SóProvas


ID
763738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação ao lote econômico, suas fórmulas e resultados, julgue os itens subseqüentes.

Tendo em vista os parâmetros que são considerados na determinação do lote econômico de compra, não existem situações práticas em que a quantidade de material determinada por esse lote seja de um tamanho que cause problema de espaço físico de armazenamento.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    O LEC considera em seu cáculo: a demanda, o custo por pedido e custo unitário de estocagem, porém não analisa o volume e a área que esse lote ocupará.


  • RESTRIÇÕES AO LOTE ECONÔMICO

    1. Espaço de Armazenagem - uma empresa que passa a adotar o método em seus estoques, pode deparar-se com o problema de falta de espaço, pois, às vezes, os lotes de compra recomendados pelo sistema não coincidem com a capacidade de armazenagem do almoxarifado

  • O Lote Econômico de Compras - LEC é o equilíbrio econômico entre ocusto de posse (manutenção dos estoques) e o custo de aquisições (obtençãode material).Assim, podemos afirmar que o LEC corresponde à quantidade do pedidode reposição que minimiza a soma dos custos de manutenção de estoques e deemissão e colocação de pedidos.O LEC é a quantidade ideal de material a ser adquirida em cadaoperação de reposição de estoque, onde o custo total de aquisição, bem comoos respectivos custos de estocagem são mínimos para o período considerado.ponto dos concursos
  • "Podem ocorrer situações práticas em que a quantidade de material determinada pelo lote econômico de compra seja de um tamanho tal que cause problema de espaço físico para armazenamento, ou seja, o lote econômico não leva em consideração espaço disponível de armazenagem". 

    Fonte: Administração de materiais: uma abordagem logística. Marco Aurélio P. Dias. pág. 104

    Questão ERRADA!

  • GABARITO: ERRADO

    Lote econômico é o estabelecimento de valor de uma compra de mercadorias, que seja mais vantajoso para a empresa compradora, levando em consideração: volume, prazo, custo, despesas de transporte, despesas de armazenagem, despesas de manutenção de estoque etc.

    Após a análise dos custos de armazenagem e pedido podemos definir a quantidade mais econômica de compra para um determinado material/produto/matéria prima.

    FONTE: PORTALEDUCAÇÃO.COM.BR