SóProvas


ID
762922
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Wong, a presença de fleo meconial, deficiência de vitaminas lipossolúveis, baqueteamento dos dedos das mãos e dos pés, tosse paroxística associada à evacuações soltas e liquefeitas são manifestações clínicas da

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta, letra B

    Fibrose Cística, também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença genética autossómica (não ligada ao cromossoma x) recessiva (que são necessários para se manifestar mutações nos 2 cromossomas do par afectado) causada por um distúrbio nas secreções de algumas glândulas, nomeadamente as glândulas exócrinas (glândulas produtoras de muco).
    O cromossoma afectado é o cromossoma 7, sendo este responsável pela produção de uma proteína que vai regular a passagem de cloro e de sódio pelas membranas celulares.

    Nos pulmões, as secreções acabam por obstruir a passagem de ar, retendo bactérias, o que pode conduzir ao aparecimento de infecções respiratórias.
    No trato gastrointestinal, a falta de secreções adequadas compromete o processo digestivo, levando a uma má função intestinal devido a uma insufeciência pancreática. As secreções no pâncreas e nas glândulas dos intestinos são tão espessas e por vezes sólidas, que acabam por obstruir completamente a glândula.

  • O íleo meconial com frequência é um sinal precoce de . Fibrose cística faz com que as secreções intestinais sejam excepcionalmente espessas e pegajosas e elas aderem ao revestimento do intestino, causando obstrução do intestino delgado. Essas secreções intestinais excepcionalmente pegajosas são a primeira indicação da doença em 10 a 20% das crianças com fibrose cística. O recém-nascido com íleo meconial quase sempre desenvolve outros sintomas de fibrose cística no futuro.  é semelhante ao íleo meconial, exceto que o bloqueio por mecônio acontece no intestino grosso e não é causado por uma fibrose cística.