SóProvas


ID
763717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relativos a gestão de processos, gestão por competências e gestão estratégica.

Gestão estratégica compreende o modo de gerir uma organização com foco em resultados tangíveis, muito bem estruturados e predeterminados. Na prática, é planejar estrategicamente os passos da organização, definindo metas e objetivos, antevendo de certa forma o futuro, de modo a se prevenir e poder aplicar o quanto antes as ações corretivas necessárias.

Alternativas
Comentários
  • certo! G.estrategica tem seus resultados obtidos a longo prazo, onde serão planejados a missao, objetivo em conjunto com a visao da empresa. usualmente, ela adere ao estilo prospectivos, onde são visualizados varias probabilidades de "futuros", diminuindo, assim, o grau de erros.
  • Administração estratégicaé uma administração do futuro que, de forma estruturada, sistêmica e intuitiva, consolida um conjunto de princípios, normas e funções para alavancar harmoniosamente o processo de planejamento da situação futura desejada da empresa como um todo e seu posterior controle perante os fatores ambientais, bem como a organização e direção dos recursos empresariais de forma otimizada com a realidade ambiental, com a maximização das relações interpessoais. [OLIVEIRA, 1997:28].
  • GESTÃO ESTRATÉGICA é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e a ação sistemática e continuada,a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação.
    Passos para a gestão estratégica:
    1º. Diagnóstico estratégico
    2º. Verificação 
    3º. Seleção das prioridades (direcionamento estratégico)
  • Olá,

    Achei que a segunda parte do enunciado fez uma mistura de conceiros referente ao Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica, sendo que não são a mesma coisa.

    Entendo que a diferença entre Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica, é que o primeiro realmente define os "passos", objetivos e metas, enquanto a Gestão Estratégica seria o acompanhamento da implementação daquilo que foi definido no Planejamento Estratégico, devendo ser vista mais pelo aspecto de mensuração, avaliação e até mesmo de mudança estratégica se necessário.

    Enfim, fica aqui minha reflexão.

    Abraços!
  • A minha dúvida foi quanto ao termo "tangível".
    Eles usaram a palavra como sinônimo de "alcançável"... isso pode confundir em uma prova. Ainda mais CESPE, que acabamos procurando pêlo em ovo!
  • Dentro da Gestão Estratégica existem vários passos. Inicialmente é realizado um Diagnóstico Estratégico, onde são realizados os levantamentos das situações atuais da empresa, buscando assim avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes dentro da instituição, bem como se estão oferecendo os resultados esperados. Dentro do Diagnóstico Estratégico, são levantadas informações como a competitividade da empresa, o portifólio de produtos, ações de mudanças, vulnerabilidade às ameaças existentes, quantidade de recursos estratégicos disponíveis e projetos futuros.
  • Muitos autores resumem a gestão estratégica com a frase:

    “colocar em prática o plano estratégico”
     
    Há uma diferença entre Gestão Estratégica e Planejamento Estratégico. O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Já a Gestão Estratégica é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a
    fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação. Como o próprio nome diz, é uma forma de gerir toda uma organização, com foco em ações estratégicas em todas as áreas.

    Segundo Enrique Saraiva:
    A gestão estratégica ocupou o lugar do planejamento estratégico. Este só faz sentido quando se limita a indicar metas, meios e estratégias genéricas e a preparar a organização para superar as situações diversas e inesperadas que ela poderá encontrar.
     
    O planejamento estratégico representou um grande avanço sobre a planificação organizacional clássica na medida em que agregou a preocupação com as dimensões ambientas. No entanto, só tem utilidade prática quando fornece às organizações uma metodologia de ação que lhes permite reagir imediatamente aos riscos e oportunidades gerados pelas mudanças.
    Entende-se gestão estratégica como um processo integrado de ações que permite:
    ???? a identificação de objetivos político-estratégicos;
    ???? a antevisão dos prováveis cenários futuros;
    ???? a elaboração das mais adequadas soluções estratégicas para sua conquista;
    ???? o permanente monitoramento do ambiente, que envolve a conquista desses
    objetivos; e
    ???? a coordenação, no nível estratégico, de todo esse processo.

    FONTE: PONTO DOS CONCURSOS
    PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS