A cetamina é uma droga anestésica utilizada tanto em anestesias humanas quanto veterinárias, agindo na regulação de glutamato (aminoácido) e estimulando conexões neurais em casos depressivos graves. Essa droga tornou-se popular entre jovens por causar efeitos alucinógenos, sintomas que se assemelham ao quadro de esquizofrenia. Algumas das reações adversas observadas são: aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, alucinação, confusão mental, delírio, depressão respiratória ou apneia (altas doses), e diversas reações psiquiátricas. A niquetamina é uma droga analéptica conhecida como estimulante respiratório do sistema nervoso central (SNC) agindo na regulação da frequência cardíaca, aumentando os movimentos respiratórios e reflexos do organismo. Pode causar efeitos adversos em doses altas como taquicardia, aumento da pressão arterial, espasmos e convulsões. A anfetamina é uma droga psicoestimulante do SNC, elevando níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina e podendo causar danos ao organismo. Ela provoca reações no SNC, como insônia, falta de apetite, aceleração dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, arritmia e entre outros sintomas de alerta que o sistema nervoso impulsiona. Causa grande dependência química e, em altas doses, pode provocar overdose que leva à psicose anfetamínica, necessitando de acompanhamento hospitalar. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Anfetaminas. Disponível em: site da UNIFESP. Acesso em dezembro de 2021; (Cetamina: aspectos gerais e relação com a esquizofrenia. 2005. Disponível em site do Scielo Brasil. Acesso em dezembro de 2021; Estimulação farmacológica da ventilação. Disponível em: site da UFRGS. Acesso em dezembro de 2021)

    Analisando as afirmativas:

    I. A arritmia cardíaca pode ser causa de morte induzida pelos excitantes do sistema nervoso central, como a niquetamida e a anfetamina. Os dois estimulantes do SNC causam arritmia, que em doses altas, podem levar à morte induzida. Verdadeira.

    II. A perda da consciência e a amnésia são sintomas frequentemente observados após crise convulsiva provocada pelos excitantes do sistema nervoso central. Esses dois são sintomas observados após uma crise de convulsão que pode ser provocada por drogas excitantes do SNC. Verdadeira.

    III. O aumento da atividade simpática (palpitação e hipertensão arterial) e os delírios são sinais e sintomas que acompanham a intoxicação pela cetamina.
    A cetamina age ativando o sistema nervoso simpático, que acende o alerta (adrenalina) e causam aumento dos batimentos e pressão arterial, além dos delírios provocados pela droga. Verdadeira.

    IV. As altas doses de cetamina causam a perda da consciência, a analgesia e a depressão respiratória.
    Em doses elevadas, essa droga pode causar esses sintomas, e como é uma droga anestésica, também pode causar analgesia. Verdadeira.

    Assinale:

    A) se somente a afirmativa I estiver correta. As afirmativas II, III e IV também são verdadeiras. Incorreta.

    B) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
    As afirmativas II e IV estão corretas, porém as afirmativas I e III também, elas não são falsas. Incorreta.

    C) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.
    As afirmativas I e II também são verdadeiras. Incorreta.

    D) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
    A afirmativa de número IV também é verdadeira. Incorreta.

    E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
    As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras sobre os medicamentos e reações orgânicas. CORRETA.


    Gabarito do professor: E.