SóProvas


ID
762442
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Arsênio inorgânico é um composto de alta toxicidade biológica capaz de causar morte humana.

Em relação a esta substância, analise as afirmativas a seguir.

I. A meia-vida do arsênio inorgânico no organismo humano varia de 7 a 12 dias.

II. Os principais órgãos de depósito do arsênio inorgânico são fígado, rins, pulmões e ossos.

III. O procedimento analítico para isolamento do arsênio inorgânico de material biológico deve ser feito diretamente do material úmido.

IV. O método de análise do arsênio inorgânico é fundamentado na geração de hidretos (FI-HG) e no uso de Expectômetro de Absorção Atômica (EAA).

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O arsênio é um elemento tóxico semelhante aos metais presentes em algumas rochas da crosta terrestre. Em função de algumas atividades humanas sobre essas rochas, como a mineração, o arsênio se desprende para diversos compartimentos ambientais, onde é absorvido por micro-organismos, plantas e animais. Após a absorção no organismo humano, o tempo de meia-vida pode variar entre 2 e 30 horas. As maiores deposições do arsênio são nos rins, fígado, pele, pulmões e ossos. A espectrofotometria de absorção atômica com geração de hidretos é uma das melhores técnicas disponíveis para a análise do arsênio em material biológico. O procedimento a ser seguido para tratamento da amostra antes da analise é efetuar uma digestão, podendo ser úmida ou seca, em sistema aberto ou fechado.
     
    Alternativa correta: B
  • Gabarito letra B.

    A meia-vida do arsênico inorgânico no corpo humano é de aproximadamente 10 horas e não de 7 a 12 dias.

  • Em relação ao item III:

    A análise não deve ser feita por via úmida, ela pode ser feita por via úmida. Há outras formas de análise que podem ser feitas neste caso, como espectrometria de absorção atômica, de massas, HPLC, etc.