SóProvas


ID
763735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação ao lote econômico, suas fórmulas e resultados, julgue os itens subseqüentes.

A adoção do lote econômico objetiva alcançar custos mínimos admitindo que os recursos financeiros são ilimitados, o que não ocorre na realidade.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito está como errado.....mas não concordo....
    Como assim recursos financeiros são ilimitados???????


  • Lote econômico é a abordagem mais comum para decidir quanto de um particular item pedir, quando o estoque precisa de reabastecimento.Essencialmente, essa abordagem tenta encontrar o melhor equilíbrio entre as vantagens e desvantagens de manter o estoque.    
  • Heloisa, a questão diz "...admitindo que os recursos financeiros são ilimitados, o que não ocorre na realidade"

    Isso acontece com todo mundo! Leia a questão novamente que você vai entender! :)
  • Ítem CORRETO
    Lote economico é o estabelicimento de valor de uma compra de mercadorias, que seja mais vantajoso para a empresa compradora, levando em consideração: o volume, prazo, custo, despesa de transporte, despesas de armazenagem, despesa de manutenção de estoque, etc
    O lote economico é o pedido mínimo que voce pode fazer de uma determinada matéria prima.
     

  • O grande detalhe da questão esta no fato de você não ter que considerar a capacidade financeira da empresa para calcular o valor do lote e apenas o consumo de um período, custo para pedir e custo para armazenar. Por isso a questão coloca que se considera os recursos ilimitados.
  • É maldade da banca... mas a questão esta correta!
    O lote econômico é encontrado pela fórmula: RAIZ QUADRADA DE ((2 X D X CP)/Ce)
    D = DEMANDA
    CP = CUSTO DO PREPARAR O PEDIDO
    Ce = CUSTO DE CARREGAR O ESTOQUE

    Como a fórmula não restringe os recursos financeiros, ela admite que são ilimitados ... melhor dizendo, mesmo que a fórmula indique um lote gigantesco de compra, impráticável na vida real, é esse o objetivo da fórmula... o que não ocorre na vida real, pois dependendo do tamanho do lote, o fornecedor pode não querer entregar!!!
     

  • Para saber quanto comprar utiliza-se o que chamado Lote Econômico de Compra (LEC). O LEC é a quantidade a ser comprada que vai minimizar os custos de estocagem e de aquisição.
    Para calcular o LEC devemos calcular o Custo Total pela fórmula CT = CA + CP,  em que CA é o custo de armazenagem e CP é o custo de fazer o pedido. A curva do custo total é representada pelo gráfico a seguir.
  • Recursos financeiros ILIMITADOS???
    O que não ocorre na realidade????
    Não entendi. Pra mim o gabarito é errado.
  • O lote econômico, como dito acima, refere-se a um "modelo economico de compra", a fim de economizar dinheiro com estocagem e com produtos em exesso. Na formula de calculo do lote economico, temos que se aplica somente a matematica, pois trata de um calculo "teorico"e, nesse calculo teorico, a principio, poderia ter qualquer valor financeiro aplicado à formula. Essa formula se preocupa com o financeiro ao ponto de considera-lo ilimitado, porem, contudo, entretanto, todavia, sabemos bem que na realidade isso nao se aplica, pois as empresas possuem um financeiro definido em suas contas bancarias. Ou seja, a formula permite aplicaçoes ilimitadas em seu calculo, porem, devemos estar ciente que na realidade aplicaremos apenas ate o limite do nosso patrimonio.
    Bons Estudos !
  • Ok Cespe, nessa vc venceu, jogada de mestre viu ¬¬
  • GABARITO: CERTO

    Agora sim a CESPE mostra os dentes :P

    Dê uma olhadinha na fórmula do Lote Econômico de Compra: LEC2 = 2.D. P/C
    Sendo que:
    LEC = Lote Econômico de Compra
    D = demanda no período (em unidades)
    P = custo unitário do pedido
    C = custo unitário de armazenagem

    Assumindo, por exemplo, que o custo unitário de armazenagem assuma um valor mínimo (muito próximo de zero) e que o custo unitário do pedido seja de valor expressivo, isto fará com que LEC seja monstruoso, de maneira que nem a raiz quadrada dele consiga fazer o número diminuir a níveis aceitáveis.

    Só que, pela construção da fórmula, não há valores máximos a serem assumidos por LEC, ainda que a empresa não disponha daqueles recursos, a fórmula não dá a mínima pra isso.

    Por isso, uma das premissas da fórmula é a de que os recursos financeiros são ilimitados, podendo LEC assumir qualquer valor, mesmo que a empresa não tenha como incorrer naquele gasto.

    ITEM CERTO
  • nao entendi nada.... essa eu pulo..aff ou decoro ne

  • Senti cheiro de enxofre e metano nesta questão. Fui refazer. Errei. 

  • Não entendi nada, mas ok. Vlw, flw.

  • Questão doida, eu heim!

  • Cópia do livro do Dias. Fatores que necessitam ser observados no uso das fórmulas do LEC: " Ela procura os custos mínimos, admitindo que os recursos financeiros são ilimitados, o que não ocorre na realidade"

    DIAS. pag:103. 5º edição

  •                ESSA EU DEIXAVA EM BRANCO

  • ô escrita ridícula