SóProvas


ID
762397
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito de exames toxicológicos, analise as afirmativas a seguir.

I. Álcool e drogas de abuso fazem parte da maioria das requisições de exames toxicológicos.

II. Concentrações letais de intoxicação pelo álcool não deixa sinais macroscópicos significativos no tecido cerebral.

III. No exame post-mortem de suspeito de intoxicação crônica pelo álcool etílico, os órgãos de escolha para exame são: estômago, fígado e coração.

IV. Principais sinais psiquiátricos observados nos indivíduos com dependência ao álcool etílico são: delirium tremens, alucinações e demência.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A respeito de exames toxicológicos, podemos julgar as afirmativas que a questão oferece. Todas as alternativas estão corretas, pois o álcool e as drogas são a maioria das requisições dos exames toxicológicos, incluindo também, os produtos químicos. O abuso do álcool não apresenta sinais significativos no tecido cerebral, diferente de outros tipos de drogas de abuso que podem danificar o tecido neural. Em caso de exame pós-morte, os tecido que são investigados normalmente são os tecidos estomacais, fígado e coração que são os órgãos mais afetados nesse tipo de intoxicação, além de sinais psiquiátricos, como delírios, alucinações e demência.

    Alternativa correta: E


  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas

  • Achei que delirium tremens não fosse um sinal psiquiátrico 

  • A causa do delirium tremens não tem nada de psiquiátrica. O uso crônico do alcool leva a uma diminuição da atividade dos receptores GABA atravez de internalização. Isso induz a perda de controle inibitório, fazendo com que neurotransmissores excitatórios como Dapamina, Noradrenalina e Serotonina sem regulação pela atividade inibitória Gabaérgica. O alcool também age inibindo em receptores NMDA do glutamato, cessando a inibição, o glutamato os ativará livremente, gerando excitação.